FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 139 - 10/2010

Venda de máquinas cresce em três dígitos no Nordeste

No primeiro semestre deste ano, a comercialização de equipamentos da linha amarela no estado da Bahia registrou um crescimento de 142% em relação aos seis primeiros meses de 2009, sendo que os rolos compactadores foram os modelos que mais impulsionaram a expansão no setor, com um aumento de 362% nas vendas. Os números foram divulgados por José Luís Vicentini, diretor regional da Sobratema na Bahia, durante sua apresentação a uma plateia de mais de 200 empresários do setor de locação, autoridades e profissionais da construção.

A palestra de Vicentini ocorreu no Fiesta Convention Center, em Salvador (BA), por ocasião do lançamento da revista Locação & Negócios, publicação da Associação Baiana de Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos (Abelme).  Segundo seu levantamento, o crescimento das vendas de máquinas de terraplenagem no estado do Pernambuco no mesmo período atingiu a marca de 120%, com um aumento impressionante de 900% nas vendas de rolos compactadores e de 600% na de tratores de esteiras.

No Ceará, por sua vez, a expansão do mercado (97%) foi impulsionada pela demanda por escavadeiras hidráulicas (211%) e motoniveladoras (160%). Os números, segundo Vicentini, integram o Estudo de Mercado que será apresentado pela Sobratema em novembro próximo, com o levantamento do consumo de equipamentos para construção em todo o Brasil.