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Revista M&T - Ed.55 - Out/Nov 1999
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Teste de campo

Carregadeira

Já opera em pedreiras de SP

Ao desembarcarem no Brasil, no início de agosto deste ano, as duas primeiras unidades das carregadeiras Volvo L220 D já estavam vendidas, como resultado de um trabalho de demonstração prática junto a clientes, realizado pela Volvo Construction Equipment South America, nos meses que antecederam sua introdução, na M&T Expo’99. Baixo consumo de combustível, alta produtividade, conforto e ergonomia, e reduzido nível de
emissão de poluentes são os pontos fortes da nova L220D, segundo o fabricante.
Ao que tudo indica, estas características vem sendo comprovadas na prática. A economia de combustível, pelo menos, já foi constatada pela Pedreira Sargon Ltda, que participou das demonstrações preliminares e já conta com uma unidade em operação em sua unidade de extração de rocha de granito em Santa Isabel, a 40 Km ao leste de São Paulo. “Na demonstração, quando ficamos com uma carregadeira L220D em operação
durante 10 dias, ela apresentou consumo de combustível de 18 a 20 litros por hora, contra 28 L/hora de sua concorrente. E a unidade que adquirimos, apesar de estar operando há pouco tempo, parece estar repetindo esta média”, revela o Diretor de Operações da Sargon, Gilberto Saraiva.

Disponibilidade
Outra empresa do mesmo grupo, a Pedrix, ficou com a segunda unidadeimportada pela Volvo nesta primeira etapa da introdução do novo produto no mercado brasileiro. “Não foi só a economia e o desempenho da máquina, em si, que nos levou a optar pela marca, mas também o compromisso de assistencia técnica assumido pela Volvo perante nossas empresas”, explica Saraiva.
“Os operadores se adaptaram muito bem ao novo equipamento. Estamos com consumo de 19,5 L/h, enquanto os concorrentes gastam 27 L/hora. Essa economia estános dando muita satisfação, pois, fazendo um cálculo rápido, somente na economia de combustíveleu consigo pagar um operador. Meu cálculo é que ela é26% mais econômica que a c

Ao desembarcarem no Brasil, no início de agosto deste ano, as duas primeiras unidades das carregadeiras Volvo L220 D já estavam vendidas, como resultado de um trabalho de demonstração prática junto a clientes, realizado pela Volvo Construction Equipment South America, nos meses que antecederam sua introdução, na M&T Expo’99. Baixo consumo de combustível, alta produtividade, conforto e ergonomia, e reduzido nível de
emissão de poluentes são os pontos fortes da nova L220D, segundo o fabricante.
Ao que tudo indica, estas características vem sendo comprovadas na prática. A economia de combustível, pelo menos, já foi constatada pela Pedreira Sargon Ltda, que participou das demonstrações preliminares e já conta com uma unidade em operação em sua unidade de extração de rocha de granito em Santa Isabel, a 40 Km ao leste de São Paulo. “Na demonstração, quando ficamos com uma carregadeira L220D em operação
durante 10 dias, ela apresentou consumo de combustível de 18 a 20 litros por hora, contra 28 L/hora de sua concorrente. E a unidade que adquirimos, apesar de estar operando há pouco tempo, parece estar repetindo esta média”, revela o Diretor de Operações da Sargon, Gilberto Saraiva.

Disponibilidade
Outra empresa do mesmo grupo, a Pedrix, ficou com a segunda unidadeimportada pela Volvo nesta primeira etapa da introdução do novo produto no mercado brasileiro. “Não foi só a economia e o desempenho da máquina, em si, que nos levou a optar pela marca, mas também o compromisso de assistencia técnica assumido pela Volvo perante nossas empresas”, explica Saraiva.
“Os operadores se adaptaram muito bem ao novo equipamento. Estamos com consumo de 19,5 L/h, enquanto os concorrentes gastam 27 L/hora. Essa economia estános dando muita satisfação, pois, fazendo um cálculo rápido, somente na economia de combustíveleu consigo pagar um operador. Meu cálculo é que ela é26% mais econômica que a concorrente. Trabalha 20 horas dia com dois operadores, e produz uma média de 3 mil m3 de pedra brita por dia", conta Renato Paulo Henry Neto, Diretor da Pedrix.
Observa que a máquina “tem uma produção superior a sua concorrente, é uma máquina possante e tem superado as expectativas. Troquei outra, que gastava50 litros por hora, pela L220D".
O operador Luiz Pires dos Santos, 56 anos,trabalha há 35 anos como operador de máquinas, ehá nove na Pedrix. “Comecei com a Volvo há um mês e fiz os testes anteriores durante uma semana. A Volvo está derrubando a concorrência. Elatem muito mais força e estabilidade no serviço. Tem um conforto danado. Trabalho uma média de 10 horas. E no meu turno, só eu pego nela. Não quero nem saber da velha máquina”, avisa.
O Diretor de Marketing Brasil da Volvo Construction Equipment South America, Paulo de Deus, endossa a afirmação do cliente, destacando “o pós- venda sempre foi um ponto forte da Volvo, em todas as áreas de atividade da marca, e pensamos nisso ao iniciar a importação desta nova carregadeira: junto com as primeiras unidades, importamos um lote estratégico de peças de reposição para garantir suprimento imediato aos nossos clientes”.
Preço Competitivo
Otimista com a receptividade do novo equipamento junto ao mercado brasileiro, Paulo de Deus informa que “outras unidades, que estão sendo
embarcadas na Suécia já tem negócios em andamento”. As novas carregadeiras L220D deverão atender principalmente o setor de mineração de extração de pedras, no segmento de 30 a 33 toneladas de operação, e seu preço, em torno de US$ 350 mil, está “bastante competitivo”, segundo o Diretor de Marketing Brasil da Volvo, “principalmente tendo em vista sua alta produtividade, que está muito acima da média da concorrência”. Outras características da nova carregadeira Volvo L220D, são: motor de elevada potência que atinge alto torque a baixas rotações, proporcionando menores níveis de ruído e reduzido nível de emissão de poluentes. A Cabine fechada, ou Care Cab, oferece proteção contra capotamento (ROPS) e queda de material (FOPS). É pressurizada, equipada com ar condicionado e ar quente, com dupla filtragem que evita transferência de pó para seu interior. Possui grande área envidraçada, para melhor visibilidade, baixo nível de ruído, volante com regulagem de inclinação e altura, e seu sistema hidráulico, servo assistido, permite que os controles sejam acionados com as pontas dos dedos.
Multi-Uso
O assento é anatômico e com seis regulagens, equipado com cinto de segurança. Um sistema computadorizado, o Contronic, monitora todas as funções vitais do equipamento, como motor e transmissão, chegando a corrigir eventuais falhas do próprio operador e, consequentemente, evitando que provoquem danos ao equipamento. Com uma única ferramenta pode-se checar, entre outras coisas, rotações do motor, temperaturas, pressões, tensões do sistema elétrico, testes de continuidade da corrente elétrica, etc.

Construída sob o conceito multiuso, a Volvo L220D permite utilização de vários tipos de implementos, o que lhe confere grande versatilidade, com troca, por exemplo, de caçamba por garfos de manuseio de cargas, etc. As bombas hidráulicas de pistões axiais de fluxo variável proporcionam alto desempenho do sistema hidráulico, além de economia e durabilidade dos componentes. Também são características da L220D: serviciabilidade, cinematismo TP (configuração de braço de elevação, proporcionando alta força de desagregação), sistema de suspensão do braço ( boom suspension ), eixos com freio em banho de óleo, sistema hidráulico servo assistido, sistema de direção hidrostática com linha sensora, e transmissão Power Shift com APS 11, de elevada resistência e fácil operação.

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