FECHAR
Voltar

Painel

Revista M&T Edição 139 - 10/2010

Tesoura hidráulica otimiza as demolições

A demolição de uma antiga fábrica no estado de Pernambuco ilustra os benefícios que a tecnologia pode proporcionar  na comparação com os tradicionais métodos baseados no uso intensivo de mão de obra. A empresa AC Tratores, contratada para a execução do serviço, utilizou uma tesoura hidráulica no processamento das peças demolidas e, além de computar ganhos de produtividade, conseguiu desenvolver os trabalhos de forma mais silenciosa.

A tesoura hidráulica utilizada, um modelo Sandvik BC2019, fornecido pela Getefer, tem 2.350 kg de peso e trabalhou montada numa escavadeira Volvo EC240 BLC. Indicado para ser utilizado em máquinas portadoras de 16 a 26 t de peso, o equipamento em questão opera com uma pressão de 320 bar e fluxo de 230 l/min, atingindo uma abertura de mandíbulas de 700 mm.

“Trata-se de um equipamento altamente produtivo e de fácil manutenção”, diz Alexandre Navarro, diretor da AC Tratores. Ele ressalta ainda a facilidade no manuseio do implemento, que é possibilitada por seu sistema de giro hidráulico de 360º.