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Volvo reabre pista de teste de caminhões em Curitiba

Campo de provas no Paraná passou por modernização e, agora, é a mais moderna da montadora sueca fora da Europa

iCarros

12/04/2022 11h00

Depois de quase três anos de obras, a Volvo concluiu este mês a expansão e modernização de seu campo de provas para caminhões e ônibus. Instalada junto de sua fábrica em Curitiba (PR), a unidade foi ampliada e modernizada, e agora ocupa cerca de 87 mil m², onde funcionam sete pistas de testes diferentes.

O campo conta agora com sete pistas diferentes, onde é possível fazer testes para avaliação de estabilidade, freios, conforto, durabilidade e, também certificar os veículos em relação aos níveis de ruído. Nessas avaliações extremas, podem ser usados caminhões com carga de até 21 toneladas por eixo, mais do dobro do que é permitido nas rodovias brasileiras.

Nas obras, foram deslocados 170 mil m³ de terra, o equivalente à carga de 14 mil caminhões caçamba e a conclusão das pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, última etapa do projeto, aconteceu em março.

A ideia é reproduzir todas as condições de rodagem das estradas, não só do Brasil, mas de toda a América Latina, para onde a f&aacut

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Depois de quase três anos de obras, a Volvo concluiu este mês a expansão e modernização de seu campo de provas para caminhões e ônibus. Instalada junto de sua fábrica em Curitiba (PR), a unidade foi ampliada e modernizada, e agora ocupa cerca de 87 mil m², onde funcionam sete pistas de testes diferentes.

O campo conta agora com sete pistas diferentes, onde é possível fazer testes para avaliação de estabilidade, freios, conforto, durabilidade e, também certificar os veículos em relação aos níveis de ruído. Nessas avaliações extremas, podem ser usados caminhões com carga de até 21 toneladas por eixo, mais do dobro do que é permitido nas rodovias brasileiras.

Nas obras, foram deslocados 170 mil m³ de terra, o equivalente à carga de 14 mil caminhões caçamba e a conclusão das pistas de dinâmica veicular e rampas de teste, última etapa do projeto, aconteceu em março.

A ideia é reproduzir todas as condições de rodagem das estradas, não só do Brasil, mas de toda a América Latina, para onde a fábrica brasileira também exporta sua produção.

Segundo o diretor de engenharia de testes da Volvo na América Latina, Rafael Barreto, as obras tornaram o campo de provas de Curitiba o mais moderno da marca fora da Europa.

“Ampliamos e renovamos toda a infraestrutura, com as mais avançadas soluções de engenharia. Todos os testes feitos com os veículos aqui terão correspondência e validade para os mercados mundiais mais exigentes”, diz.

Barreto explica que o campo funciona como um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de veículos pesados. “Ter uma infraestrutura de testes tão completa dá agilidade ao desenvolvimento à adequação dos veículos e, assim, podemos responder rapidamente às crescentes necessidades dos operadores de transporte”.

“Investir na unidade brasileira foi uma decisão estratégica global da Volvo, pois nosso país é, hoje, o segundo maior mercado para os caminhões da marca, ficando atrás apenas dos EUA”, complementa.

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