Revista M&T - Ed.234 - Junho 2019
Voltar
Momento BW

Desenvolvimento responsável

Apostando na multidisciplinaridade, evento busca conscientizar a sociedade da necessidade inadiável de se adotar práticas mais sustentáveis nas atividades produtivas

No dia 15 de maio, a Sobratema reuniu profissionais e empresários de companhias de reconhecida atuação em atividades de sustentabilidade ambiental, além de representantes de entidades setoriais e jornalistas, para apresentar detalhes sobre a realização da BW Expo e Summit 2019 – 3ª Biosphere World, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

O evento contou com a presença do engenheiro civil Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que ressaltou a importância do evento para a multiplicação do conhecimento e a difusão de experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental no país. “Todos nós já produzimos muita coisa, mas também houve muita irresponsabilidade no passado, pois não havia preocupação em preservar o meio ambiente, trazendo consequências que podem ser vistas nos dias atuais&rd


No dia 15 de maio, a Sobratema reuniu profissionais e empresários de companhias de reconhecida atuação em atividades de sustentabilidade ambiental, além de representantes de entidades setoriais e jornalistas, para apresentar detalhes sobre a realização da BW Expo e Summit 2019 – 3ª Biosphere World, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

O evento contou com a presença do engenheiro civil Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que ressaltou a importância do evento para a multiplicação do conhecimento e a difusão de experiências bem-sucedidas para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental no país. “Todos nós já produzimos muita coisa, mas também houve muita irresponsabilidade no passado, pois não havia preocupação em preservar o meio ambiente, trazendo consequências que podem ser vistas nos dias atuais”, disse. “Assim, nossa preocupação é que haja uma conscientização e uma reflexão por parte de todos os profissionais sobre qual mundo vamos deixar para as futuras gerações.”

Segundo o secretário, a promoção de uma feira dinâmica como a BW Expo põe a questão em evidência, abrindo espaço para a apresentação de casese experiências de sucesso, além da geração de conhecimento. “Isso é fundamental”, disse Penido.

PARTICIPAÇÃO
Atualmente, já há uma postura de maior cobrança em relação às questões ligadas à recuperação e conservação do meio ambiente, no sentido de diminuir a pegada ambiental por parte das pessoas, empresas e sociedade. No entanto, muitas vezes não há um direcionamento adequado de como iniciar essa trajetória.

Daí a importância dos cases que serão apresentados no evento, pois mostram o que de fato funciona e como isso pode ser feito. “É fantástico pensar que a feira vai além de visitação a estandes estáticos, uma vez que o case de sucesso dá a chance de participar e sentir como a ideia, o esforço e o investimento podem dar certo, porque é possível ver o resultado e levar aquela experiência para uma empresa e um estabelecimento comercial”, avaliou Penido. “E, na medida em que se repetem, essas experiências se aperfeiçoam, vão sendo inseridas as características próprias de cada companhia e, assim, as ações vão se multiplicando. O case, então, tem o condão de ensinar, de conscientizar e de propagar, atuando como um agente promotor das ações que realmente funcionam para a preservação do meio ambiente.”

Durante o encontro, o secretário inclusive pleiteou um espaço para a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo levar seus próprios cases de sucesso. “Temos feitos muitas ações em nossa pauta, que precisamos mostrar e falar a respeito”, acrescentou.

De acordo com Penido, uma característica importante da BW Expo é o viés de aliar a tecnologia à sustentabilidade ambiental. “Antigamente, havia uma divisão entre tecnologia e meio ambiente, pois se entendia que eram antagonistas, sendo a tecnologia potencialmente nociva ao meio ambiente por gerar impactos negativos”, ponderou. “Hoje, há uma maior conscientização de que os dois precisam trabalhar unidos, com um desenvolvimento mais sustentável da tecnologia, sem degradar ou destruir.”

O secretário ressaltou que o meio ambiente precisa ser pensado de um modo mais abrangente e inclusivo, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. “Isso implica mais qualidade do ar, da terra e da água, o que passa por uma melhor gestão de resíduos, entre outras ações”, ressaltou. “Assim, vivemos um encontro no qual a tecnologia e meio ambiente passam a caminhar juntos.”

DISSEMINAÇÃO

Único evento multidisciplinar do mercado brasileiro direcionado exclusivamente às tecnologias voltadas para a sustentabilidade do meio ambiente, a BW Expo e Summit 2019 põe em relevo questões práticas e, ao mesmo tempo, reúne uma ampla cadeia do setor industrial e de serviços.

Nesse sentido, a multidisciplinaridade constitui um dos diferenciais mais atrativos do evento. “É importante contar com essa intercomunicação entre os setores, trocando experiências e agregando novas ideias que possam ser usadas em nossa realidade de mercado”, destacou André da Vinha Mozaner, gerente de pricing da Corpus Saneamento e Obras.

Já Rafael Nodari, consultor comercial da Anubz – empresa de desenvolvimento de tecnologias verdes e gestão de ativos ambientais – comentou que há temas relacionados à sustentabilidade ambiental que ainda não são tão conhecidos no Brasil, como o marketing verde, por exemplo, que preconiza a criação e disseminação de produtos que tragam benefícios ambientais. “Nesse aspecto, o evento reúne diferentes players e formadores de opinião que podem levar esses conceitos para todo o país”, finalizou.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E