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Volvo dobra participação em vocacionais em quatro anos

Segundo a montadora, desde 2019 o market share da marca no segmento saltou para 30,1%, impulsionado principalmente pelo mercado canavieiro

Assessoria de Imprensa/Redação

25/05/2023 09h08 | Atualizada em 29/05/2023 13h57

Desde 2019, a Volvo dobrou a participação no mercado de caminhões vocacionais, atingindo 30,1% no acumulado deste ano.

Há quatro anos, o share da marca era de 16,4% no segmento, que reúne produtos para mineração, construção, cana de açúcar e florestal.

Isoladamente, o segmento canavieiro lidera as vendas da montadora neste nicho, com 45% do total de emplacamentos no país. Os números são fornecidos pela própria empresa, com base em levantamentos setoriais da indústria.

Segundo Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil, o transporte de cana-de-açúcar busca &

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Desde 2019, a Volvo dobrou a participação no mercado de caminhões vocacionais, atingindo 30,1% no acumulado deste ano.

Há quatro anos, o share da marca era de 16,4% no segmento, que reúne produtos para mineração, construção, cana de açúcar e florestal.

Isoladamente, o segmento canavieiro lidera as vendas da montadora neste nicho, com 45% do total de emplacamentos no país. Os números são fornecidos pela própria empresa, com base em levantamentos setoriais da indústria.

Segundo Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil, o transporte de cana-de-açúcar busca “alto desempenho, robustez, grande disponibilidade e baixo consumo de combustível”.

“O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo como a melhor opção para trabalhos no campo e na indústria”, comenta.

Um dos destaques do portfólio para o nicho canavieiro é o caminhão VMX MAX, um modelo recém-lançado no país que, em 2022, obteve uma fatia de 39,7% na classe de 360 cv.

Ancorada pelos modelos FMX e FH, a oferta da marca para aplicações mais severas já chega a 35,6% no acumulado do ano, assegura a companhia, o que representa avanço de 12 pp em relação aos resultados do ano passado.

Segundo a montadora, o desempenho é reflexo dos investimentos realizados na área vocacional, incluindo a estrutura de suporte técnico e atendimento especializado junto às operações dos clientes.

“Nossa engenharia desenvolve permanentemente novos produtos e soluções para melhorar o desempenho dos caminhões voltados para aplicações mais severas”, garante William Junqueira, gerente de caminhões vocacionais da Volvo.

Isso também inclui maior capacidade de carga, para otimizar o ciclo operacional. Na linha VM, por exemplo, o novo modelo VMX MAX 6x4 rígido oferece Peso Bruto Total de 34 t, duas a mais que seu antecessor.

Equipado com motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv, o modelo traz configuração de fábrica com chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 t e suspensão traseira semielíptica de 26 t, além de eixo com redução nos cubos, que também integra o FMX.

No segmento florestal, ressalta a empresa, os modelos até 360 cv da linha VM já representam 48,1% dos emplacamentos em 2023, enquanto em operações florestais severas a participação da linha F chegou a 24,3% do mercado, com evolução de 12 pp desde o final do ano passado.

“Somadas as duas categorias, a marca atinge 30,7% do mercado dirigido para aplicações florestais de janeiro a abril”, informa a montadora, que em 2018 detinha apenas 8,4% dos emplacamentos neste segmento.

Em mineração, área igualmente atendida pelas linhas F e VM, o total de emplacamentos totalizou 30,7% do volume de mercado movimentado no 1º quadrimestre do ano.

Para manter o ritmo no segmento, a montadora reúne nesta semana clientes de todo o país em uma demonstração de produtos em Piraquara (PR), que a Revista M&T acompanha in loco e reporta com exclusividade em sua edição no 275.


Nesta semana, a montadora realiza uma demonstração da linha vocacional para clientes de todo o país

“Apesar de ter havido uma pré-compra no ano passado, devido à transição para a tecnologia Euro 6, que também é mais cara, ainda assim vários clientes estão cotando”, posiciona Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

“E esse evento mostra claramente o interesse dos clientes nesse tipo de caminhão, que tem foco na redução de TCO (Total Cost of Ownership)”, conclui o executivo.

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