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XCMG aposta nos elétricos visando ganhar espaço no mercado brasileiro

Equipados com motores elétricos com uma potência máxima de 360kW (482cv) e torque máximo de 2.000Nm, o novo caminhão apresenta como diferencial a emissão zero carbono

Assessoria de Imprensa / Frota&cia

02/06/2023 09h35 | Atualizada em 06/06/2023 08h49

A XCMG Brasil lançou o novo XCMG E7-29T, primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico, 6x4 rodoviário, homologado no mercado nacional, com peso bruto total (PBT) de 23.000 e peso bruto total combinado (PBTC) de 49.000 Kg.

O novo caminhão apresenta como diferencial a emissão zero carbono. Equipados com motores elétricos com uma potência máxima de 360kW (482cv) e torque máximo de 2.000Nm, os caminhões XCMG E7-29T contam com seis packs de bateria de ferro fostato de lítio de 282 kVA, capazes de proporcionar uma autonomia de 150 km. O conjunto de baterias está instalado em uma caixa vertical atrás da cabine e não no chassi, como a maioria dos veículos elétricos.

O tempo de carregamento das baterias é de cerca de 1 hora. Mas, pelo fato de serem removíveis (Sistema “swammpig”), os packs podem ser trocados em menos de 6 minutos por um sistema reserva. Segundo o fabricante, a opção se justifica a partir de uma frota de 25 caminhões, já que o custo de aquisição de um conjunto de 6 packs gira em torno de 50% do preço do veículo.

Custo – O pre&cc

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A XCMG Brasil lançou o novo XCMG E7-29T, primeiro cavalo-mecânico 100% elétrico, 6x4 rodoviário, homologado no mercado nacional, com peso bruto total (PBT) de 23.000 e peso bruto total combinado (PBTC) de 49.000 Kg.

O novo caminhão apresenta como diferencial a emissão zero carbono. Equipados com motores elétricos com uma potência máxima de 360kW (482cv) e torque máximo de 2.000Nm, os caminhões XCMG E7-29T contam com seis packs de bateria de ferro fostato de lítio de 282 kVA, capazes de proporcionar uma autonomia de 150 km. O conjunto de baterias está instalado em uma caixa vertical atrás da cabine e não no chassi, como a maioria dos veículos elétricos.

O tempo de carregamento das baterias é de cerca de 1 hora. Mas, pelo fato de serem removíveis (Sistema “swammpig”), os packs podem ser trocados em menos de 6 minutos por um sistema reserva. Segundo o fabricante, a opção se justifica a partir de uma frota de 25 caminhões, já que o custo de aquisição de um conjunto de 6 packs gira em torno de 50% do preço do veículo.

Custo – O preço de lançamento para a versão E7-29T é de R$ 1,3 milhão, financiado pelo Banco XCMG com taxas de 0,99 a.m. (em 36 meses) ou 1,25% a.m. para parcelamento em 60 vezes, via CDC.

“Apesar do preço mais elevado, em comparação às versões a diesel, a XCMG aposta no sucesso do produto, já que a adoção de veículos elétricos vai de encontro às diretrizes das empresas comprometidas com o meio ambiente. Além da emissão zero de poluentes e os baixos níveis de ruídos, os caminhões elétricos apresentam melhor disponibilidade física, baixa manutenção e zero vibrações”, explica Ricardo Sendas, gerente de Veículos Elétricos da empresa

Para garantir a pronta entrega do veículo, a XCMG importou um lote de 200 unidades da versão cavalo mecânico, tanto para comercialização quanto para demonstração junto aos clientes. No início, a assistência técnica do produto será oferecida pela própria fábrica, como já acontece com os caminhões fora-de-estrada fornecidos para a Vale.

“Futuramente, depois de devidamente treinada, poderemos contar com o apoio da rede XCMG, que hoje conta com 45 concessionárias em todo o país”, revela Ricardo Sendas.

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