No início de 2023, a Iveco anunciou uma nova estrutura organizacional para potencializar o crescimento dos negócios no Brasil. Desde então, o executivo Marcus Souza assumiu o cargo de diretor de marketing e portfólio de produtos da marca para a América Latina.
O novo diretor de marketing é formado em engenharia mecânica, com MBA em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e gestão de negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).
Acumulando 16 anos de experiência no segmento automotivo, o executivo atua na Iveco desde 2013, passando pelas áreas de vendas de serviços, pós-venda, estratégia e desenvolvimento de negócios, sendo que anteriormente ao posto atual ocupava o cargo de gerente de marketing de produto para a região Latam.
Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, Souza discorre sobre os planos da empresa no país e na região latino-americana, com destaque
No início de 2023, a Iveco anunciou uma nova estrutura organizacional para potencializar o crescimento dos negócios no Brasil. Desde então, o executivo Marcus Souza assumiu o cargo de diretor de marketing e portfólio de produtos da marca para a América Latina.
O novo diretor de marketing é formado em engenharia mecânica, com MBA em gestão empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e gestão de negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).
Acumulando 16 anos de experiência no segmento automotivo, o executivo atua na Iveco desde 2013, passando pelas áreas de vendas de serviços, pós-venda, estratégia e desenvolvimento de negócios, sendo que anteriormente ao posto atual ocupava o cargo de gerente de marketing de produto para a região Latam.
Em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T, Souza discorre sobre os planos da empresa no país e na região latino-americana, com destaque para o desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis mais sustentáveis e equipados com tecnologias que garantam uma maior produtividade nas operações de transporte.
O executivo destaca o significativo crescimento obtido pela empresa entre janeiro e agosto deste ano, período em que registrou um avanço de 10,5% de market share no Brasil, além de expressar expectativas positivas para o futuro, como o aumento nas vendas de produtos do “portfólio verde” da empresa, em linha com o crescente interesse das empresas por combustíveis alternativos e – na esteira das pautas de ESG – descarbonização das operações.
“A Iveco segue investindo em inovação e em sustentabilidade. No último ano, lançamos o S-Way, o melhor pesado desenvolvido pela Iveco em todos os tempos e que em breve também estará disponível na versão a gás, colaborando para a redução de emissões”, diz ele.
“E, por falar no nosso portfólio verde, a Daily elétrica também será lançada para comercialização nos próximos meses.”
Acompanhe.
• Quais são as estratégias atuais da Iveco para o mercado brasileiro?
Consideramos a América Latina uma região prioritária para a nossa operação global. Com base nessa relevância, temos um plano estratégico específico para a região, o que obviamente inclui o Brasil, que vem recebendo investimentos importantes da nossa marca e, por consequência, apresentando um crescimento sustentável nos últimos anos. Até 2025, consolidaremos um ciclo de investimentos – iniciado em 2021 – de R$ 1 bilhão, destinados ao desenvolvimento de produtos, incluindo veículos movidos a combustíveis alternativos, além de atendimento e serviços, expansão da capilaridade da rede e localização de peças e componentes, tudo para fortalecer nossa atuação tanto no Brasil como na Argentina e impulsionar os negócios.
• Qual é a estrutura atual da empresa no país?
Nossa sede administrativa fica em Nova Lima (MG) e nossa sede fabril está localizada em Sete Lagoas (MG), que é a maior planta industrial da Iveco no mundo. Lá também está localizado o nosso Centro de Desenvolvimento de Produto, o único da marca fora da Europa e que tem como objetivo desenvolver produtos preparados especialmente para as nossas estradas locais. Nessa estrutura, também estão localizadas as plantas da Iveco Bus e da IDV – Iveco Defense Vehicles (veículos especializados de defesa e proteção civil). Em solo mineiro, fabricamos veículos leves, médios e pesados para os segmentos de carga e passageiros. Também produzimos veículos especiais, como o blindado Guarani. Além da nossa estrutura em Minas Gerais, contamos com o Centro de Distribuição de Peças, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Segundo Souza, o ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão é destinado ao desenvolvimento
de produtos, expansão da rede e localização de peças e componentes
• Os resultados alcançados pela empresa no país são positivos?
Sim, a Iveco não para de crescer no Brasil. Entre janeiro e agosto deste ano, registramos 10,5% de market share no país. Com isso, estamos posicionados entre os grandes players do segmento, trabalhando com um amplo portfólio de produtos e serviços e foco total no cliente.
• O programa de incentivo para a aquisição de novos caminhões vem surtindo efeito no mercado?
O programa de renovação de frota tem uma importância para a mobilização comercial, mas o setor está carente de mais incentivos para passar por esse momento crítico de introdução da nova norma Euro VI de padronização de emissões (Proconve 8). Além disso, há a questão do acesso ao crédito, que ainda está bem caro e escasso, para que os nossos clientes possam investir em novos produtos e na renovação das frotas.
• Aliás, de que maneira a mudança para os produtos Euro VI afetou o mercado?
Os produtos com a tecnologia Euro VI entraram no mercado brasileiro neste ano, em um período que o setor carece de políticas e incentivos para que as empresas e os caminhoneiros renovem as suas frotas. Por um lado, a tecnologia Euro VI traz inúmeros benefícios. Afinal, é a primeira medida para a descarbonização total dos veículos, uma vez que, com esse padrão, o nível de emissão de gases é bem menor e a durabilidade do sistema é bem maior que a dos motores da fase Euro V. Isso significa que o sistema garante baixa emissão de poluentes até o fim da vida útil do motor. Além disso, trata-se de uma solução que beneficia diretamente o transportador, que passa a contar com caminhões cujos motores possuem eletrônica inteligente, que se antecipa às falhas, evitando paradas desnecessárias e garantindo mais eficiência à operação. Por outro lado, essa nova tecnologia acarretou um aumento de preços dos produtos que gira em torno de 15 a 20%, comparado com a tecnologia anterior.
• O que a empresa destaca em termos de lançamentos e novas tecnologias?
Sem dúvida, o nosso principal destaque recente é o S-Way, considerado o melhor caminhão já fabricado pela Iveco no Brasil. Lançado no final de 2022, esse caminhão proporciona uma redução de consumo de até 15%. Além disso, o S-Way se destaca pela conectividade, serviços de telemetria e gestão de frota, disponíveis por meio do Iveco ON, o que amplia a disponibilidade e a produtividade dos veículos, sendo o caminhão 100% conectado da marca. Para o lançamento do S-Way foram necessárias mais de 1 milhão de horas de engenharia e desenvolvimento, além de 450 pessoas envolvidas e 70 protótipos diferentes.
Lançado em 2022, o caminhão S-Way é considerado o melhor pesado já fabricado pela Iveco no Brasil, diz o diretor
• Quais são as opções que essa plataforma oferece em termos de oferta?
A linha S-Way já oferece versões com 480 cv (6x2) e 540 cv (6x4), mas a versão 480 cv (4x2) estará disponível na rede no último trimestre do ano. Além da versão diesel, o S-Way também conta com uma versão GNV (Gás Natural Veicular), com motorização de 460 cv – a mais potente do mercado – e capacidade total de 960 litros (240 m³). Esse modelo apresenta a maior autonomia do segmento e pode ser abastecido com gás natural, biometano ou a mistura dos dois. Em breve, essa versão estará disponível na rede de concessionários da Iveco.
• A propósito, qual segmento vem sendo mais expressivo em termos de vendas?
Todos os nossos produtos estão em destaque no momento. Em relação aos leves, o modelo Daily é líder incontestável de vendas no segmento de chassi-cabine. Mas neste ano também crescemos no segmento de médios, com uma participação de mercado de 14,3% no acumulado do ano (de janeiro a agosto). E, quando falamos especificamente do mês de agosto, o market share chega a 18%. Além desses produtos, o nosso mais recente lançamento (o já citado caminhão S-Way) alcançou no fim do mês de maio a marca de 1.000 unidades produzidas, um tempo recorde para esse volume.
• Para o próximo ano, a empresa já planejou algum novo lançamento?
A Iveco segue investindo em inovação e em sustentabilidade. No último ano, por exemplo, lançamos o S-Way que, como eu disse antes, é o melhor pesado desenvolvido pela Iveco em todos os tempos. E, em breve, esse caminhão também estará disponível na versão a gás, colaborando para a redução de emissões ao meio ambiente. Por falar no nosso portfólio verde, a Daily elétrica também será lançada para comercialização nos próximos meses. Além das novas versões de produtos, seguimos trabalhando em nosso pós-venda para ofertar sempre as melhores e mais atualizadas soluções e tecnologias para quem está nas estradas.
• Com tantas novidades, quais são as expectativas no curto prazo?
A Iveco segue investindo para continuar crescendo e oferecendo as melhores soluções para os seus clientes. A projeção para o próximo ano é positiva, com a expectativa de uma taxa de juros menor e mais políticas públicas para o incentivo da renovação de frota. Dessa forma, esperamos que o mercado de caminhões fique mais aquecido do que está no momento. Outra expectativa positiva está relacionada ao aumento nas vendas de nosso portfólio verde, já que muitas empresas estão sinalizando interesse em combustíveis alternativos.
Setor aguarda novas quedas na taxa de juros e políticas de incentivo para renovação da frota, acentua o executivo
• Falando em tecnologia, quais são os potenciais impactos dos caminhões autônomos na indústria de transporte de carga e logística?
Ainda há muitas questões legais e de segurança nas estradas para falarmos sobre caminhões autônomos nas rodovias brasileiras, mas quando isso se tornar realidade, teremos alguns impactos como maior eficiência, redução no consumo de combustível e menor prazo de entrega de mercadorias nas cidades.
• Nesse sentido, como a montadora está lidando com a transição gradual para a autonomia?
A Iveco conta com um setor focado em inovações, por meio do qual desenvolve produtos e tecnologias que já são usadas hoje e outras que serão utilizadas no futuro próximo. Dessa forma, a empresa segue buscando e apresentando as melhores e mais eficientes soluções para seus clientes em cada momento.
Saiba mais:
Iveco: www.iveco.com.br
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
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