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Volvo lidera novamente em caminhões pesados, mas vê 2025 com cautela

O ano que encerrou trouxe muitos números positivos para a Volvo. O FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, agora pela sexta vez consecutiva, com 7.765 emplacamentos

Assessoria de Imprensa

12/02/2025 13h49 | Atualizada em 12/02/2025 13h53

Em 2024, a Volvo foi novamente líder na soma dos segmentos de caminhões semipesados e pesados no Brasil. Foram 23.185 veículos emplacados, crescimento de 18% sobre o ano anterior, assegurando à marca um market share de 23,7%.

Outro destaque foi o crescimento dos Planos de Serviços, agora presentes em nove de cada dez do volume equivalente de veículos entregues. Para 2025, no entanto, a marca prevê um mercado menor, para todos os fabricantes.

O ano que encerrou trouxe muitos números positivos para a Volvo. O FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, agora pela sexta vez consecutiva, com 7.765 emplacamentos. Entre os pesados, o segundo lugar também

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Em 2024, a Volvo foi novamente líder na soma dos segmentos de caminhões semipesados e pesados no Brasil. Foram 23.185 veículos emplacados, crescimento de 18% sobre o ano anterior, assegurando à marca um market share de 23,7%.

Outro destaque foi o crescimento dos Planos de Serviços, agora presentes em nove de cada dez do volume equivalente de veículos entregues. Para 2025, no entanto, a marca prevê um mercado menor, para todos os fabricantes.

O ano que encerrou trouxe muitos números positivos para a Volvo. O FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, agora pela sexta vez consecutiva, com 7.765 emplacamentos. Entre os pesados, o segundo lugar também ficou com um FH, o modelo 460, com 4.956 licenciamentos.

Considerando apenas a classe de pesados, a Volvo emplacou 18.838 unidades, o que lhe garantiu crescimento de 20% sobre o ano anterior e exatos 30% de market share.

Outro destaque da marca foi a linha de caminhões VM, que teve 7.462 emplacamentos. O Volvo VM 290 foi o modelo líder em vendas do País no segmento de semipesados, com 4.026 unidades. “Nossa liderança de muitos anos na soma dos segmentos de pesados e semipesados atesta a confiança dos transportadores na marca Volvo, em nossos caminhões e na estrutura de serviços de nossa rede de concessionárias”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Vocacionais - A liderança da Volvo aconteceu também entre os vocacionais pesados, aqueles caminhões fora de estrada e/ou destinados a aplicações mais severas. A marca teve a maior participação nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44% de market share) e cana-de-açúcar (29% de market share). “Além disso, o VMX, versão off road deste modelo, conquistou muito espaço.

Foram 3.000 emplacamentos no ano passado, o que corresponde a 40% do volume da linha VM”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Condução Inteligente - Em 2024 houve crescimento de 40% nos contratos do serviço Condução Inteligente Volvo (CIV), uma consultoria da marca para aprimorar a gestão de combustível dos transportadores. O serviço utiliza a alta conectividade dos caminhões para gerar dados de desempenho.

Por meio de Inteligência Artificial, o sistema da Volvo compara caminhões de aplicações e rotas similares de todo o Brasil. Essas análises são oferecidas aos transportadores com dados anonimizados em relatórios periódicos de fácil interpretação, o que permite acompanhar o potencial de melhoria no consumo de combustível e a redução de emissões.

Os documentos também incluem orientações individuais para cada motorista, elaboradas por especialistas da Volvo em condução econômica.

Exportações para o México - O ano de 2025 começa com uma novidade. A Volvo começará a exportar caminhões do Brasil para o México, país que passa a ser responsabilidade comercial do Grupo Volvo América Latina nesse segmento de veículos. Serão exportados os modelos FH e VM, em configurações diversas.

“O mercado do México está gradativamente mudando para caminhões de cabine avançada. Com isso, vemos boas oportunidades para os modelos que produzimos no Brasil”, avalia Wilson Lirmann. Os primeiros embarques acontecem ainda em fevereiro.

Além da abertura do novo mercado, a Volvo celebra outras conquistas na América Latina em 2024. No Peru foram entregues 2.064 caminhões, mercado onde a marca há anos mantém liderança absoluta, com 24% de market share no último exercício.

Já no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação. Somando as entregas do Brasil (maior mercado da região) e dos demais países do continente, ao todo a Volvo entregou 27.111 caminhões na América Latina, um crescimento de 15%.

Perspectivas 2025 - Num cenário diferente dos bons números de 2024, a Volvo prevê que o ano atual poderá apresentar um mercado menor para todas as marcas de caminhões no Brasil.

“Desde o último trimestre do ano passado estamos vendo cautela dos transportadores em novas aquisições. Mesmo com indicadores positivos sobre safra e PIB, as elevadas taxas de juros, reflexo de questões fiscais, têm freado os negócios na indústria de caminhões no País. Mas esse é um mercado cíclico, com altas e baixas ao longo dos anos”, finaliza Lirmann.

Planos de Serviços - Outro destaque da Volvo foi em serviços, realizados por meio da rede de concessionárias da marca. Em 2024, nove em cada dez do volume equivalente de caminhões entregues tinham Planos de Serviços Volvo. Atualmente são mais de 50 mil contratos ativos, numa evolução de 10% em relação ao ano anterior.

Os Planos de Serviços são uma ferramenta fundamental para redução de custos operacionais dos transportadores. Sua versão mais completa (Plano Ouro) prevê todo o suporte para a gestão e manutenção da frota, incluindo a Manutenção Inteligente Volvo (MIV) – com planejamento das paradas e agendamento para manutenções preventivas –, manutenções corretivas, treinamento de motoristas, Volvo Atendimento Rápido (VOAR) e a gestão de frota via Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca.

“Os Planos de Serviços não param de crescer. Pela primeira vez na história, atingimos essa marca de cobertura equivalente a 90% dos emplacamentos”, celebra Alcides Cavalcanti.

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