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Volvo testa caminhão do futuro, que tem placas solares e foi criado no Brasil

Protótipo do tipo graneleiro atuará no Centro-Oeste para avaliar tecnologias que equiparão a próxima geração de veículos

Automotive Business

21/09/2021 11h00

A Volvo anunciou que vai iniciar a fase de testes do protótipo Efficiency Concept Truck, um modelo graneleiro que foi desenvolvido pela engenharia brasileira em conjunto com as equipes da matriz.

O caminhão-conceito foi construído sobre um Volvo FH 6x4 rodotrem, que recebeu algumas das mais avançadas tecnologias do segmento de transporte de grãos. Por isso, ele será testado levando a carga das regiões produtoras no Centro-Oeste do País para os principais portos de escoamento da safra.

Segundo a Volvo, a empresa escolheu essa aplicação e esse local porque “o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recorde

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A Volvo anunciou que vai iniciar a fase de testes do protótipo Efficiency Concept Truck, um modelo graneleiro que foi desenvolvido pela engenharia brasileira em conjunto com as equipes da matriz.

O caminhão-conceito foi construído sobre um Volvo FH 6x4 rodotrem, que recebeu algumas das mais avançadas tecnologias do segmento de transporte de grãos. Por isso, ele será testado levando a carga das regiões produtoras no Centro-Oeste do País para os principais portos de escoamento da safra.

Segundo a Volvo, a empresa escolheu essa aplicação e esse local porque “o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.”

Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil, diz que esse caminhão é uma espécie de laboratório sobre rodas, onde serão testadas tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro.

“Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”, diz

Todas as inovações que foram agregadas ao veículo experimental visam reduzir o consumo de combustível, melhorar a disponibilidade de operação e aumentar a segurança durante todo o processo de utilização.

Por isso, explica Todeschini, a aerodinâmica tem papel fundamental no projeto, o que explica as diversas alterações feitas no exterior. A cabine foi rebaixada e ficou 25 cm mais longa, além de ter recebido defletores de ar maiores, com o dobro do tamanho dos que são usados no FH convencional.

A dianteira também foi deslocada 17,5 cm à frente, para ganhar um formato mais aerodinâmico, e o entre-eixos foi encurtado para 3 metros, trazendo o trailer para mais perto da cabine, o que também ajuda a reduzir a resistência ao ar.

Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia e líder do projeto, explica que o Efficiency Concept Truck recebeu todas as inovações disponíveis no mercado para garantir o máximo de eficiência na operação de transportes de grãos.

“Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais.”

Segundo a marca, o desenvolvimento do protótipo contou com a participação ativa de diversos parceiros estratégicos, como Randon, Hyva e Continental, que contribuíram com as soluções aplicadas no implemento, no sistema hidráulico e nos pneus.

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