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Volvo CE testa protótipo de caminhão articulado a hidrogênio

Ainda não disponível comercialmente, protótipo HX04 fornecerá dados sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética

Assessoria de Imprensa

23/06/2022 15h23 | Atualizada em 27/06/2022 09h11

A Volvo Construction Equipment começou a testar na Suécia o protótipo HX04, um caminhão articulado movido a células de combustível de hidrogênio e livre de emissões.

Os testes com o veículo-conceito fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia, à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento.

“Embora ainda seja um protótipo, esta inovação fornecerá informações valiosas sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética, juntamente com as demais sol

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A Volvo Construction Equipment começou a testar na Suécia o protótipo HX04, um caminhão articulado movido a células de combustível de hidrogênio e livre de emissões.

Os testes com o veículo-conceito fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia, à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento.

“Embora ainda seja um protótipo, esta inovação fornecerá informações valiosas sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética, juntamente com as demais soluções de bateria elétrica”, diz Carolina Diez Ferrer, diretora dos programas de engenharia avançada sa Volvo CE.

“Ao explorar múltiplas tecnologias, podemos criar um caminho melhor rumo à descarbonização do setor da construção”, ela avalia.

Resultado de pesquisas realizadas nos últimos quatro anos, o protótipo HX04 conta com financiamento do FFI, uma colaboração entre as Agências Suecas de Inovação e de Energia e o Departamento Sueco de Transporte.

As parcerias incluem ainda o RISE, Institutos de Pesquisa da Suécia, além da PowerCell Sweden, incubadora de soluções de energia a hidrogênio baseada em células de combustível.

Em grande parte, o desenvolvimento e construção do protótipo foi realizado na unidade de Braås, onde em 1966 nasceu o Gravel Charlie, o primeiro caminhão articulado do mundo. Por isso, o Volvo HX04 recebeu o apelido de “Charlie Elétrico”.

Segundo a fabricante, o processo de abastecimento do HX04 (com 12 kg de hidrogênio) leva cerca de 7,5 minutos, permitindo que o equipamento opere por aproximadamente quatro horas, com autonomia e abastecimento similares aos modelos com motor a combustão.

Apoiando o projeto, a Shell instalou uma estação de reabastecimento de hidrogênio na pista de testes em Braås.

“Fornecer a infraestrutura de abastecimento para este projeto inovador deu à Shell a oportunidade de demonstrar nossa capacidade técnica em hidrogênio”, afirma Oliver Bishop, gerente da Shell para mobilidade a hidrogênio.

“Além disso, permitiu apoio a um de nossos principais parceiros, em mais um passo em sua jornada de descarbonização, o que também faz parte da nossa estratégia”, conclui.

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