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Revista M&T - Ed.1 - Jul/Ago 1989
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MOTORES

Cuidados e Manutenção com Motor Diesel

A descrição dos principais sistemas que compõem o motor, correlacionando-os com o correto funcionamento e as principais causas de suas falhas.

Por:Eng. JOSÉ LOPES PEREZ
Dir. Grupo Comolatti

Para melhor aproveitamento da série de artigos que iremos publicar é importante relembrar que o motor é um conjunto mecânico, no qual o funcionamento depende diretamente do estado dos seus subcojuntos e do perfeito funcionamento dos respectivos sistemas. Nesta edição procuraremos descrever os sistemas, o seu esquema de funcionamento e a forma correta de 'fiscalizar' a sua atuação.

I - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO:Compreende admitir ar e combustível em proporções definidas.

a) A alimentação de combustível se faz conforme um circuito semelhante ao da figura abaixo: O combustível deve chegar à Bomba Injetora limpo e isento de partículas estranhas.

O sistema de alimentação possui um filtro de tela no interior do reservatório (Tanque de Combustível).

Outro filtro de tela encontra-se instalado no interior do copo de sedimentação da bomba de alimentaç&atil


Por:Eng. JOSÉ LOPES PEREZ
Dir. Grupo Comolatti

Para melhor aproveitamento da série de artigos que iremos publicar é importante relembrar que o motor é um conjunto mecânico, no qual o funcionamento depende diretamente do estado dos seus subcojuntos e do perfeito funcionamento dos respectivos sistemas. Nesta edição procuraremos descrever os sistemas, o seu esquema de funcionamento e a forma correta de 'fiscalizar' a sua atuação.

I - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO:Compreende admitir ar e combustível em proporções definidas.

a) A alimentação de combustível se faz conforme um circuito semelhante ao da figura abaixo: O combustível deve chegar à Bomba Injetora limpo e isento de partículas estranhas.

O sistema de alimentação possui um filtro de tela no interior do reservatório (Tanque de Combustível).

Outro filtro de tela encontra-se instalado no interior do copo de sedimentação da bomba de alimentação e mais dois filtros principais conectados em série.

Uma válvula de sobrepressão, instalada na câmara de alimentação da Bomba Injetora, mantém a pressão equilibrada dentro de limites adequados.

O óleo combustível que lubrifica o corpo das agulhas dos injetores é reconduzido por uma tubulação de retorno.

A nossa experiência tem indicado que as falhas nesse sistema têm uma responsabilidade direta na vida útil do motor. A mais freqüente que temos notado, está relacionada com os elementos filtrantes do óleo diesel, seja por economia ou falta de manutenção adequada, o fato é que muitos usuários não trocam os filtros no período recomendado.

As consequências disso serão percebidas primeiro por uma perda de potência, porque o filtro começará a restringir a
ida do combustível à Bomba Injetora e em seguida, à medida que as impurezas começam a passar, causam desgasteprematuro em todo o sistema de injeção (Bomba e Bicos Injetores).
b) Alimentação de ar: é muitas vezes mais crítico ainda em termos de necessidade de manutenção, que o do combustível principalmente quando o motortrabalha em regiões onde o ar e muito contaminado. Enquanto o sistema de alimentação de diesel basicamente causa problema por perda de potência ou por perda da vida útil do sistema de Injeção o sistema de alimentação de ar afeta a vida do motor.

Os maiores problemas quepodem ocorrer nesse sistema estão relacionados com filtros de ar ou de entradas falsas de ar nas mangueiras que levam até o ar até o motor. Em ambos os casos, a unica maneira de se evitar essas ocorrências é através de um sistema de manutenção preventiva, e o uso de elementos de filtros, que obedeçam às especificações do fabricante.

II - SISTEMA DE ARREFECIMENTO: Tem como objetivo eliminar o excesso de calor gerado pela combustão de modo a manter o motor trabalhando em condições adequadas de temperatura. Os gases quentes da combustão aquecem, principalmente, o bloco do motor e saem em parte pelo coletor de escapamento. O excesso de calor, gerado pela queima de combustível no interior do motor, é levado para o radiador através da água do sistema de arrefecimento.

