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Revista M&T - Ed.173 - Outubro 2013
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Pós Venda

Aposta na formação

Além de suprir falta de mão de obra, empresas lançam mão de treinamentos para aperfeiçoar uso de equipamentos e aprimorar serviços de atendimento ao cliente

Além de estoques de peças amplos e diversificados, outra estratégia das empresas para aumentar a rapidez no atendimento é realizar treinamentos para garantir um uso aprimorado dos equipamentos e dos sistemas neles embutidos.

A Grundfos, por exemplo, que atua no segmento de soluções para bombeamento, conta com um centro de treinamento dentro da sede da própria empresa, localizada em São Bernardo do Campo (SP). “Esse treinamento não é oferecido para as empresas, mas sim para os assistentes técnicos”, comenta Andrea Abdelnor, gerente de serviços da Grundfos. “E, ainda este ano, serão realizados mais 25 cursos.”

A Grundfos também conta com treinamentos voltados aos distribuidores e clientes interessados em conhecer o produto. De acordo com Abdelnor, a preocupação da empresa não é apenas de reparar, mas principalmente de prevenir, ajudando o cliente a cuidar melhor do bem e, com isso, aumentar a produtividade do equipamento. “As bombas instaladas possuem diferentes tamanhos e, diferentemente dos equipamentos utilizados para construção, o cliente não pode tirá-la do local onde ela


Além de estoques de peças amplos e diversificados, outra estratégia das empresas para aumentar a rapidez no atendimento é realizar treinamentos para garantir um uso aprimorado dos equipamentos e dos sistemas neles embutidos.

A Grundfos, por exemplo, que atua no segmento de soluções para bombeamento, conta com um centro de treinamento dentro da sede da própria empresa, localizada em São Bernardo do Campo (SP). “Esse treinamento não é oferecido para as empresas, mas sim para os assistentes técnicos”, comenta Andrea Abdelnor, gerente de serviços da Grundfos. “E, ainda este ano, serão realizados mais 25 cursos.”

A Grundfos também conta com treinamentos voltados aos distribuidores e clientes interessados em conhecer o produto. De acordo com Abdelnor, a preocupação da empresa não é apenas de reparar, mas principalmente de prevenir, ajudando o cliente a cuidar melhor do bem e, com isso, aumentar a produtividade do equipamento. “As bombas instaladas possuem diferentes tamanhos e, diferentemente dos equipamentos utilizados para construção, o cliente não pode tirá-la do local onde ela está instalada”, explica. “É o técnico que deve ir ao lugar para realizar o trabalho e, para isso, o treinamento é essencial.”

Na Schwing-Stetter, como comenta Celso Pinheiro, gerente de pós-venda da empresa, os treinamentos são realizados na fábrica em Mairiporã, contemplando segmentos como operação de bombas e centrais de concreto. A equipe é formada por 35 profissionais, sendo 15 técnicos para atuação em campo. “Até março de 2013, realizamos 13 treinamentos, com a participação de 258 pessoas”, contabiliza o gerente. A empresa também realiza treinamento in loco, de acordo com a necessidade do cliente, tanto no Brasil quanto em outros países para os quais a Schwing Brasil fornece equipamentos, como Angola e Cuba.

Já na Comingersoll, os treinamentos para os mecânicos são realizados dentro da matriz, em Sorocaba, além de outros ministrados pelas empresas que trabalham com a distribuidora, como Bobcat, Ammann e Doosan. “Esses treinamentos contemplam tanto a operação do equipamento como manutenção e segurança”, diz o gerente de pós-venda Luiz Cláudio Soncini, explicando que, desde o início de 2013, a empresa vem investindo na contratação de assistentes técnicos para trabalho em campo e no centro técnico, buscando atrair mais profissionais para alavancar a prestação de serviços e reduzir o tempo de execução e reparos.

Volvo oferece serviço de check-up

O Pit Stop é uma central de lubrificação rápida disponibilizada por 26 concessionárias da marca. Ao fazer a troca de óleo, o cliente tem direito a um check-up de mais de 70 itens, incluindo parte elétrica, conexões, iluminação, rodas e pneus, eixo, motor, transmissão e freios. “Esta revisão oferece segurança ao cliente, que sabe exatamente qual a condição do seu veículo e pode planejar as manutenções preventivas, evitando surpresas e paradas inesperadas”, afirma Reinaldo Serafim, gerente comercial de pós-venda da Volvo.

Distribuidora cria universidade técnica

Em 2012, a Pesa desenvolveu uma estrutura de instrução denominada Tech School, que oferece cursos aos colaboradores da empresa e clientes. O recurso está hospedado na Universidade Pesa, uma ferramenta criada pelo departamento de recursos humanos para fornecer capacitação profissional aos colaboradores. Em parceria com o SENAI, a Universidade está dividida em quatro eixos, oferecendo treinamentos técnicos para operação e manutenção dos equipamentos, além de cursos específicos para mecânicos.

 

 

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