Assessoria de Imprensa
25/09/2025 07h30
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira na pesquisa de biocombustível aplicado a veículos comerciais no Brasil, e a EcoRodovias iniciaram os testes para avaliar o rendimento e a confiabilidade do B100, biodiesel 100% renovável de origem vegetal no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.
O objetivo é compreender a eficiência desse tipo de combustível aplicado à realidade de operação rodoviária, avaliando desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção dos veículos (como desgaste do motor e substituição de peças) e confiabilidad
...A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira na pesquisa de biocombustível aplicado a veículos comerciais no Brasil, e a EcoRodovias iniciaram os testes para avaliar o rendimento e a confiabilidade do B100, biodiesel 100% renovável de origem vegetal no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.
O objetivo é compreender a eficiência desse tipo de combustível aplicado à realidade de operação rodoviária, avaliando desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção dos veículos (como desgaste do motor e substituição de peças) e confiabilidade em situações reais de trabalho.
O B100 é uma alternativa mais sustentável ao diesel fóssil tradicional. Produzido 100% a partir de soja, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2, na comparação com o produto convencional, de acordo com estudos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Os testes vão durar 12 meses e serão aplicados em 4 caminhões Volkswagen: 1 Meteor 29.530 - aplicação guincho, 2 Delivery 11.180 - aplicação guincho e 1 Constellation 17.190 aplicação pipa.
“Na nossa trajetória como empresa de soluções em transporte sustentável, seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Por isso, a realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos. Dessa forma, contribuímos para o avanço do setor rodoviário em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com metas climáticas”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os testes com o B100 estão alinhados às metas de emissões de gases de efeito estufa previstas na Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que incluem reduções de 25% até 2026 e de 42% até 2030 nas emissões de Escopo 1 (emissões diretas das operações da empresa) e Escopo 2 (emissões indiretas provenientes da energia adquirida pela companhia).
“Uma parte relevante das nossas emissões de Escopo 1 vem da frota movida a diesel, composta por guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio. Temos avaliado ao longo dos anos diferentes combustíveis e tecnologias e entendemos que o biodiesel B100 tem potencial de oferecer ganhos ambientais expressivos, com custos de adaptação relativamente baixos”, explica Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade do Grupo EcoRodovias.
Como funcionará o teste - O abastecimento será realizado por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, a partir de um tanque instalado na base de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP). O combustível é fornecido pela Brejeiro, tradicional produtora de biodiesel de soja.
Os veículos receberão as adequações específicas e acompanhamento técnico contínuo por parte de ambas as empresas — Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias — para análise de desempenho e eventuais ajustes durante os testes.
24 de setembro 2025
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