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Revista M&T - Ed.79 - Out/Nov 2003
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FEIRA

Consultas e vendas movimentaram M&T EXPO'2003

Milhares de visitantes circularam pelos estandes da feira durante os cinco dias do evento, reafirmando o caráter referencial da maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina.

Não foi exatamente um cenário de crise o que se viu nos estandes da M&T Expo’2003 — 5a Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 3a Feira Internacional de Equipamentos para Mineração. Com mais de 225 expositores e 392 marcas (de 17 países), numa área total de 76 mil m2, a feira, considerada a 5a maior do mundo nesse segmento, conseguiu atrair um público de 27.312 pessoas, gerando negócios de U$ 300 milhões, considerado por organizadores e expositores uma vitória importante em face ao arrefecimento da economia brasileira e mundial. A participação estrangeira também foi significativa, com 1.287 visitantes de 31 diferentes países.

Participaram da abertura solene da M&T Expo’2003 o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, representando o governador Geraldo Alckmin, o Coronel João Floriano Peixoto, representando o Comando Militar do Sudeste, o secretário de Minas e Metalurgia do governo federal, Giles Carriconde Azevedo, representando a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, o presidente da VDMA, Reinhold Festge, gerente de Obras Públicas, Transportes e Meio Ambiente, da Embaixada da França, Stéphan Dubost, o conselheiro da UCOMESA, Renzo Brugiotti, o diretor geral do ICE-SP, Riccardo Landi, o diretor da Alcântara Machado, Evaristo Nascimento, o presidente da Alcântara Machado, José Rafael Guagliardi, os vice- presidentes da Sobratema Afonso Legaspe Mamede, Mário Hamaoka, Luís Furtado e Gilberto Leal Costa, além do presidente da entidade Jader Fraga dos Santos.

Na abertura da feira, o presidente da Alcântara Machado Feiras e Neg&oacut


Milhares de visitantes circularam pelos estandes da feira durante os cinco dias do evento, reafirmando o caráter referencial da maior feira de equipamentos para construção e mineração da América Latina.

Não foi exatamente um cenário de crise o que se viu nos estandes da M&T Expo’2003 — 5a Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 3a Feira Internacional de Equipamentos para Mineração. Com mais de 225 expositores e 392 marcas (de 17 países), numa área total de 76 mil m2, a feira, considerada a 5a maior do mundo nesse segmento, conseguiu atrair um público de 27.312 pessoas, gerando negócios de U$ 300 milhões, considerado por organizadores e expositores uma vitória importante em face ao arrefecimento da economia brasileira e mundial. A participação estrangeira também foi significativa, com 1.287 visitantes de 31 diferentes países.

Participaram da abertura solene da M&T Expo’2003 o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, representando o governador Geraldo Alckmin, o Coronel João Floriano Peixoto, representando o Comando Militar do Sudeste, o secretário de Minas e Metalurgia do governo federal, Giles Carriconde Azevedo, representando a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, o presidente da VDMA, Reinhold Festge, gerente de Obras Públicas, Transportes e Meio Ambiente, da Embaixada da França, Stéphan Dubost, o conselheiro da UCOMESA, Renzo Brugiotti, o diretor geral do ICE-SP, Riccardo Landi, o diretor da Alcântara Machado, Evaristo Nascimento, o presidente da Alcântara Machado, José Rafael Guagliardi, os vice- presidentes da Sobratema Afonso Legaspe Mamede, Mário Hamaoka, Luís Furtado e Gilberto Leal Costa, além do presidente da entidade Jader Fraga dos Santos.

Na abertura da feira, o presidente da Alcântara Machado Feiras e Negócios José Rafael Guagliardi, disse aos presentes que a feira, entre todas as que são organizadas pela empresa, é particularmente importante, por estar voltada a equipamentos de infra- estrutura, num país de dimensões continentais, onde ainda há muito que se fazer. Para o presidente da Sobratema, Jader Fraga dos Santos, o evento aconteceu em um momento muito significativo. “Montamos uma verdadeira vitrine do saber tecnológico mundial. Trata-se da maior feira de equipamentos da América Latina e foi o aporte cada vez maior de tecnologia nesses equipamentos que nos levou a assumir essa missão há 15 anos, quando a Sobratema foi fundada”. “A M&T Expo’2003 mostra que

tecnologicamente temos tudo de que precisamos. Queremos agora oportunidades para transformar o Brasil em algo grandioso e motivo de orgulho para todos”, acrescentou ele. O secretário de Minas e Metalurgia, Giles Carriconde Azevedo, também ressaltou o papel da M&T Expo que “tem tomado vulto e se colocado como uma das mais importantes do mundo”. Considerou ainda que o setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração deve estar apto para fornecer qualidade e quantidade necessárias para a retomada do crescimento sustentável do País. “A grandeza de um país não se mede por sua dimensão territorial, população ou recursos naturais e, sim, quando esse país consegue transformar aqueles recursos em riqueza. Fabricar máquinas tem papel fundamental nessa transformação”, ressaltou.

A Caterpillar não só representou bem institucionalmente sua marca com um amplo espaço na M&T Expo’2003 como comercializou, através de seus revendedores, a maioria dos equipamentos expostos em seu estande. Como ação complementar à feira, a empresa levou cerca de 350 convidados e clientes para visitação na fábrica em Piracicaba (SP). “Temos um compromisso de longa data com a M&T Expo, inclusive por nossa participação na Sobratema e estamos cada vez mais compromissados com a feira. Nesta edição, nosso foco está na área de suporte ao cliente, em termos de soluções específicas para suas necessidades”, conta George Beckwith, gerente comercial da Caterpillar Brasil.


“Nós da Liebherr Brasil ficamos muito satisfeitos com todos os aspectos do evento, principalmente pela organização e pela atenção na análise e encaminhamento de todas nossas solicitações. O espírito de colaboração criou realmente um clima propício ao desenvolvimento de negócios”, diz César Schmidt, gerente comercial da Liebherr Brasil.

Momento de transição — “Para Yoshio Kawakani, presidente da Volvo Construction Equipment, a M&T Expo’2003 confirmou a vocação do evento de ser um grande show room, um palco privilegiado para divulgação de novos produtos e para contatos privilegiados com os clientes. “A feira ocorreu em um momento de transição, depois de um primeiro semestre bastante retraído em investimentos em infraestrutura e venda de maquinas. Mas não perdemos a oportunidade de lançar uma nova série de carregadeiras, um novo caminhão articulado e a primeira retroescavadeira da marca”.

O estande da JLG na M&T Expo’2003, foi comandado por Israel Celli, vice-presidente internacional de Vendas, Marketing e Suporte ao Consumidor da JLG Industries, Inc, vindo especialmente da Holanda para o evento. Ele informou que a atual frota de equipamentos JLG no Brasil já ultrapassa as 800 máquinas e o faturamento da JLG Latino Americana em 2003 deve ser superior a US$ 2 milhões no Brasil. “São feiras como a M&T Expo que nos dão a oportunidade de apresentar novos conceitos, como os de segurança e produtividade, que justificam a incorporação das plataformas nos trabalhos em que é preciso elevar homens e materiais”, disse Celli.
“Estamos abrindo nichos de mercado e foi com esse objetivo que decidimos participar da M&T Expo’2003”, diz Jorge Zir Bothomé, CEO da Madal Palfinger. “Acabamos, depois de uma melhor avaliação, inclusive revendo nossa área inicialmente reservada de 300 m2 para 2.400 m2, a maior entre todos os expositores. Uma decisão acertada porque alcançamos uma visitação de quase o dobro do público esperado, que foi de pelos 200 potenciais clientes, além de todos os distribuidores do grupo no Brasil e América Latina.”

A Ciber, tradicional fabricante de equipamentos para pavimentação, uma empresa do Wirtgen Group, comemorou em seu estande (um dos maiores espaços internos da feira) a venda de nada menos do que 12 equipamentos, inclusive para países sul-americanos. Segundo Gilvan Pereira, gerente de Marketing e Vendas da Ciber, durante o evento foram vendidas seis usinas de asfalto modelo contra-fluxo mistura externa, duas vibro acabadoras AF 5000, duas vibro acabadoras AS 114 CR, duas fresadoras W 1000, uma usina UADM 14 E e um filtro de mangas modelo FM 60 P.

A também fabricante de equipamentos para pavimentação CMI Cifali soube capitalizar o evento para comercializar seus produtos. Conforme o sócio-diretor da empresa, Cláudio Cifali, foram vendidas no evento uma distribuidora de agregados DS 1000 e duas usinas de asfalto a quente contra fluxo modelo Magnum.

“A participação da CMI Cifali na feira foi extremamente proveitosa”, definiu. A JCB, líder do mercado mundial de retroescavadeiras, participou pela primeira vez da M&T Expo’2003, depois de consolidar os investimentos em sua fábrica de Sorocaba (SP) e atingir 60% de nacionalização na sua retroescavadeira modelo 214e. Tom Cornell, gerente geral da JCB do Brasil, anunciou na M&T Expo o início de operações do Centro de Distribuição de Peças, em São Paulo e apresentou ao mercado o novo modelo da marca introduzido no país, a escavadeira hidráulica JS 200, de 20 t. “A M&T Expo é a ocasião ideal para confirmarmos a nova fase da empresa no país e o nosso compromisso com os clientes da região”.

Nova fase — Quem também não perdeu a oportunidade de anunciar uma nova fase foi a Sandvik Mining and Construction. A empresa levou para o evento os equipamentos de sua nova linha de britagem - incorporada recentemente e que já está sendo fabricada no Brasil — e foi responsável por uma das atrações da feira, o imponente jumbo de perfuração Tamrock Axera T08S. “Ficamos ao mesmo tempo surpresos e felizes com tamanho interesse dos visitantes da M&T Expo por nossos produtos e serviços expostos aqui”, comentou Armando Bernardes, gerente da área de equipamentos da Sandvik Entre os estreantes da M&T Expo. talvez o estande de maior sucesso tenha sido o da A. Gusman, distribuidora exclusiva para a América Latina dos equipamentos Hyundai e Gomaco. Segundo Sérgio Antônio Gusman, sócio-diretor da companhia que leva seu nome, nada menos do que quatro máquinas foram vendidas durante o evento. A empresa comercializou quatro escavadeiras hidráulicas de esteiras Hyundai, três do modelo R 210 LC7 (de 22 toneladas) e uma R 360 LC7 (de 37 toneladas). Já a Metax, uma das empresas do segmento de acesso presentes no evento, recebeu cerca de 70 propostas comerciais, mantendo o nível da edição passada da feira, segundo seu gerente nacional de vendas, Norberto Martiny. “Levando- se em conta a brutal recessão por que passa o País, os resultados da M&T Expo foram bastante positivos, mostrando um grande interesse dos visitantes, o que certamente resultará em vendas”, analisa.

Para a Rexroth, empresa do Bosch Group e líder do mercado brasileiro de bombas agrícolas, a procura foi tão grande em seu estande de 77 m2 que para a próxima edição da M&T Expo o espaço reservado será de 150 m2. “Nossa participação nesta feira teve como objetivo ampliar nossa participação no mercado de construção e mineração e já tivemos ótimas oportunidades de negócios”, comentou Marcelo Vetorazo, vendedor técnico sênior da Rexroth.

Peças e serviços — Outro segmento estreante na M&T EXPO e que saiu entusiasmado foi o segmento de fabricantes e prestadores de serviços de partes, peças, e componentes de equipamentos. De acordo com o engenheiro Hugo Ribas, da Gerência Geral da M&T EXPO, todos os expositores desse perfil se comprometeram a participar da edição de 2005, alguns com espaços ainda maiores.

E o caso da Tatuapé Tratores, especializada na fabricação de peças para conversores de torque - turbinas, impulsores e estatores, e que já começou a fazer cotações e negócios nos primeiros dias pós-evento. “Tivemos um número tão elevado de visitas e consultas em nosso estande, que se apenas 10% desses negócios realmente se efetivarem nossa participação será coroada de êxito”, garante o diretor da empresa, Edgard Tadeu Paoloni, otimista com a feira. Ele já está reservando uma área maior para a feira de 2005. “A M&TEXPO atinge o público-alvo das empresas do segmento”.

Essa visão também é partilhada por Celso Renato Vieira de Almeida, gerente de Vendas da Moldmix, empresa especializada em embreagens, freios e transmissões para tratores e máquinas pesadas. Ele informa que foram firmados contatos promissores mais especificamente junto ao segmento de mineração, inclusive com empresas internacionais. “Na feira, já marcamos para o mês de novembro algumas visitas aos Estados Unidos”. A visitação internacional na feira parece ter ganhado a confiança e atendido às expectativas dos expositores. O diretor da Sulpeças, Marcelo Guerini, também destaca essa visitação em seu estande e informa que isso está repercutindo na aceitação dos seus produtos pelo público internacional. “Cerca de 1200 pessoas do Brasil e do exterior visitaram nosso estande e puderam conferir as peças que oferecemos a conhecidas marcas de equipamentos de terraplenagem, britagem, asfalto e pavimentação”, diz. E conclui “estamos confiantes nos contatos que fizemos”.

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