Realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro em São Paulo, a M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) mais uma vez mostrou porque é considerada o principal evento do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.
Organizada pela segunda vez pela Messe München do Brasil, com apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a 11ª edição do evento atraiu um público de mais de 31.000 visitantes de 42 países, que puderam conferir de perto as novidades e lançamentos de mais de 600 marcas expositoras em uma área de 54.000 m2, além de uma extensa grade de conteúdo técnico especializado com 192 horas de programação com 52 palestrantes e especialistas relevantes do setor, que mobilizaram os pavilhões do São Paulo Expo.
“A M&T Ex
Realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro em São Paulo, a M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração) mais uma vez mostrou porque é considerada o principal evento do setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.
Organizada pela segunda vez pela Messe München do Brasil, com apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a 11ª edição do evento atraiu um público de mais de 31.000 visitantes de 42 países, que puderam conferir de perto as novidades e lançamentos de mais de 600 marcas expositoras em uma área de 54.000 m2, além de uma extensa grade de conteúdo técnico especializado com 192 horas de programação com 52 palestrantes e especialistas relevantes do setor, que mobilizaram os pavilhões do São Paulo Expo.
“A M&T Expo abre suas portas repleta de expositores e visitantes, todos com expectativas positivas, o que nos deixa confiantes de que todos os esforços estão valendo a pena”, saudou na abertura o diretor geral da Messe München do Brasil, Rolf Pickert, destacando que a feira é um terreno fértil para um mercado em busca de novidades.
“O entusiasmo pode ser sentido por todos, o que reflete o sentimento do mercado. Afinal o público decisor do setor de construção e mineração de toda a América Latina visita a M&T Expo – e os números reforçam esse otimismo, com aumento do índice de confiança do setor e previsão de mais um ciclo de crescimento substancial neste ano, com recorde histórico de vendas na Linha Amarela e iminência de uma nova fase de avanço na mineração”, reforçou.
Segundo Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International, a M&T Expo 2022 potencializou o networking e a realização de negócios entre visitantes e expositores. “Ao longo dos quatro dias, notamos uma movimentação intensa nos estandes e pudemos presenciar uma interação muito grande, principalmente na troca de conhecimento e no networking para ampliação dos negócios no Brasil e na América Latina”, ressaltou.
Para Falk Senger, diretor geral da Messe München, a realização do evento não só é um marco para o setor no país como também mostra o comprometimento dos participantes e organizadores. “Aproximadamente 160 marcas expositoras, inúmeros workshops, congressos e fóruns, bem como lançamentos de produtos e tendências, são alguns dos destaques da M&T Expo que mostram nosso compromisso com o mercado após os últimos dois anos, que foram extremamente desafiadores para todos nós”, declarou.
“Nesse período, aprendemos que a digitalização não substitui e jamais pode substituir as reuniões e encontros presenciais. É isso que estamos celebrando aqui.”
Abertura catalisou o entusiasmo do mercado pela retomada do evento
CONJUNTURA
De fato, no que pesem todos os desafios trazidos pela pandemia, o cenário já se mostra propício para a feira. Dentre outros fatores conjunturais e econômicos, a diversificação na forma de investir em infraestrutura tem sido benéfica ao mercado de equipamentos, como avaliou o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, durante a solenidade de abertura da feira.
Segundo ele, a menor participação do setor público, que no início da década passada respondia por 60% dos recursos na área, assim como o crescimento do capital privado e a diversificação dos investimentos via bolsa de valores têm trazido mais segurança e estabilidade para a área de infraestrutura e, consequentemente, contribuído para o crescimento do setor de máquinas.
“Em 2016, caminhando no rumo da privatização dos investimentos em infraestrutura, houve a introdução da TLP (Taxa de Longo Prazo), que reduziu o crédito subsidiado e ampliou a participação dos mercados de capitais no financiamento de projetos, contribuindo para alcançar o recorde de 66% dos investimentos privados na infraestrutura nos últimos anos”, destacou.
