Assessoria de Imprensa
20/06/2022 09h23 | Atualizada em 22/06/2022 14h26
Imagine um caminhão que emite apenas vapor de água, produz sua própria eletricidade a bordo e tem autonomia de até 1.000 km. Isso é possível com o uso da tecnologia de células a combustível de hidrogênio, que a Volvo Trucks começou a testar em seus veículos.
Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks atualmente já oferece caminhões elétricos a bateria e modelos que funcionam com combustíveis renováveis como o biogás.
Na segunda metade desta década, uma terceira opção neutra em CO2 será adicionada ao portfólio de produtos da marca, com a adiç&ati
...Imagine um caminhão que emite apenas vapor de água, produz sua própria eletricidade a bordo e tem autonomia de até 1.000 km. Isso é possível com o uso da tecnologia de células a combustível de hidrogênio, que a Volvo Trucks começou a testar em seus veículos.
Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks atualmente já oferece caminhões elétricos a bateria e modelos que funcionam com combustíveis renováveis como o biogás.
Na segunda metade desta década, uma terceira opção neutra em CO2 será adicionada ao portfólio de produtos da marca, com a adição de caminhões elétricos movidos por células a combustível de hidrogênio.
"A combinação de bateria elétrica e célula de combustível elétrica permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 em seus caminhões, não importando as tarefas de transporte que executem", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
As células de hidrogênio serão fornecidas pela cellcentric, uma joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG.
Segundo a Volvo, os caminhões elétricos equipados com a tecnologia terão alcance operacional comparável a caminhões a diesel – até 1.000 km – e tempo de reabastecimento de menos de 15 minutos.
O peso total do conjunto pode chegar a cerca de 65 toneladas ou mais, incluindo duas células a combustível com capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo.
Os projetos-pilotos começarão dentro de poucos anos em clientes ao redor do mundo, enquanto a comercialização da nova tecnologia está planejada para o final desta década.
"Os caminhões elétricos movidos com células a combustível de hidrogênio serão especialmente adequados para longas distâncias, em tarefas pesadas e exigentes em termos de energia", diz Alm.
“Também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são limitadas", completa.
Segundo o executivo, não se pode perder mais tempo para descarbonizar o transporte, uma vez que o processo já está atrasado.
“Portanto, minha mensagem para todas as empresas de transporte é que comecem hoje a jornada com bateria elétrica, biogás e outras opções disponíveis", conclui Alm.
27 de novembro 2024
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