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Revista M&T - Ed.83 - Jun/Jul 2004
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NOTAS

Curso de qualificação de engenheiros no SICEPOT-RS

Pelo quarto ano consecutivo, o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Rio Grande do Sul (Sicepot) realiza o curso de especialização de engenheiros civis. Com foco voltado ao aumento da qualificação profissional, o curso se destaca por ministrar conhecimentos de diferentes áreas, tornando possível o contato com empresas privadas (empreiteiras e consultorias), órgãos públicos e meio acadêmico.

“Procuramos, através de nossos treinamentos, promover a cultura do aprendizado, para que cada vez mais tenhamos profissionais bem preparados para desempenhar funções mais completas, que vão além da tecnicidade, passando pelo planejamento e pela gestão de uma obra”, explica Nilto Scapin, diretor de expansão do Sicepot.

Em 2004, o objetivo do curso é atualizar as informações que os engenheiros da área rodoviária acumulam em termos de estudos de projetos, métodos construtivos, controle tecnológico, tecnologia do concreto e obras especiais.

No que diz respeito aos projetos, noções de práticas saudáveis ao meio ambiente serão transmitidas por especialistas no tema. Além disso, os engenheiros poderão se atualizar em relação à topografia, estudos geotécnicos, projeto de pavimentação e intersecções, drenagem, sinalização e obras complementares. Quanto aos métodos construtivos, serão abordadas técnicas de produção de agregados, misturas, entre outras, bem como controle e custos de produção. Também haverá um módulo especificamente direcionado à tecnologia do concreto.

Além do curso de engenheiros, o Sicepot promove a segunda edição do curso de encarregados e, também, treinamentos de motivação, de preparação para gest


Pelo quarto ano consecutivo, o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem do Rio Grande do Sul (Sicepot) realiza o curso de especialização de engenheiros civis. Com foco voltado ao aumento da qualificação profissional, o curso se destaca por ministrar conhecimentos de diferentes áreas, tornando possível o contato com empresas privadas (empreiteiras e consultorias), órgãos públicos e meio acadêmico.

“Procuramos, através de nossos treinamentos, promover a cultura do aprendizado, para que cada vez mais tenhamos profissionais bem preparados para desempenhar funções mais completas, que vão além da tecnicidade, passando pelo planejamento e pela gestão de uma obra”, explica Nilto Scapin, diretor de expansão do Sicepot.

Em 2004, o objetivo do curso é atualizar as informações que os engenheiros da área rodoviária acumulam em termos de estudos de projetos, métodos construtivos, controle tecnológico, tecnologia do concreto e obras especiais.

No que diz respeito aos projetos, noções de práticas saudáveis ao meio ambiente serão transmitidas por especialistas no tema. Além disso, os engenheiros poderão se atualizar em relação à topografia, estudos geotécnicos, projeto de pavimentação e intersecções, drenagem, sinalização e obras complementares. Quanto aos métodos construtivos, serão abordadas técnicas de produção de agregados, misturas, entre outras, bem como controle e custos de produção. Também haverá um módulo especificamente direcionado à tecnologia do concreto.

Além do curso de engenheiros, o Sicepot promove a segunda edição do curso de encarregados e, também, treinamentos de motivação, de preparação para gestão da qualidade e outros cursos operacionais. Um diferencial especialmente preparado para este ano é o treinamento para aplicação da norma ISO 9000, que será exigida, em breve, das empreiteiras cuja intenção é participar de licitações públicas nos níveis municipal, estadual e federal. Geralmente, eles começam em março e vão até novembro. No ano passado, a entidade realizou ao todo 15 eventos, entre cursos e palestras, somando 504horas/ aula e reunindo 437 participantes de 104 empresas e órgãos públicos.

CATERPILLAR BRASIL ANUNCIA AUMENTO DE EXPORTAÇÕES

William Rohner, presidente da Caterpillar Brasil, anunciou recentemente os resultados em exportações no primeiro quadrimestre do ano: US$ 288 milhões ou R$ 684 milhões, um aumento de 138% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a empresa saltou da 30a colocação para a 13a posição, no ranking das maiores exportadoras do Brasil. Para fazer frente à demanda externa, a Caterpillar Brasil precisou contratar, em quatro meses, 1.100 trabalhadores, elevando seu quadro para 3.700 funcionários. A expectativa é de superar os US$ 357 milhões exportados em 2003 e o faturamento total de US$ 550 milhões. Hoje, a Caterpillar Brasil exporta para 120 países: à América do Norte seguem 30% da produção, outros 30% para a América Latina (exceto Brasil) e 15% para Europa e Ásia. O Brasil fica com 25% das unidades fabricadas em Piracicaba.

