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ZF traz tecnologias inteligentes de segurança ao Brasil 

Pacote reúne soluções em sistemas de direção, frenagem e assistência para caminhões e ônibus; Empresa anuncia tecnologia embarcada para implementos, que chega no último trimestre do ano

Assessoria de Imprensa

10/06/2022 09h40 | Atualizada em 14/06/2022 08h59

A ZF acaba de disponibilizar ao mercado da América do Sul um portfólio de produtos tecnológicos que promete aumentar exponencialmente a segurança de caminhões e ônibus nas estradas do país.

Direcionado para a dinâmica veicular, o pacote inclui versões avançadas de tecnologias como ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System) e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Em relação às soluções de freios, especificamente, o portfólio reúne sistemas de ABS com Controle de Estabilidade que, no curto prazo, será obrigatório por lei para todos os veículos produzidos pelas

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A ZF acaba de disponibilizar ao mercado da América do Sul um portfólio de produtos tecnológicos que promete aumentar exponencialmente a segurança de caminhões e ônibus nas estradas do país.

Direcionado para a dinâmica veicular, o pacote inclui versões avançadas de tecnologias como ABS (Antilock Braking System), EBS (Electronic Braking System) e ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Em relação às soluções de freios, especificamente, o portfólio reúne sistemas de ABS com Controle de Estabilidade que, no curto prazo, será obrigatório por lei para todos os veículos produzidos pelas montadoras.

Por sua vez, o EBS integra diversas funções do sistema de freios em sistemas eletrônicos. As vantagens incluem otimização do tempo de resposta e redução na distância de parada, resultando em aumento da segurança nas estradas.

Já os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) compõem um conjunto de itens de alta tecnologia capazes de suportar o motorista e propiciar uma condução mais segura.

É o caso do OnGuardMAX, sistema que funciona por meio de radares, câmeras, sensores e softwares para detectar a presença de pessoas, animais ou objetos, agregando recursos de assistência ao motorista como LDW (Lane Departure Warning), ACC (Adaptive Cruise Control) e BSD (Blind Spot Detection).

Outro destaque é o ReAX Steering, um sistema de caixa de direção hidráulica assistida eletricamente por acoplamento a motor elétrico. Em conjunto com o OnGuardMAX, a tecnologia também oferece a função de manutenção na faixa de rodagem (LKA – Lane Keeping Assist).

Segundo Silvio Furtado, diretor de soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul, os produtos se destacam pela atualização da inteligência embutida em seus sistemas, comandados por ECUs (ElectronicsControl Units).

“Nosso sistema conta com sensores que captam dados do comportamento do veículo e do motorista, que são analisadas pelo módulo eletrônico e identificam, por exemplo, se a velocidade que o veículo está entrando em uma curva é segura para aquele trecho específico da pista”, descreve.

“Caso necessário, o módulo envia comandos para os componentes do sistema, que atuam ajudando a controlar a velocidade e o movimento do veículo”, completa.

Antecipando-se à legislação brasileira, a ZF também anunciou que lançará a nova solução iEBS no Brasil no último trimestre deste ano.

Integrado ao cavalo-mecânico, o sistema modular é exclusivo para semirreboques e promete aumentar a estabilidade do conjunto (inclusive retrofit) por meio de recursos de inteligência embarcada, incluindo o sistema de telemetria “Trailer Pulse” para implementos.

Sistema iEBS da ZF chega ao mercado no último trimestre com tecnologia inteligente embarcada para implementos rodoviários

Confira essas e outras novidades tecnológicas da ZF na edição de julho da Revista M&T.

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