Assessoria de Imprensa
07/11/2022 15h14
A Volvo está apresentando na Fenatran 2022, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo, um caminhão pesado 100% elétrico. Com zero emissões, o FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros.
Ainda não há data de início de comercialização no país. Mas, em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.
“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrifica&c
...A Volvo está apresentando na Fenatran 2022, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo, um caminhão pesado 100% elétrico. Com zero emissões, o FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros.
Ainda não há data de início de comercialização no país. Mas, em breve, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes operações.
“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Em 2019, a marca foi a primeira entre os fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos. Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente a Volvo tem uma oferta completa deste tipo de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos EUA.
O FM Electric tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado).
“É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.
Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua.
“Os pontos de recarga são definidos em conjunto com os transportadores, de acordo com o perfil da rota, distância e peso da carga”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.
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