ABRIR
FECHAR
ABRIR
FECHAR
09 de novembro de 2021
Voltar

Volvo apresenta protótipo de carregadeira elétrica com autoaprendizagem

Equipamento autônomo tem inteligência para tomar decisões, executar tarefas e interagir com humanos
Fonte: Assessoria de imprensa

Totalmente autônomo e elétrico, o protótipo LX03 foi construído por uma equipe de engenheiros, programadores e técnicos da Volvo CE em Eskilstuna (Suécia) e Konz (Alemanha), em colaboração com a equipe de design de Gotemburgo, na matriz da marca na Suécia, e da Lego Technic.

O resultado é uma carregadeira de rodas de 5 t desenvolvida com conceito modular e que pode ser produzida em escala proporcional, com poucas mudanças no processo de fabricação.

Além disso, trata-se do primeiro exemplo real de uma carregadeira de rodas com inteligência para tomar decisões, executar tarefas e interagir com humanos.

O conceito compartilha a transmissão com o modelo Volvo L25 Electric, tornando-se uma máquina de emissão zero e baixo ruído, com autonomia de até oito horas, dependendo da aplicação.

Embora ainda não estejam disponíveis comercialmente, as inovações do LX03 devem servir de base para aplicações atuais e futuras. “Precisamos transformar a indústria da construção com soluções inteligentes e mais sustentáveis, que terão impacto em escala global”, diz o presidente da Volvo CE, Melker Jernberg.

Para Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, “os líderes ...


Totalmente autônomo e elétrico, o protótipo LX03 foi construído por uma equipe de engenheiros, programadores e técnicos da Volvo CE em Eskilstuna (Suécia) e Konz (Alemanha), em colaboração com a equipe de design de Gotemburgo, na matriz da marca na Suécia, e da Lego Technic.

O resultado é uma carregadeira de rodas de 5 t desenvolvida com conceito modular e que pode ser produzida em escala proporcional, com poucas mudanças no processo de fabricação.

Além disso, trata-se do primeiro exemplo real de uma carregadeira de rodas com inteligência para tomar decisões, executar tarefas e interagir com humanos.

O conceito compartilha a transmissão com o modelo Volvo L25 Electric, tornando-se uma máquina de emissão zero e baixo ruído, com autonomia de até oito horas, dependendo da aplicação.

Embora ainda não estejam disponíveis comercialmente, as inovações do LX03 devem servir de base para aplicações atuais e futuras. “Precisamos transformar a indústria da construção com soluções inteligentes e mais sustentáveis, que terão impacto em escala global”, diz o presidente da Volvo CE, Melker Jernberg.

Para Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, “os líderes em transporte e infraestrutura têm um papel vital a desempenhar, com medidas que impactem nas mudanças climáticas e intensifiquem o ritmo de inovação para cumprir as metas de emissões”.

“Acreditamos em trabalhar com parceiros motivados e criativos que, como nós, estão focados em tornar a inovação real e ir além de meras palavras”, ressalta.

Para o líder de produto da Lego Technic, Niels Henrik Horsted, a parceria entre as empresas tem sido extremamente bem-sucedida ao longo dos anos.

“Mas é a primeira vez que estamos fazendo uma máquina real baseada em um modelo, e não o contrário – e é isso que torna este projeto verdadeiramente único”, ele aponta.