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Revista M&T - Ed.16 - Mar/Abr 1993
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NAS EMPRESAS

CAT Apresenta o Trator com Direção Diferencial

Caterpillar Brasil S.A. está comercializando o D8N. O equipamento é destinado principalmente a trabalhos nas áreas de construção pesada e mineração e tem aplicações também em projetos agrícolas, florestais e industriais. Este equipamento vem preencher o espaço ocupado pelo D8K, modelo de grande aceitação no País.
Produzida na cidade de East Peoria, nos Estados Unidos, esta máquina estará, a partir do segundo semestre, sendo fabricada também pela Caterpillar Brasil, em sua unidade industrial de Piracicaba, interior de São Paulo. Com o objetivo de adaptar a linha de montagem dos tratores de esteiras ao novo modelo, a empresa está investindo cerca de US$ 3,5 mihões.
O D8N incorpora a tecnologia da roda motriz elevada, introduzida no Brasil na década de oitenta, com o lançamento do Trator de Esteiras D8L. Este sistema, concebido em módulos, soluciona o problema mais crítico da manutenção de equipamentos pesados: a remoção de componentes.
A roda motriz elevada é uma das características mais importantes e vantajosas desta máquina, pois facilita a manutenção e reduz os impactos transmitidos ao comando final, ampliando a vida útil dos componentes.
Outro avanço tecnológico do D8N é a direção diferencial. Esta inovação dispensa o uso do freio em manobras - fato comum nos tratores de esteiras - mantendo constante a tração em ambas as esteiras, mesmo em curvas. Uma única alavanca controla a direção, o sentido e a velocidade do equipamento. O material rodante conta com um sistema especial que faz com que as esteiras se amoldem às irregularidades do solo, tornando mais efetiva sua capacidade de tração.
O D8N é equipado com motor diesel Caterpillar 3406C, de seis cilindros em linha, turboalimentado e pós-resfriado, com 285 hp de potência no volante. A servotransmissão planetária dispõe de três marchas avante e três a ré, atingindo velocidade de até 13,9 km/h. O conjunto proporc


Caterpillar Brasil S.A. está comercializando o D8N. O equipamento é destinado principalmente a trabalhos nas áreas de construção pesada e mineração e tem aplicações também em projetos agrícolas, florestais e industriais. Este equipamento vem preencher o espaço ocupado pelo D8K, modelo de grande aceitação no País.
Produzida na cidade de East Peoria, nos Estados Unidos, esta máquina estará, a partir do segundo semestre, sendo fabricada também pela Caterpillar Brasil, em sua unidade industrial de Piracicaba, interior de São Paulo. Com o objetivo de adaptar a linha de montagem dos tratores de esteiras ao novo modelo, a empresa está investindo cerca de US$ 3,5 mihões.
O D8N incorpora a tecnologia da roda motriz elevada, introduzida no Brasil na década de oitenta, com o lançamento do Trator de Esteiras D8L. Este sistema, concebido em módulos, soluciona o problema mais crítico da manutenção de equipamentos pesados: a remoção de componentes.
A roda motriz elevada é uma das características mais importantes e vantajosas desta máquina, pois facilita a manutenção e reduz os impactos transmitidos ao comando final, ampliando a vida útil dos componentes.
Outro avanço tecnológico do D8N é a direção diferencial. Esta inovação dispensa o uso do freio em manobras - fato comum nos tratores de esteiras - mantendo constante a tração em ambas as esteiras, mesmo em curvas. Uma única alavanca controla a direção, o sentido e a velocidade do equipamento. O material rodante conta com um sistema especial que faz com que as esteiras se amoldem às irregularidades do solo, tornando mais efetiva sua capacidade de tração.
O D8N é equipado com motor diesel Caterpillar 3406C, de seis cilindros em linha, turboalimentado e pós-resfriado, com 285 hp de potência no volante. A servotransmissão planetária dispõe de três marchas avante e três a ré, atingindo velocidade de até 13,9 km/h. O conjunto proporciona força de tração na barra próxima de 50 toneladas. A máquina também conta com Sistema de Monitorização Eletrônica (SME), que mantém o operador informado sobre as condições de operação dos principais sistemas. No compartimento do operador, o toldo tem proteção contra queda de materiais ou capotamento. A cabine pressurizada também é uma opção para o D8N.
Com 3,43 metros de altura, 4,95 metros de comprimento, sem lâmina, e 3,05 metros de largura, o equipamento tem peso de operação de 37 toneladas. O modelo importado está sendo comercializado através da rede de revendedores Caterpillar e seu preço FOB (EUA) está em torno de US$ 300 mil, conforme a configuração da máquina.

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