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Volvo Penta fecha parceria para motores a hidrogênio bicombustível

Projeto com a CMB.Tech prevê desde protótipos até industrialização em escala reduzida para clientes selecionados

Assessoria de Imprensa

24/10/2022 17h05

A Volvo Penta e a CMB.Tech anunciam um acordo de parceria concebido para acelerar o desenvolvimento de soluções a hidrogênio bicombustível para aplicações terrestres e marítimas.

A colaboração inclui projetos conjuntos desde protótipos até industrialização em escala reduzida para clientes selecionados, proporcionando maior acesso à tecnologia para redução das emissões.

A CMB.Tech já projeta e opera aplicações marítimas e industriais alimentadas por hidrogênio e amoníaco. A

As empresas têm trabalhado juntas em projetos-piloto desde 2017, adaptando os motores Penta com kits de conversão para que funcionem como solução bicombustível de hidrogênio e diesel.

A expectativa é que a colaboração reforce as sinergias para alavancar ofertas de produtos de ambas as empresas, estabelecendo a tecnologia de hidrogênio bicombustível como uma solução provisória com baixo teor de carbono, até que as alternativas adequadas de emissões zero se tornem viáveis.

"Os projetos

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A Volvo Penta e a CMB.Tech anunciam um acordo de parceria concebido para acelerar o desenvolvimento de soluções a hidrogênio bicombustível para aplicações terrestres e marítimas.

A colaboração inclui projetos conjuntos desde protótipos até industrialização em escala reduzida para clientes selecionados, proporcionando maior acesso à tecnologia para redução das emissões.

A CMB.Tech já projeta e opera aplicações marítimas e industriais alimentadas por hidrogênio e amoníaco. A

As empresas têm trabalhado juntas em projetos-piloto desde 2017, adaptando os motores Penta com kits de conversão para que funcionem como solução bicombustível de hidrogênio e diesel.

A expectativa é que a colaboração reforce as sinergias para alavancar ofertas de produtos de ambas as empresas, estabelecendo a tecnologia de hidrogênio bicombustível como uma solução provisória com baixo teor de carbono, até que as alternativas adequadas de emissões zero se tornem viáveis.

"Os projetos iniciais de tecnologia de bicombustível indicam reduções de até 80% nas emissões de CO2", diz Roy Campe, diretor de tecnologia da CMB.Tech.

"É evidente que a transição energética é um grande desafio em muitos tipos de aplicações. Com a tecnologia de bicombustível podemos fornecer uma solução rentável e robusta para uma variedade de aplicações", acrescenta.

Por sua vez, a Volvo Penta reforça a atuação junto a fornecedores, parceiros e clientes para acelerar a transição para combustíveis sem fósseis, tanto em aplicações terrestres como marítimas.

"O desenvolvimento nessa área avançando rapidamente e, com a nova parceria, vemos uma grande oportunidade para aumentar a utilização e disponibilidade de soluções a hidrogênio", diz Heléne Mellquist, presidente da Volvo Penta.

“Acredito que a abordagem de bicombustível irá atrair muitos dos nossos clientes pela facilidade de instalação, manutenção e utilização. Além disso, ajudará a acelerar a transição dos nossos clientes para operações mais sustentáveis", ela projeta.

O desenvolvimento e testes do sistema de injeção a hidrogênio serão efetuados no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento da CMB.Tech, em Brentwood, no Reino Unido.

"O potencial de descarbonização com hidrogênio verde é enorme, mas muitas aplicações requerem um cenário de recurso ao combustível tradicional para manter o negócio viável", ressalta Campe.

"Não existe uma ‘solução única’, razão pela qual a Volvo Penta está investindo fortemente na exploração de uma vasta gama de tecnologias sustentáveis e de transição – como hibridação, linhas elétricas, células de combustível e combustíveis alternativos para motores de combustão –, dando aos clientes a oportunidade de encontrar a tecnologia que funcione melhor para sua aplicação", conclui Mellquist.

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