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Volvo Trucks é a primeira montadora do mundo a utilizar aço sem fósseis

Aço especial da SSAB é produzido com nova tecnologia baseada em hidrogênio

Assessoria de Imprensa

25/05/2022 07h38 | Atualizada em 30/05/2022 15h57

Comprometida com o Acordo de Paris, a Volvo Trucks está empenhada em alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa em sua cadeia de valor até 2040.

Em mais um passo nessa caminhada, a empresa tornou-se a primeira fabricante mundial a introduzir aço sem fósseis em seus caminhões.

Produzido pela multinacional de origem sueca SSAB, o aço “fossil free” será utilizado inicialmente nos caminhões elétricos pesados da marca.

Segundo a Volvo, o aço especial da SSAB é produzido com tecnologia completamente nova, baseada em hidrogênio.

O resultado é um impacto climá

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Comprometida com o Acordo de Paris, a Volvo Trucks está empenhada em alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa em sua cadeia de valor até 2040.

Em mais um passo nessa caminhada, a empresa tornou-se a primeira fabricante mundial a introduzir aço sem fósseis em seus caminhões.

Produzido pela multinacional de origem sueca SSAB, o aço “fossil free” será utilizado inicialmente nos caminhões elétricos pesados da marca.

Segundo a Volvo, o aço especial da SSAB é produzido com tecnologia completamente nova, baseada em hidrogênio.

O resultado é um impacto climático muito menor do que o aço produzido de forma convencional. Ainda em escala reduzida, a introdução nos caminhões elétricos pesados da marca terá início no 3º trimestre.

"Vamos aumentar a utilização de materiais sem fósseis em todos os nossos caminhões, de modo a torná-los ‘net zero’ não só em funcionamento, mas também no que diz respeito aos materiais com que são construídos", diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produtos da Volvo Trucks.

O primeiro aço do mundo produzido com hidrogênio será utilizado em elementos estruturais do caminhão, a base sobre a qual todos os demais componentes principais são montados.

À medida que a disponibilidade aumentar, o aço sem fósseis também será introduzido em outras partes do caminhão, diz a montadora.

Atualmente, cerca de 30% dos materiais de um caminhão Volvo novo provêm de materiais reciclados. E até 90% do veículo pode ser reciclado ao fim de sua vida útil.

"Estamos continuamente nos esforçando para minimizar ainda mais a nossa pegada climática”, acrescenta Sandström. “Também estamos caminhando para uma maior circularidade, tanto em nossas operações como nos nossos caminhões", completa.

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