P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.183 - Setembro 2014
Voltar
Elevadores

Atualização nos canteiros

Válida desde maio, normalização cria exigências que restringem o uso de elevadores a cabo para transporte de pessoas, abrindo espaço para modelos de cremalheira

Os dias dos elevadores a cabo estão contados nos canteiros de obras brasileiros. Isso porque a portaria n° 664 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece que os novos elevadores instalados a partir do dia 10 de maio de 2014 devem atender às exigências da NBR 16200, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma – que rege parâmetros de segurança, fabricação e instalação de elevadores de passageiros e carga em canteiros de obras – traz exigências que na prática proíbem o uso de elevadores a cabo nesse tipo de operação, apertando o “botão” que faltava para elevar de vez o mercado nacional de ascensores a cremalheira. “Os elevadores tracionados por cabo de aço passam a ter uso restringido nos canteiros de obras por uma questão de capacidade de carga, altura e espaço disponível dentro da cabine”, contextualiza Carlos Eduardo Viégas Alves, engenheiro da Mecan, empresa que atua nesse mercado fornecendo elevadores de cremalheira com capacidades de carga de 1,2 e 2 t.

Outro player atento às novas exigências normativas para elevadores utilizado


P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.