P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.62 - Dez/Jan 2001
Voltar
Globalização

Caterpillar e DaimlerChrysler formam aliança mundial

Acordo fornece linhas gerais para a união de importantes marcas mundiais

A Caterpillar Inc. e a Divisão de Veículos Comerciais da DaimlerChrysIer AG formalizaram uma aliança global (50/50) para desenvolver, fabricar, comercializar e distribuir motores de médio- porte, sistemas de combustível e outros componentes para trem de força, que atenderão as necessidades de terceiros e também serão usados em seus próprios produtos. Esse primeiro acordo fornece as linhas gerais para a formação de “joint-ventures”, acordos de fornecimento e projetos cooperativos, a serem aprovados por agências reguladoras americanas e européias.

A DaimlerChrysIer AG é líder mundial na manufatura de veículos comerciais com as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Sterling, Western Star, Setra, Thomas Built Buses, DDC e MTU. Em 1999, sua Divisão de Veículos Comerciais registrou um faturamento de US$ 26,9 bilhões e vendas de 555 mil caminhões, vans e ônibus. A Caterpillar, líder mundial na manufatura de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e a gás natural, além de turbinas a gás industrial, obteve em 1999 faturamento de USS 19,7 bilhões.

Glen Barton, principal executivo da Caterpillar, acredita que a parceria será fundamental para o crescimento da empresa, através dos negócios relacionados a motores. Para Jurgen Schrempp, chairman da DaimlerChrysIer, a associação promoverá a união de capacidades lendárias de engenharia e longas tradições de excelência em manufatura.

“Esta é uma oportunidade única de criar o primeiro fabricante global de motores e sistemas de combustível, com a dimensão e recursos necessários para um sucesso a longo prazo num mercado cada vez mais exigente”, complementa Richard Thompson, respons&aacut


A Caterpillar Inc. e a Divisão de Veículos Comerciais da DaimlerChrysIer AG formalizaram uma aliança global (50/50) para desenvolver, fabricar, comercializar e distribuir motores de médio- porte, sistemas de combustível e outros componentes para trem de força, que atenderão as necessidades de terceiros e também serão usados em seus próprios produtos. Esse primeiro acordo fornece as linhas gerais para a formação de “joint-ventures”, acordos de fornecimento e projetos cooperativos, a serem aprovados por agências reguladoras americanas e européias.

A DaimlerChrysIer AG é líder mundial na manufatura de veículos comerciais com as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Sterling, Western Star, Setra, Thomas Built Buses, DDC e MTU. Em 1999, sua Divisão de Veículos Comerciais registrou um faturamento de US$ 26,9 bilhões e vendas de 555 mil caminhões, vans e ônibus. A Caterpillar, líder mundial na manufatura de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e a gás natural, além de turbinas a gás industrial, obteve em 1999 faturamento de USS 19,7 bilhões.

Glen Barton, principal executivo da Caterpillar, acredita que a parceria será fundamental para o crescimento da empresa, através dos negócios relacionados a motores. Para Jurgen Schrempp, chairman da DaimlerChrysIer, a associação promoverá a união de capacidades lendárias de engenharia e longas tradições de excelência em manufatura.

“Esta é uma oportunidade única de criar o primeiro fabricante global de motores e sistemas de combustível, com a dimensão e recursos necessários para um sucesso a longo prazo num mercado cada vez mais exigente”, complementa Richard Thompson, responsável pelo negócio mundial de motores da Caterpillar. “Esta aliança é o ápice de uma visão única - a líder mundial em produção de veículos comerciais une suas forças com as líder mundial em produção de motores diesel e equipamentos fora-de-estrada”, diz Dieter Zetsche, presidente e executivo principal do Grupo Chrysler, anteriormente responsável pela Divisão de Veículos Comerciais da DaimlerChrysIer.

Este acordo, após aprovação, criara uma “joint-venture” para desenvolvimento, manufatura e comercialização de motores de médio porte, atuais e futuros, e peças para terceiros e para os produtos DaimlerChrysIer e Caterpillar. É esperado que o volume de vendas desta “joint-venture”, considerando o resultado combinado das duas empresas, deverá crescer significativamente, até o meio desta década, a partir de um patamar de US$ 2 bilhões em 2000.

Além disso, viabilizara uma outra “joint-venture” para desenvolvimento, manufatura e comercialização de sistemas de combustíveis, atualmente fabricados e os que terão a incorporação de tecnologias avançadas para terceiros e para uso da DaimlerChrysler e Caterpillar. O volume de vendas da “joint-venture” deverá triplicar até o meio da próxima década, a partir de um patamar de US$ 600 milhões, considerando-se os resultados das duas empresas signatárias deste acordo;

O acordo envolve também cooperação de pesquisa e engenharia em áreas-chave como tecnologia de combustão, eletrônica, sistemas de gerenciamento de ar, pós-tratamento de exaustão e tecnologia de materiais. O objetivo das duas companhias é possibilitar que seus produtos atendam cada vez mais as exigências dos clientes, bem como as exigências regulatórias relacionadas a acústica e controle de emissões. Esses motores com tecnologia de última geração serão vendidos a terceiros e incorporados às linhas de produtos da Caterpillar e da Daimler Chrysler (Freightliner e suas subsidiárias);

A "joint-venture” dos motores de médio-porte incluirá a fábrica da Caterpillar de Greenville, na (Carolina do Sul, nos Estados Unidos, bem como suas operações em Peterborough, no Reino Unido. A Daimler Chrysler contribuirá com sua fábrica de São Paulo, no Brasil. A fábrica da DaimlerChrysIer, em Mannheim, na Alemanha, as unidades fabris de remanufatura de motores de ambas as empresas, e algumas operações das fábricas Caterpillar, em Mossville, nos Estados Unidos, e em Gosselies, na Bélgica, serão credenciadas como fabricantes contratadas para a “joint-venture”. Recursos de engenharia e desenvolvimento, bem como aos relacionados com propriedade intelectual também farão parte desse acordo.

A “joint-venture" de sistemas de combustíveis incluirá as fábricas americanas da Caterpillar de Pontiac, em Illinois, de Jefferson e Thomasville, na Geórgia, bem como a fábrica de remanufaturados de Nuevo Laredo, no México. As fábricas da DaimlerChrysIer de Glatten, Wolfratshausen e Rellingen, na Alemanha, bem como a fábrica americana de remanufaturados de Grand Rapids, em Michigan, participarão deste acordo.

As duas empresas concordaram que a Caterpillar continuará a fornecer motores de grande porte de 10-16 litros para os caminhões Freightliner. Este volume, em adição ao volume de vendas de motores para outros clientes Caterpillar e usados para equipar os equipamentos Caterpillar, cria a escala mundial necessária para fornecer um novo padrão de valor ao cliente.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema