P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.19 - Set/Out 1993
Voltar
LANÇAMENTO 

CHEGA AO MERCADO O D8N NACIONAL

A Caterpillar Brasil está fabricando no País o trator de esteiras D8N. O equipamento é de grande porte e, segundo a empresa, é perfeito para as necessidades do cliente nas áreas de construção, mineração e agricultura.
A Caterpillar Brasil S.A. já está fabricando o trator de esteiras de grande porte D8N, um dos equipamentos mais versáteis e produtivos disponíveis para os mercados de construção, mineração, agricultura e florestal. O D8N também é produzido nos Estados Unidos e conta com uma população de mais de cinco mil máquinas em operação em todo mundo. O lançamento oficial do novo equipamento aconteceu no dia 24 de setembro, na sede da empresa, em Piracicaba, interior de São Paulo.
No Brasil, o novo trator vem preencher o espaço anteriormente ocupado pelos modelos de grande porte como os D8K e D8H, com mais de três mil unidades vendidas no País, sendo a maioria utilizada por empreiteiros. O D8N chega ao mercado nacional com um preço f


A Caterpillar Brasil está fabricando no País o trator de esteiras D8N. O equipamento é de grande porte e, segundo a empresa, é perfeito para as necessidades do cliente nas áreas de construção, mineração e agricultura.
A Caterpillar Brasil S.A. já está fabricando o trator de esteiras de grande porte D8N, um dos equipamentos mais versáteis e produtivos disponíveis para os mercados de construção, mineração, agricultura e florestal. O D8N também é produzido nos Estados Unidos e conta com uma população de mais de cinco mil máquinas em operação em todo mundo. O lançamento oficial do novo equipamento aconteceu no dia 24 de setembro, na sede da empresa, em Piracicaba, interior de São Paulo.
No Brasil, o novo trator vem preencher o espaço anteriormente ocupado pelos modelos de grande porte como os D8K e D8H, com mais de três mil unidades vendidas no País, sendo a maioria utilizada por empreiteiros. O D8N chega ao mercado nacional com um preço final de 420 mil dólares - para o modelo standard, com lâmina e ríper. O projeto do D8N começou em 1989, na sede dos Estados Unidos. Após o seu desenvolvimento, a Caterpillar Brasil considerou ser o momento ideal para a sua implantação no mercado interno.
Reunindo a mais avançada tecnologia, o D8N é uma máquina de alta produção, fácil de manobrar e que proporciona grande conforto ao operador. Entre as principais razões do seu desempenho superior aos demais modelos de sua categoria, destacam-se três aspectos fundamentais:
- direção diferencial - sistema revolucionário que fornece tração constante em ambas as esteiras, mesmo em curvas;
- o sucesso da roda motriz elevada, exclusividade dos tratores de esteiras Caterpillar;
- a disponibilidade mecânica, obtida através do projeto modular que facilita a manutenção e reduz o tempo de máquina parada. A remoção dos componentes é independente e pode ser realizada no local de trabalho.
Para adaptar a linha de montagem e introduzir o novo modelo, a Caterpillar investiu cerca de US$ 2 milhões. O equipamento está cadastrado para obter financiamento Finame, podendo também ser adquirido através do Consórcio Nacional Caterpillar.
Consolidada a fabricação do D8N no Brasil, a empresa pensa agora em novos projetos para o próximo ano, já que declarou não ter nenhuma novidade para os próximos meses. A meta para 1994, segundo Francisco Carlos Pascoal, gerente comercial, é trazer escavadeiras importadas.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
A elevada capacidade de produção e a facilidade de manobras são as características que destacam o D8N dos demais tratores de esteiras em sua categoria. O novo modelo provou ser 10% mais produtivo em operações de lâmina que seu antecessor, o modelo D8K, em testes realizados nos Estados Unidos, em áreas niveladas. Desde então, a capacidade da lâmina do D8N aumentou 17%.
Direção Diferencial - Esta é a grande atração do D8N. Trata-se de um sistema que dispensa o uso do freio em manobras e fornece tração constante em ambas as esteiras. Somente com este recurso ô possível acelerar uma esteira e reduzir a velocidade da outra simultaneamente, na mesma proporção. Outra vantagem é a simplicidade de operação, uma única alavanca controla a direção, o sentido e a velocidade da máquina.
Roda Motriz Elevada - Permite o isolamento do comando final de choques verticais, do desalinhamento da armação de roletes e de cargas de implementos, ampliando a vida útil desses componentes. A suspensão do material rodante é montada em “bogies” - suportes de roletes que se amoldam às irregularidades do terreno e mantêm maior área de contato com o solo, evitando a patinagem e aumentando a tração.
Motor - O motor diesel utilizado no D8N é o modelo 3406C DITA, de seis cilindros em linha, com 285 hp no volante a 2.100 rpm, turboalimentado e pós-resfriado, com sistema de injeção direta de combustível. O sobretorque de 42% faz com que a máquina vença obstáculos sem necessidade de reduzir a marcha.

Marcelo Eduardo Braga

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E