Assessoria de Imprensa
11/07/2022 08h43 | Atualizada em 11/07/2022 15h04
A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) espera um novo crescimento nas vendas de máquinas para o mercado de construção em 2022, o que significará o 5º ano consecutivo de aumento na comercialização de equipamentos para o setor.
De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, o 1º semestre deste ano foi ligeiramente melhor do que em 2021.
"As máquinas vendidas e não entregues no ano passado geraram um resultado positivo neste ano, dando aos seis primeiros meses de 2022 um posicionamento interessante", avalia.
No caso do 2º semestre, Dani
...A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) espera um novo crescimento nas vendas de máquinas para o mercado de construção em 2022, o que significará o 5º ano consecutivo de aumento na comercialização de equipamentos para o setor.
De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, o 1º semestre deste ano foi ligeiramente melhor do que em 2021.
"As máquinas vendidas e não entregues no ano passado geraram um resultado positivo neste ano, dando aos seis primeiros meses de 2022 um posicionamento interessante", avalia.
No caso do 2º semestre, Daniel pondera que não deve haver um pico de crescimento significativo, mas uma acomodação positiva.
"Como resultado, 2022 será melhor do que 2021, consolidando um cenário de crescimento sustentando do setor", acrescenta.
Em sua análise, as áreas do agronegócio e da mineração continuam bem-posicionadas, gerando uma boa demanda, o que contribui para estabilidade do setor de máquinas.
Outro ponto positivo é a realização das concessões, cujos investimentos de longo prazo favorecem também uma perspectiva estável para os próximos anos. Além disso, há ainda as obras realizadas por prefeituras para a manutenção das cidades, que demanda equipamentos.
Daniel, que será debatedor do Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção, afirma que dois fatores geram uma preocupação nesse segmento: a elevada taxa de juros e o preço dos equipamentos que seguem um viés de alta.
"Quando a taxa de juros está elevada, a compra de máquinas cai e apenas usuários que têm uma operação para sustentar esse investimento realizam a aquisição", explica.
A seu ver, o setor tem como grande alavanca o crédito, uma vez que a compra à vista, o mercado de usados e a modalidade trade-in representam menos de 10% das operações de cada uma delas.
Já o consórcio está um pouco acima de 10%, com boa contribuição nas vendas, porém ainda longe de atender as expectativas.
O Webinar Sobratema Atualização das Tendências no Mercado da Construção contará ainda com as palestras do coordenador do Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção, Mário Miranda, e do economista Fernando Garcia de Freitas, da Ex Ante Consultoria Econômica.
O Head of LatinAmerica Sales Development da Google Cloud, Douglas Leonardo, atuará como debatedor, ao lado de Miranda e Daniel.
Com transmissão pelo Canal da Sobratema no YouTube, o evento online trará uma avaliação sobre o primeiro semestre de 2022 e as perspectivas para o segundo semestre do mercado de máquinas, além de apontar cenários da macroeconomia brasileira e global.
Serviço
Atualização das Tendências no Mercado da Construção
Data: 28 de julho
Horário: 15h
Transmissão: Canal Sobratema no Youtube
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade