FECHAR
FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 139 - 10/2010

Makro adquire guindastes de grande porte

O crescimento do mercado de energia eólica, que demanda a instalação de aerogeradores em torres com alturas superiores a 100 m e requer o uso de guindastes de maior porte, motivou a Makro Engenharia a ampliar seu parque de equipamentos com modelos maiores. Além dos guindastes sobre esteiras e telescópicos com capacidade para 1.200 t de carga, ela acaba de receber um lote de equipamentos que operam na faixa de 400 e 750 t.

A locadora avalia que haja uma grande demanda para esse tipo de guindastes no Brasil. Só no Ceará, ela mantém modelos desse porte em projetos como a implantação da termelétrica Energia Pecém, uma parceria entre a EBX e o grupo português EDP, onde conta com uma considerável frota de guindastes telescópicos (25 a 400 t) e sobre esteira (250 a 400 t) em operação. No segmento de usinas eólicas, por sua vez, a locadora dispõe de um guindaste LR 1750 na implantação do projeto da Suzlon, em Camocim.

“Equipamentos desse porte garantem maior produtividade, pois a sua alta capacidade de movimentação de cargas libera os esforços das construtoras”, afirma Miguel Angelo, coordenador operacional da Makro Engenharia no projeto Pecém, no Ceará.