Se por algum motivo acontecer uma falha no sistema de arrefecimento do motor, se processará um superaquecimento e com isso as peças do motor se dilatarão excessivamente, podendo ocorrer o travamento do motor e/ou desgaste excessivo das respectivas peças. Um dos principais problemas que temos encontrado nesse sistema é a retirada (eliminação) da válvula termostática, que é um dispositivo automático, cuja função é de normalizar rapidamente a temperatura do motor e permitir um equilíbrio térmico ideal, durante todo tempo de funcionamento, independente da carga do motor ou de fatores externos. Quando a água do arrefecimento está fria, a válvula termostática impede a circulação da mesma pela colméia do radiador, permitindo somente sua circulação pelo interior do bloco e cabeçote do motor, através da passagem de derivação para a bomba d 'água. Após ser atingida a temperatura normal de funcionamento para o motor, a válvula termostática abre a passagem para o radiador e fecha a passagem de derivação para a bomba d'água. Essa abertura se processa gradativamente, assim como o fechamento de derivação, evitando com isso variações bruscas de temperatura. Antes porém, da água de arrefecimento atingir a temperatura ideal, a válvula termostática permanece semi-aberta, permitindo a passagem da água para o radiador e ao mesmo tempo diretamente para o bloco , através da passagem de derivação para a bomba d'água, evitando-se dessa forma que aconteça um choque térmico no bloco do motor. Portanto, a sua ausência faz com que o motor trabalhe de uma maneira irregular, provocando o desgaste prematuro e consumo elevado de combustível.
Normalmente, a válvula termostática é removida por se acreditar que é por causa dela que o motor está superaquecendo. No caso, o ideal é procurar os motivos que levaram ao superaquecimento e repor a válvula termostática. Outro problema bastante comum que temos encontrado é o da tampa do radiador com má vedação,ou mesmo não seguindo as especificações do fabricante.

A tampa do radiador tem a função depressurizar a água do sistema de arrefecimento para:

• Retardar o ponto de ebulição (ponto de fervura)
• Reduzir as perdas pela evaporação. Em princípio, a tampa do radiador possui duas válvulas: uma maior e outra menor. A maior limita a pressão formada pelo aquecimento da água e a menor, localizada no centro da tampa, limita a depressão que se forma com o esfriamento da água (exemplo: uma parada prolongada do motor após um período de funcionamento). Um mau funcionamento de uma tampa de radiador acabará causando perdas de água, que poderão levar ao engripamento do motor. A solução para esse tipo de problema é simples: trocá-la.

Ocorrem também problemas quando o alarme do sistema de arrefecimento não funciona e há um superaquecimento. Nesse caso, o motorista não percebe o problema a tempo e ... adeus motor! Solução? Verificar periodicamente o funcionamento do sistema de alarme. Finalmente, também é comum ocorrerem problemas com a própria água do sistema de arrefecimento: é recomendado que nesta haja sempre uma porcentagem de 1% de óleo solúvel, para evitar se a formação de incrustações e depósitos de oxidação nas paredes internas do motor e radiador onde a água circula. Se esse óleo não existir na proporção adequada, a oxidação levará a uma redução na capacidade de troca de calor do sistema, com o consequente superaquecimento e eventual engripamento do motor. Mas, cuidado! Em excesso, esse óleo reduz a capacidade de troca de calor da água e também causará o sobreaquecimento. Solução: Verificar o teor de óleo solúvel periodicamente e trocar a água do sistema a cada dois anos. Outros detalhes da manutenção desse sistema, envolvem a verificação da tensão da correia do ventilador, verificação de mangueiras, etc ...

III - SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO: Talvez este sistema seja o mais importante. Acreditamos que não há outro sistema que influencie tanto na vida de um motor. O seu funcionamento é mais ou menos conforme o esquema: A bomba de óleo do motor, faz circular sob pressão o óleo lubrificante, levando-o para todos os pontos que requerem lubrificação através de canalizações existentes no bloco e cabeçote do motor.
Os cilindros são lubrificados pelo óleo que extravasa dos colos das bielas e mancais. As hastes das válvulas, as arti- culações esféricas das varetas de acionamento dos balancins, os tuchos, as engrenagens da distribuição também são lubrificados por fluxo contínuo. Todo óleo destinado à lubrificação do motor é forçado a passar por um sistema de filtragem, no qual são retidas as micro partículas existentes no mesmo. Em casos de obstrução do elemento filtrante do tipo cartucho de papel especial, uma válvula de segurança intercalada no circuito abre-se, e permite a passagem do óleo para lubrificar o motor, porém com óleo não filtrado. O óleo lubrificante por sua vez, tem a função de: reduzir o atrito, arrefecer, vedar e limpar. O sistema de lubrificação dos motores diesel modernos requer do óleo lubrificante, qualidades especiais, que somente são encontradas nos óleos compostos ou aditivados. Os aditivos têm a função de
melhorar a qualidade e a eficiência dos óleos.
O principal problema que ocorre nesse sistema está no filtro, onde é comum o uso de filtros com especificações fora das recomendações do fabricante ou mesmo a sua não troca. Consequência: queda de pressão e passagem de óleo não filtrado levando ao desgaste prematuro e engripamento do motor.
Solução? Igual aos outros casos: usar filtros recomendados, verificar vedações, etc... .
Com essa rápida descrição do funcionamento, tivemos a oportunidade de analisar uma das causas principais que leva à pouca durabilidade dos motores: a mámanutenção; pois embora alguns motores não sejam controláveis (exemplo: qualidade do combustível), a maioria absolutata dos problemas é facilmente controlávelatravés e procedimentos relativamente simples de manutenção preventiva.

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