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Volvo Penta atualiza o motor diesel D16 para operações exigentes

Propulsor de 16 litros foi projetado para atender às necessidades dos clientes que trabalham em ambientes exigentes

Assessoria de Imprensa

28/05/2021 11h00 | Atualizada em 01/06/2021 11h29

Recentemente, a Volvo Penta lançou seu novo motor diesel fora de estrada D16 Stage V/Tier 4F certificado.

Apresentado ao mercado internacional como o mais potente e versátil da marca até o momento, o motor de 16 litros fornece 796 hp de potência e 3.650 Nm de torque de pico a 1.900 rpm, sendo projetado para atender às necessidades dos clientes que trabalham em ambientes exigentes, como mineração, agricultura, construção, atividades florestais e aplicações especiais.

O sistema turbo de duplo estágio promete alto desempenho em toda a faixa operacional, com alto torque tanto em baixas quanto em altas rotações. “Isso permite que o motor atenda às exigências de múltiplas aplicações, sem comprometer o desempenho e o torque”, assegura a empresa.

Segundo a Volvo Penta, o propulsor permite reduzir o consumo de combustível em até 10%, quando comparado ao modelo anterior da série. Além disso, o sistema de pós-tratamento EATS utiliza apenas a tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR), eliminando a necessidade de recirculação de gás de es

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Recentemente, a Volvo Penta lançou seu novo motor diesel fora de estrada D16 Stage V/Tier 4F certificado.

Apresentado ao mercado internacional como o mais potente e versátil da marca até o momento, o motor de 16 litros fornece 796 hp de potência e 3.650 Nm de torque de pico a 1.900 rpm, sendo projetado para atender às necessidades dos clientes que trabalham em ambientes exigentes, como mineração, agricultura, construção, atividades florestais e aplicações especiais.

O sistema turbo de duplo estágio promete alto desempenho em toda a faixa operacional, com alto torque tanto em baixas quanto em altas rotações. “Isso permite que o motor atenda às exigências de múltiplas aplicações, sem comprometer o desempenho e o torque”, assegura a empresa.

Segundo a Volvo Penta, o propulsor permite reduzir o consumo de combustível em até 10%, quando comparado ao modelo anterior da série. Além disso, o sistema de pós-tratamento EATS utiliza apenas a tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR), eliminando a necessidade de recirculação de gás de escape (EGR) e uso de filtro de partículas diesel (DPF).

Com projeto de seis cilindros em linha, o novo motor também foi desenvolvido para produzir uma operação mais suave, com baixos níveis de ruído. “Com pontos de serviço de fácil acesso, o motor D16 tem intervalo de serviço de óleo estendido, de 500 para 1.000 horas”, conclui o comunicado.

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