Blog do Caminhoneiro
10/03/2025 10h27
A Volvo está comemorando os resultados das vendas de caminhões elétricos pesados na Europa e na América do Norte. De acordo com a fabricante, 47% dos caminhões elétricos desse segmento vendidos na Europa são da marca Volvo. O segmento de caminhões pesados compreende modelos acima de 16 toneladas de PBT.
A Volvo encerrou o ano de 2024 com a venda de 1.970 caminhões elétricos na Europa, o que corresponde a quase metade do total vendido no continente. Os principais mercados foram Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega e Suíça.
O número é próximo do registrado nos Estados Unidos, onde a Volvo também det&eacu
...A Volvo está comemorando os resultados das vendas de caminhões elétricos pesados na Europa e na América do Norte. De acordo com a fabricante, 47% dos caminhões elétricos desse segmento vendidos na Europa são da marca Volvo. O segmento de caminhões pesados compreende modelos acima de 16 toneladas de PBT.
A Volvo encerrou o ano de 2024 com a venda de 1.970 caminhões elétricos na Europa, o que corresponde a quase metade do total vendido no continente. Os principais mercados foram Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega e Suíça.
O número é próximo do registrado nos Estados Unidos, onde a Volvo também detém 40% do mercado de elétricos pesados.
“Estamos orgulhosos de liderar a transformação para o transporte com emissão zero. Temos um portfólio muito forte de caminhões elétricos para transporte regional, urbano e de construção. Nosso próximo caminhão elétrico no mercado percorrerá distâncias maiores de até 600 quilômetros com uma única carga”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.Caminhão acessórios.
A Volvo Trucks, que iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, agora tem oito modelos de caminhões elétricos em sua linha de produtos e já entregou mais de 4.800 caminhões elétricos no total para clientes em todo o mundo.
Atualmente, essa frota de caminhões Volvo elétricos no mundo já percorreu o equivalente a 140 milhões de quilômetros, destacando a grande versatilidade da eletricidade como combustível.
Apesar de comemorar os números, a Volvo diz que é necessário fazer mais para ampliar o acesso dos transportadores aos modelos elétricos. Atualmente, na Europa, apenas 1,3% do total de caminhões são elétricos.
Para a montadora, a adoção mais ampla de caminhões elétricos depende de vários fatores, como a expansão da infraestrutura de carregamento público, incluindo capacidade da rede elétrica, um custo total de propriedade mais favorável para operadores de transporte, aquisição pública de caminhões com zero emissões de escape e uma cadeia de suprimentos sustentável.
“Para acelerar a mudança para o transporte de emissão zero, não é suficiente que tenhamos os caminhões elétricos prontos. De acordo com nossa análise, precisaremos de 40.000 carregadores rápidos ao longo das estradas europeias, para um total potencial de 400.000 caminhões elétricos até 2030. Também precisamos de políticas econômicas mais eficientes que tornem as operações de caminhões elétricos lucrativas para todas as empresas de transporte”, diz Roger Alm.
“Temos um diálogo próximo com todas as partes interessadas, porque está muito claro que muito mais precisa ser feito, e com um maior senso de urgência, para garantir que a transformação esteja se acelerando”, finaliza.
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