Na avaliação de William Rohner, dois segmentos estão alavancando a demanda por equipamentos, no mundo de mineração e o de construção pesada. No de mineração, a causa é o aumento do preço das matérias-primas produzidas (minério de ferro, níquel, zinco, bauxita, cobre e ouro), que puxa o aumento do uso de máquinas, numa reação em cadeia. No de construção pesada, o forte aquecimento do mercado norte-americano direciona o crescimento de outras economias, especialmente as latino-americanas. Com relação ao mercado interno, ele entende que está estabilizado. “O ano de 2002 foi bom, em 2003 o mercado caiu e este ano estamos trabalhando para recuperar- as perdas”, resume.

RANDON COMEMORA MARCA HISTÓRICA NA VENDA DE IMPLEMENTOS

Detentora de 42% do mercado brasileiro de reboques e semirreboques, a Randon Implementos entregou recentemente a unidade número 180 mil da linha de máquinas pesadas para o segmento rodoviário.
Produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS), o equipamento que acabou representando a marca das 180 mil unidades vendidas pela Randon foi um bitrem graneleiro — composição de dois semirreboques acoplados entre si, destinado ao transporte de grãos.

A venda foi feita para a Transporte do Oeste, cujo presidente, Leonir Barbosa, recebeu do presidente das Empresas Randon, Raul Randon, uma placa alusiva ao evento. Atualmente, a média mensal de produção da Randon Implementos é de 1,2 mil unidades, devendo a empresa chegar até o final do ano a 14 mil implementos fabricados.

A divisão montadora das Empresas Randon, formada por Randon Implementos e Randon Veículos respondeu, em 2003, por 45% da receita bruta do conglomerado, que atua ainda nos segmentos de autopeças, sistemas automotivos e serviços. Com 55 anos de atividades, a Randon Implementos deu origem às demais empresas do grupo e consolidou-se como uma das mais importantes fabricantes de implementos rodoviários da América Latina.

Operando com as plantas de Caxias do Sul e Guarulhos (SP), no Brasil, e mais uma fábrica em Alvear, Argentina, a Randon encerrou o último ano entre os cinco maiores fabricantes mundiais do setor.

ENGENHARIA SANITÁRIA É DESTAQUE NA FENASAN EM SÃO PAULO

Entre os dias 30 de agosto e Io de setembro acontecerá, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, a Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento (Fenasan 2004), que reúne empresas de engenharia sanitária, construtoras especializadas e fornecedores de equipamentos para a respectiva área.

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESABESP), a Fenasan já tem confirmada a presença de 100 expositores para este ano, entre os quais estão BBL Engenharia, Sanit Engenharia e Serviços, Saint-Gobain Canalização, etc. As inscrições para evento podem ser feitas através do site www.aesabesp.com.br ou pelo telefone (11) 4607-9259, com a equipe da Technical Fairs.

SCANIA REÚNE ÁREAS COMERCIAIS DE ÔNIBUS E CAMINHÕES NO BRASIL

Com intuito de dar mais agilidade às operações de vendas no país, a Scania integrou em um único departamento as áreas comerciais de caminhões e ônibus. Dessa forma, a coordenação do novo negócio ficará a cargo de Emerson José Bulhões Camargo, nomeado diretor de Vendas de Veículos. Camargo é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com curso de especialização Cross Function Management pela Universidade de Tóquio, no Japão. Antes de entrar para a Scania, trabalhou na Delphi por cinco anos, como diretor de Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

O novo diretor de vendas se reportará a Christopher Podgorski, diretor geral da Unidade de Vendas e Serviços da Scania no Brasil. Também passam a responder à área comercial de Veículos Roberto Leoncini (Vendas de Caminhões) e Wilson Pereira (Vendas de Ônibus).

A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Com mais de 29 mil funcionários, possui operações industriais na Europa e na América Latina. Em 2003, suas receitas somaram cerca de US$ 7 bilhões. Sua atuação estende-se por mais de 100 mercados e cerca de 95% de suas vendas ocorrem fora da Suécia, seu país de origem.

LIEBHERR INICIA PRODUÇÃO DE ESCAVADEIRAS NA CHINA

No último dia 2 de julho, a Liebherr inaugurou uma nova fábrica de escavadeiras hidráulicas, em Dalian, China. Com a presença de autoridades da província litorânea de Liaoning, foi dado o startup na planta que ocupa 19 mil m2 de área construída, em um terreno de 90 mil m2.

A nova fábrica irá abastecer o mercado chinês e será a segunda implantada pela Liebherr naquele país. A companhia de origem alemã detém outras 25 fábricas no mundo, entre as quais encontram-se as áreas de equipamentos para construção pesada e mineração.

Dentre os principais equipamentos produzidos pela Liebherr estão gruas, guindastes, caminhões fora-de-estrada, carregadeiras de rodas, carregadeiras de esteiras, entre outras máquinas.

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