Segundo Mamede, atualmente o capital privado encontra-se em rodovias, saneamento, agronegócio, mineração, ferrovias, portos, aeroportos e mercado imobiliário. “Isso é importante para dar estabilidade ao boom que vivemos no setor de máquinas e equipamentos”, pontuou.
Em seu pronunciamento, o presidente da Sobratema ressaltou ainda que o setor está passando por uma democratização dos investimentos. “Muitas empresas do nosso segmento, com destaque para a área do rental, passaram a captar recursos via Bolsa de Valores, o que demonstra o alto grau de amadurecimento e profissionalismo do mercado, pois são recursos de investidores privados que confiam e apostam no retorno futuro das empresas que operam nos setores da construção, mineração, agronegócio e logística, entre outros”, discursou.
Em sua fala, ele também relembrou dados divulgados recentemente pela Sobratema apontando vendas de 17 mil máquinas de Linha Amarela no 1° semestre deste ano. “A perspectiva do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção é de alcançar 35 mil unidades vendidas, superando o recorde de 2013, quando foram vendidas 33 mil máquinas”, destacou Mamede.
Mamede destacou como a diversificação de investimentos impulsiona o setor
Outros pontos salientados por ele foram a importância da digitalização do setor para criar oportunidades de negócios e a adoção dos critérios ESG para as empresas se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente quanto à atuação responsável e transparente das companhias. “Nós, da M&T Expo, trabalhamos muito para oferecer oportunidades cada vez maiores e estimular a conexão com o que queremos para nosso futuro, a partir do que já conquistamos hoje”, acrescentou.
Representando o governador Rodrigo Garcia, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos, destacou como o poder público está empenhado em tocar obras e, assim, dar estímulo ao setor.
“Posso garantir que, no governo do Estado, estamos fazendo a nossa parte, colocando muita gasolina – ou diesel, nesse caso aqui – para estimular o movimento, o crescimento e a estabilidade desse setor, da infraestrutura e do país, com investimentos e muitas novas obras sendo tocadas e planejadas em diferentes áreas”, disse Vasconcellos.
A solenidade de abertura da feira contou ainda com a presença do Tenente-Coronel Eduardo de Mendonça Dorneles, diretor do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Marcos Garcia, secretário municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício, e Afonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo.
Com venda de áreas já disponíveis, a próxima edição da M&T Expo já tem data definida, entre 23 e 26 de abril de 2024. Nesta edição, confira uma cobertura inédita e exclusiva do evento, que desde a 1ª edição, em 1995, tem a Revista M&T como veículo oficial de mídia e vitrine privilegiada de seus lançamentos e conteúdos.
REENCONTRO
Estande da Sobratema reúne o mercado
Durante a M&T Expo 2022, o estande da Sobratema tornou-se um ponto de encontro para empresários e profissionais do mercado de máquinas, que estavam ansiosos pela volta de contato pessoal.
Durante os quatro dias de evento, o espaço recebeu representantes de construtoras, mineradoras, locadoras, fabricantes de máquinas, dealers, fornecedores de peças, componentes e serviços para reuniões com a diretoria da entidade e divulgação de detalhes dos diversos programas setoriais oferecidos pela associação.
Para o público em geral, o estande chamou a atenção por uma ação inovadora, com uma capa “instagramável” da Revista M&T de três metros de altura na entrada do estande, onde “apaixonados por máquinas” tiraram fotos para postagens nas redes sociais. O espaço também abrigou reunião da Diretoria da Sobratema, além de um estúdio de entrevistas e banca dos livros publicados e divulgados pela entidade.
Reforçando a representatividade, estande tornou-se ponto de encontro de profissionais; No detalhe, a diretoria da Sobratema realiza reunião de trabalho durante o evento
Saiba mais:
M&T Expo: www.mtexpo.com.br
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade