Revista M&T - Ed.268 - Outubro 2022
Voltar
M&T EXPO 2022

Compromisso renovado com o setor

A 11ª edição da feira atraiu mais de 31.000 visitantes, que conferiram de perto as novidades de mais de 600 marcas, além de uma extensa grade de conteúdo técnico

Realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro em São Paulo, a M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) mais uma vez mostrou porque é considerada o principal evento do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

Organizada pela segunda vez pela Messe München do Brasil, com apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a 11ª edição do evento atraiu um público de mais de 31.000 visitantes de 42 países, que puderam conferir de perto as novidades e lançamentos de mais de 600 marcas expositoras em uma área de 54.000 m2, além de uma extensa grade de conteúdo técnico especializado com 192 horas de programação com 52 palestrantes e especialistas relevantes do setor, que mobilizaram os pavilhões do São Paulo Expo.

“A M&T Ex


Realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro em São Paulo, a M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) mais uma vez mostrou porque é considerada o principal evento do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

Organizada pela segunda vez pela Messe München do Brasil, com apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a 11ª edição do evento atraiu um público de mais de 31.000 visitantes de 42 países, que puderam conferir de perto as novidades e lançamentos de mais de 600 marcas expositoras em uma área de 54.000 m2, além de uma extensa grade de conteúdo técnico especializado com 192 horas de programação com 52 palestrantes e especialistas relevantes do setor, que mobilizaram os pavilhões do São Paulo Expo.

“A M&T Expo abre suas portas repleta de expositores e visitantes, todos com expectativas positivas, o que nos deixa confiantes de que todos os esforços estão valendo a pena”, saudou na abertura o diretor geral da Messe München do Brasil, Rolf Pickert, destacando que a feira é um terreno fértil para um mercado em busca de novidades.

“O entusiasmo pode ser sentido por todos, o que reflete o sentimento do mercado. Afinal o público decisor do setor de construção e mineração de toda a América Latina visita a M&T Expo – e os números reforçam esse otimismo, com aumento do índice de confiança do setor e previsão de mais um ciclo de crescimento substancial neste ano, com recorde histórico de vendas na Linha Amarela e iminência de uma nova fase de avanço na mineração”, reforçou.

Segundo Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International, a M&T Expo 2022 potencializou o networking e a realização de negócios entre visitantes e expositores. “Ao longo dos quatro dias, notamos uma movimentação intensa nos estandes e pudemos presenciar uma interação muito grande, principalmente na troca de conhecimento e no networking para ampliação dos negócios no Brasil e na América Latina”, ressaltou.

Para Falk Senger, diretor geral da Messe München, a realização do evento não só é um marco para o setor no país como também mostra o comprometimento dos participantes e organizadores. “Aproximadamente 160 marcas expositoras, inúmeros workshops, congressos e fóruns, bem como lançamentos de produtos e tendências, são alguns dos destaques da M&T Expo que mostram nosso compromisso com o mercado após os últimos dois anos, que foram extremamente desafiadores para todos nós”, declarou.

“Nesse período, aprendemos que a digitalização não substitui e jamais pode substituir as reuniões e encontros presenciais. É isso que estamos celebrando aqui.”


Abertura catalisou o entusiasmo do mercado pela retomada do evento

CONJUNTURA

De fato, no que pesem todos os desafios trazidos pela pandemia, o cenário já se mostra propício para a feira. Dentre outros fatores conjunturais e econômicos, a diversificação na forma de investir em infraestrutura tem sido benéfica ao mercado de equipamentos, como avaliou o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, durante a solenidade de abertura da feira.

Segundo ele, a menor participação do setor público, que no início da década passada respondia por 60% dos recursos na área, assim como o crescimento do capital privado e a diversificação dos investimentos via bolsa de valores têm trazido mais segurança e estabilidade para a área de infraestrutura e, consequentemente, contribuído para o crescimento do setor de máquinas.

“Em 2016, caminhando no rumo da privatização dos investimentos em infraestrutura, houve a introdução da TLP (Taxa de Longo Prazo), que reduziu o crédito subsidiado e ampliou a participação dos mercados de capitais no financiamento de projetos, contribuindo para alcançar o recorde de 66% dos investimentos privados na infraestrutura nos últimos anos”, destacou.

Segundo Mamede, atualmente o capital privado encontra-se em rodovias, saneamento, agronegócio, mineração, ferrovias, portos, aeroportos e mercado imobiliário. “Isso é importante para dar estabilidade ao boom que vivemos no setor de máquinas e equipamentos”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Sobratema ressaltou ainda que o setor está passando por uma democratização dos investimentos. “Muitas empresas do nosso segmento, com destaque para a área do rental, passaram a captar recursos via Bolsa de Valores, o que demonstra o alto grau de amadurecimento e profissionalismo do mercado, pois são recursos de investidores privados que confiam e apostam no retorno futuro das empresas que operam nos setores da construção, mineração, agronegócio e logística, entre outros”, discursou.

Em sua fala, ele também relembrou dados divulgados recentemente pela Sobratema apontando vendas de 17 mil máquinas de Linha Amarela no 1° semestre deste ano. “A perspectiva do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção é de alcançar 35 mil unidades vendidas, superando o recorde de 2013, quando foram vendidas 33 mil máquinas”, destacou Mamede.


Mamede destacou como a diversificação de investimentos impulsiona o setor

Outros pontos salientados por ele foram a importância da digitalização do setor para criar oportunidades de negócios e a adoção dos critérios ESG para as empresas se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente quanto à atuação responsável e transparente das companhias. “Nós, da M&T Expo, trabalhamos muito para oferecer oportunidades cada vez maiores e estimular a conexão com o que queremos para nosso futuro, a partir do que já conquistamos hoje”, acrescentou.

Representando o governador Rodrigo Garcia, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, destacou como o poder público está empenhado em tocar obras e, assim, dar estímulo ao setor.

“Posso garantir que, no governo do Estado, estamos fazendo a nossa parte, colocando muita gasolina – ou diesel, nesse caso aqui – para estimular o movimento, o crescimento e a estabilidade desse setor, da infraestrutura e do país, com investimentos e muitas novas obras sendo tocadas e planejadas em diferentes áreas”, disse Vasconcellos.

A solenidade de abertura da feira contou ainda com a presença do Tenente-Coronel Eduardo de Mendonça Dorneles, diretor do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Marcos Garcia, secretário municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, e Afonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.

Com venda de áreas já disponíveis, a próxima edição da M&T Expo já tem data definida, entre 23 e 26 de abril de 2024. Nesta edição, confira uma cobertura inédita e exclusiva do evento, que desde a 1ª edição, em 1995, tem a Revista M&T como veículo oficial de mídia e vitrine privilegiada de seus lançamentos e conteúdos.


REENCONTRO
Estande da Sobratema reúne o mercado

Durante a M&T Expo 2022, o estande da Sobratema tornou-se um ponto de encontro para empresários e profissionais do mercado de máquinas, que estavam ansiosos pela volta de contato pessoal.

Durante os quatro dias de evento, o espaço recebeu representantes de construtoras, mineradoras, locadoras, fabricantes de máquinas, dealers, fornecedores de peças, componentes e serviços para reuniões com a diretoria da entidade e divulgação de detalhes dos diversos programas setoriais oferecidos pela associação.

Para o público em geral, o estande chamou a atenção por uma ação inovadora, com uma capa “instagramável” da Revista M&T de três metros de altura na entrada do estande, onde “apaixonados por máquinas” tiraram fotos para postagens nas redes sociais. O espaço também abrigou reunião da Diretoria da Sobratema, além de um estúdio de entrevistas e banca dos livros publicados e divulgados pela entidade.


Reforçando a representatividade, estande tornou-se ponto de encontro de profissionais; No detalhe, a diretoria da Sobratema realiza reunião de trabalho durante o evento

Saiba mais:
M&T Expo
: www.mtexpo.com.br

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema