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Volvo FH terá cabine extra grande baseada em caminhão brasileiro

Caminhão pesado Volvo FH vai ganhar cabine maior para atender regulamento europeu; modelo seguirá o Efficiency Concept Truck feito no Brasil

O Estado de S.Paulo

29/09/2023 10h53 | Atualizada em 02/10/2023 16h07

A diretora da Volvo Trucks na Polônia, Malgorzata Kulis, anunciou que a marca terá um caminhão com cabine extra grande em 2024. E, ao que tudo indica, será um habitáculo desenvolvido no Brasil.

Dessa forma, com a novidade, a cabine do Volvo FH, por ora denominada "Aero", vai atender aos novos regulamentos europeus. Afinal, lá são permitidos caminhões com cabines de dimensões maiores, para melhorar a vida a bordo.

O novo habitáculo da Volvo deverá se basear no Efficiency Concept Truck. Veículo desenvolvido pela engenharia brasileira da Volvo Caminhões. Apresentado em 2021, trata-se do cavalo-mecânico FH com tra&cce

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A diretora da Volvo Trucks na Polônia, Malgorzata Kulis, anunciou que a marca terá um caminhão com cabine extra grande em 2024. E, ao que tudo indica, será um habitáculo desenvolvido no Brasil.

Dessa forma, com a novidade, a cabine do Volvo FH, por ora denominada "Aero", vai atender aos novos regulamentos europeus. Afinal, lá são permitidos caminhões com cabines de dimensões maiores, para melhorar a vida a bordo.

O novo habitáculo da Volvo deverá se basear no Efficiency Concept Truck. Veículo desenvolvido pela engenharia brasileira da Volvo Caminhões. Apresentado em 2021, trata-se do cavalo-mecânico FH com tração 6x4, com várias tecnologias e soluções que surgirão nos caminhões da marca no futuro. Segundo a Volvo, o protótipo foi 100% feito pela engenharia no país.

Dessa forma, a cabine mais ampla para o mercado europeu chegará com linhas mais aerodinâmicas. Do mesmo modo, como ocorre na Efficiency Concept Truck, com uma extensão na parte traseira. Assim, criando mais espaço interior, possibilitando uma cama mais larga, por exemplo. A extensão da cabine é coberta externamente por para-lamas laterais.

Conforme a Volvo, não se trata de um modelo que foi desenvolvido apenas para exposição. O protótipo rodou em testes em operações reais com clientes da companhia. Focando, sobretudo, o agronegócio que comumente faz longas viagens rodoviárias.

Todavia, vale lembrar que a Volvo do Brasil não atuou sozinha no desenvolvimento do caminhão. Ou seja, a marca contou com a parceria de companhias do setor. Como a Randon que forneceu o implemento rodoviário, no caso um rodotrem. Bem como a Hyva que fornece o sistema hidráulico e a Continental, os pneus.

Para buscar melhoria aerodinâmica, o caminhão ganhou mudanças visuais. Dessa forma, a cabine ficou 250 mm mais longa e um pouco mais baixa em relação ao solo. Em compensação, os defletores ficaram maiores. Ou seja, com o dobro do tamanho dos modelos convencionais do FH.

A parte frontal do veículo foi projetada 175 mm para a frente. A distância entre os eixos baixou para apenas 3.000 mm. Assim, trazendo o implemento mais próximo da cabine. Do mesmo modo, proporcionando a redução da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

Dessa forma a cabine ficou maior e ganhou cama 250 mm mais larga. Portanto, proporcionando mais espaço e conforto para o motorista. Ainda para ajudar na aerodinâmica, em vez de retrovisores externos, o caminhão ganhou câmeras nas laterais da cabine.

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