Escavadeira hidráulica 320 C
Depois de um investimento de US$ 1 milhão, as linhas de produção da Caterpillar Brasil passaram, desde março, a contar com dois novos modelos de máquinas: a escavadeira hidráulica 320C (21 t de peso) e o maior trator de esteiras fabricado no país, o D8R Series II, com peso de 39 t.
A 320 C tem 138 hp de potência e integra a última geração de escavadeiras Caterpillar, a Série C, com versões de 11 a 75 toneladas, destinadas aos mercados de construção, mineração e obras urbanas e aplicações na agricultura e indústria florestal.
O D8R Series II, para construção e mineração, além de mais potente, garante uma produtividade 2% maior que a de seu antecessor e uma eficiência
Escavadeira hidráulica 320 C
Depois de um investimento de US$ 1 milhão, as linhas de produção da Caterpillar Brasil passaram, desde março, a contar com dois novos modelos de máquinas: a escavadeira hidráulica 320C (21 t de peso) e o maior trator de esteiras fabricado no país, o D8R Series II, com peso de 39 t.
A 320 C tem 138 hp de potência e integra a última geração de escavadeiras Caterpillar, a Série C, com versões de 11 a 75 toneladas, destinadas aos mercados de construção, mineração e obras urbanas e aplicações na agricultura e indústria florestal.
O D8R Series II, para construção e mineração, além de mais potente, garante uma produtividade 2% maior que a de seu antecessor e uma eficiência de combustível 13% superior.
Os dois equipamentos, lançados recentemente nos EUA, Europa e Japão, destinam-se ao mercado interno e externo, principalmente a América Latina e já estão disponíveis na rede nacional de revendedores Caterpillar, com opções de financiamento pelo programa FINAME ou através de linhas da Cat Financial.
Nova Escavadeira
A 320C, primeiro modelo da Série C da família 300 de escavadeiras, teve sua potência, capacidade do sistema de arrefecimento do óleo hidráulico, capacidade de resfriamento do radiador e o torque de giro aumentados em 8% em relação ao modelo 320B. Sua força de tração também é superior em 11%.
Outras modificações foram a ampliação dos intervalos de troca dos filtros de óleo hidráulico (exceto o do filtro de retomo), que na 320B eram de 500 horas para 1000 horas e a troca do óleo do motor, que passou de 250 para 500 horas. O mesmo aconteceu com os intervalos de engraxamento dos engates das articulações frontais (500 para 1000 horas), exceto no pino da caçamba (de 50 para 100 horas).
Além disso, a máquina ganhou um desenho mais arrojado e de linhas suaves e a tampa do capô foi rebaixada, melhorando a visibilidade traseira. Na cabina, um monitor compacto, com sistema de memória, mostra os indicadores de alerta em forma de textos e ícones e faz a seleção e programação das ferramentas que podem ser usadas. Uma ampla clarabóia com pára-sol permite visibilidade também na parte superior da máquina, além de aumentar a iluminação interna. O assento conta com ajuste lombar em duas posições e com um novo descanso de braços, totalmente ajustável. O ar-condicionado climatizado é equipamento padrão.
Entre os acessórios, estão disponíveis a lança e braços especiais (SA) para aplicação pesada e altos ciclos de trabalho, os engates rápidos (hidráulico e manual), três sistemas hidráulicos auxiliares e material rodante super longo. Como ferramentas, é possível usar os martelos hidráulicos H120S e H130S, os cabeçotes processadores HH65 e HH75, tesoura, pulverizador de concreto e garras, além de projetos personalizados.
Outra versão da 320C é a CL, com chassi mais longo, também mais econômica, produtiva e eficiente do que o modelo anterior.
D8R Series II
No trator de esteiras, a evolução em relação ao D8R está no motor 3406E, com baixa emissão de poluentes e alta eficiência de combustível, na potência maior de 310 hp no volante e 48% de sobretorque, indicada para cargas pesadas, no aumento de 2% do diâmetro do divisor de torque e no estator livre, melhorando em 10%, por hp de capacidade, a performance e produtividade da máquina. Trinta por cento do torque é feito através da transmissão direta e 70% pelo conversor. A mudança de velocidade é programável de acordo com a operação, havendo a opção manual ou de utilização dos módulos automáticos de mudança ou redução sensíveis à carga.
A barra equalizadora foi melhorada e a direção é diferencial, com o controle de direção, velocidade e sentido em uma só mão de operação, permitindo maiores cargas na lâmina, mesmo em curvas e mais tração em solos de baixa sustentação. A suspensão é flutuante e se amolda às irregularidades do terreno, com completa aderência da esteira ao solo, resultando em aumento de tração e estabilidade e na melhor absorção dos impactos.
A roda motriz elevada ganhou novo projeto, assim como o radiador, motor, tanque hidráulico, trem de força e transmissão foram equipados com drenos ecológicos.
A cabina tem toldo ROPS padrão e cabina pressurizada ROPS, com isolamento acústico de 79 db. O freio tem modulação eletrônica e aceleração e desaceleração hidráulicas e o painel de instrumentos está equipado com sistema de monitorização computadorizada, para informar as condições da máquina e diagnosticar falhas. Há também quatro faróis halógenos e faróis opcionais para implementos.
O novo trator dispõe, ainda, de três tipos de lâmina, de 4,7 m3 a 11,7 m3 de capacidade e das opções de ríper multidente, em paralelograma e de até 3 dentes e o unidente, agora com estrutura de suporte mais estreita, termicamente tratada.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade