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Revista M&T - Ed.52 - Abr/Mai 1999
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Assistência Técnica

A realidade da ferramenta virtual

Notebook: ferramenta para diagnóstico de falha

Muito tem se falado da tecnologiaeletrônica embarcada dos equipamencos, mas, suportar e a interface com tanta novidade tecnológica, requer alguns investimentos na de pessoal e informática.
Com tanto novo conhecimento, a profissão de mecânico hoje seria melhor definida por consultor técnico. Cada vez mais precisamos de conhecimento eletrônico e, principalmente, de informática. Tome-se um exemplo, o antigo sistema de alimentação de combustível de bomba injetora, substituído por módulos eletrônicos. Neste caso, o consultor técnico para ter acesso aos diagnósticos defalha já não pode prescindir de um notebook. No laptop estarão softwares desenvolvidos pela Caterpillar para fazer a comunicação com as máquinas.
Foi num ambiente desses, a 800 km de Salvador, em pleno sertão baiano, que constatamos uma realidade ainda recentemente só visível no cinema. Uma solicitação acionada via programa GMC 24 horas apontava um caminhão GMC, equipado com motor eletrônico Caterpillar 3116, precisando de reparo. Imediatamente, enviamos nosso técnico que, ao invés das pesadas caixas de ferramentas do passado, viajou com o seu notebook, devidamente configurado com os softwares desenvolvidospela Caterpillar como:
MCS (MAINTENANCE CONTROL SYSTEM), um programa desenvolvido para gerenciar e controlar as manutenções dos equipamentos, gerando relatórios e gráficos da disponibilidade do equipamento); CTS (CUSTOM TRACK SERVICE), desenvolvido para gerenciaro sistema de material rodante, análise de custo por hora, desgastes dos componentes e projeçãode vida util); OMG (OVERHAUL MANANGEMENT GUIDE), um programa que em função das condições reais de trabalho e local onde o equipamento trabalha indica o melhor tempo para se efetivar uma reforma no motor e transmissão sem gerar custos elevados em função do reparo após a

Notebook: ferramenta para diagnóstico de falha

Muito tem se falado da tecnologiaeletrônica embarcada dos equipamencos, mas, suportar e a interface com tanta novidade tecnológica, requer alguns investimentos na de pessoal e informática.
Com tanto novo conhecimento, a profissão de mecânico hoje seria melhor definida por consultor técnico. Cada vez mais precisamos de conhecimento eletrônico e, principalmente, de informática. Tome-se um exemplo, o antigo sistema de alimentação de combustível de bomba injetora, substituído por módulos eletrônicos. Neste caso, o consultor técnico para ter acesso aos diagnósticos defalha já não pode prescindir de um notebook. No laptop estarão softwares desenvolvidos pela Caterpillar para fazer a comunicação com as máquinas.
Foi num ambiente desses, a 800 km de Salvador, em pleno sertão baiano, que constatamos uma realidade ainda recentemente só visível no cinema. Uma solicitação acionada via programa GMC 24 horas apontava um caminhão GMC, equipado com motor eletrônico Caterpillar 3116, precisando de reparo. Imediatamente, enviamos nosso técnico que, ao invés das pesadas caixas de ferramentas do passado, viajou com o seu notebook, devidamente configurado com os softwares desenvolvidospela Caterpillar como:
MCS (MAINTENANCE CONTROL SYSTEM), um programa desenvolvido para gerenciar e controlar as manutenções dos equipamentos, gerando relatórios e gráficos da disponibilidade do equipamento); CTS (CUSTOM TRACK SERVICE), desenvolvido para gerenciaro sistema de material rodante, análise de custo por hora, desgastes dos componentes e projeçãode vida util); OMG (OVERHAUL MANANGEMENT GUIDE), um programa que em função das condições reais de trabalho e local onde o equipamento trabalha indica o melhor tempo para se efetivar uma reforma no motor e transmissão sem gerar custos elevados em função do reparo após a falha.
Ao conectar-se com o modulo inteligente do caminhão (ECM - Eletronic Control Module), o ET (Técnico Eletrônico) pôde detectar a falha imediatamente. Um curto circuito estava sendo mostrado no circuito da unidade injetora do 5” cilindro, que estava entrando em colapso juntamente com os demais cilindros, fazendo com que o motor não entrasse em funcionamento. Umcurto circuito era proveniente de uma baixa resistência elétrica nos contatos do ECM, tendo necessariamente que ser substituído. Segundo Juscelino Lemos, Diretor de Suporte ao Produto da Bahema, o mais impressionante deste atendimento é que, após a instalação do novo módulo de controle dos injetores no caminhão, nosso técnico precisava configurá-lo com um programa que, para sua surpresa, estava com problemas de leitura. Imediatamente, foi acionada a nossa Engenharia de Serviços em Salvador - BA, que está conectada ao sistema corporativo da Caterpillar - Piracicaba - SP. Após uma rápida mobilização providenciamos o envio de um novo arquivo via Internet em tempo recorde de 15 minutos. O arquivo foi recebido pelo Técnico ao plugar seu notebook conectado ao telefone na recepção de um posto de gasolina próximoao local em que o caminhão estava enguiçado.
Após a interpretação dos dados, que são recebidos via Internet, o ciiente pode criar gráficos, emitir relatórios, etc.
Vem a propósito esclarecer que o técnico da Bahema estava de posse do SIS (Service Information System), programa da Caterpillar, que aposenta os pesados manuais de serviços, armazenando num único CD aproximadamente 2500 páginas. A disponibilidade da peça causadora da falha foi consultada, através do DBS, em nosso estoque em Salvador ou em qualquer dos oito depósitos estratégicos Cat pelo mundo afora. Todos os nove pontos estão on-line.
O DBS (Dealer Business System), o sistema corporativo desenvolvido em Peoria, capaz de gerenciar as atividades de Marketing e Suporte ao Produto, foi instalado pioneiramente no Brasil pela Bahema Equipamentos em 1993. O país atravessava o auge da crise no segmento da construção pesada. Tal investimento, superior a USS 1 milhão tornou-se uma saída para a revenda, espremida entre a necessidade de enxugar pessoal, que o mercado lhe impunha, e aumentar os controles e abreviar o tempo de resposta para o cliente.
A implantação do DBS nos permitiu ter um pacote de sistemas, desenvolvido para suportar toda esta tecnologia embarcada nos equipamentos, onde podemos aferir sua competência na gestão de estoques permitiu-nos um aparente paradoxo: diminuir capital empatado, levar a disponibilidade de prateleira para 88%, chegando a 98% em 24 horas.
O DBS facilitou, também, a abertura e fechamento de ordens de serviços em nossas oficinas, pois como trabalhamos em tempo real com nossas filiais, podemos compartilhar o mesmo banco de dados e gerenciar a frota dos nossos clientes independente do endereço, tornado ao cliente um atendimento mais ágil, permitindo mantermos um estoque de peças em função da sua frota.
Obra da Asia Motors on line 24 Horas com o mundo Cat
Manter uma frota de 23 motoscrapers, 05 D8, 05 D6 e 05 motoniveladoras Caterpillar em regime de trabalho de 24 horas requer boas práticas de Manutenção e ferramentas que garantam uma maior disponibilidade mecânica.
Em busca de diminuir o tempo de resposta nas compras de peças desenvolvemos a grande novidade em nossa capacidade de parceria com os clientes Cat brasileiros. Ela pode agora ser instalada em qualquer canteiro que disponha de linha telefônica. Trata-se do Terminal Cliente, de onde se podem realizar todas as operações previstas no DBS, sempre em regime 24hrs: preço e disponibilidade de pecas, detalhes de serviços na oficina, correio eletrônico, etc.
A construtora OAS desfrutou deste benefício ao instalar o TC na obra da Asia Motors em Camaçari (BA), o que diminuiu em aproximadamente 04 horas o processo de cotação, resposta e colocação do pedido, com a vantagem de poder arquivar eletronicamente os documentos. Os dados trafegam pela Internet. Instalamos também, o TAM, um software desenvolvido pela Caterpillar para micro, capaz de importar, interpretar e administrar os dados de óleo de maquinas analisados em laboratório. Tal correio eletrônico encurtou em vários dias seu tempo de resposta, permitindo consertos oportunos e muito mais econômicos.
Após a interpretação dos dados, que são recebidos via Internet, o cliente pode criar gráficos, emitir relatórios, etc. O que se observa de mais importante é a rapidez com que ele recebe estas informações. Pois, dependendo do nível de desgaste de um componente, a agilidade na intervenção pode representar uma economia de até 40%, caso o reparo seja feito antes da falha.

*Texto elaborado pela diretoria de Suporte ao Produto da Bahema Equipamentos

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