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Volvo apresenta nova Linha Euro 6 de caminhões

Com novos motores, montadora atualiza modelos das linhas VM e FH para atender à nova regulamentação de emissões P8

Assessoria de Imprensa

10/10/2022 16h28 | Atualizada em 11/10/2022 09h20

Para atender à nova regulamentação de emissões Euro 6/P8, os novos caminhões Volvo VM são equipados com novo motor D8K de 8 litros.

A nova plataforma oferece potências de 290 cv e 360 cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor, o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

A nova motorização tem freios-motor de 210 cv e VEB de 300 cv, que prometem maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e lonas de freio. Há ainda novas opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica.

Outra novidade é a 7ª geração da transmissão I-Shift, que também passa a equipar os modelos FH, FM e FMX Euro 6. Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a montadora inseriu novas relações de diferencial nos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift.

Já a nova tecnol

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Para atender à nova regulamentação de emissões Euro 6/P8, os novos caminhões Volvo VM são equipados com novo motor D8K de 8 litros.

A nova plataforma oferece potências de 290 cv e 360 cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor, o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

A nova motorização tem freios-motor de 210 cv e VEB de 300 cv, que prometem maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e lonas de freio. Há ainda novas opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica.

Outra novidade é a 7ª geração da transmissão I-Shift, que também passa a equipar os modelos FH, FM e FMX Euro 6. Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a montadora inseriu novas relações de diferencial nos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift.

Já a nova tecnologia I-Roll possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento, colocando a I-Shift em neutro assistido e garantindo que o caminhão aproveite o embalo da topografia. “É menos consumo de diesel, mas com toda a segurança”, observa Valerio.

Outras características incluem a função Heavy Start (Subida Pesada), freios eletrônicos EBS, ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade) e Auxílio de Partida em Rampa, além de novo painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução.

O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, disponível na versão 4x2. “São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, potente e seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Composta pelos modelos VMX e VMX Max, a nova versão da família vocacional VMX traz para-choque de aço e duplos eixos trativos 6x4 e 8x4, além de possibilidade de escape vertical.

Além disto, a família conta agora com o novo VMX MAX 6x4 rígido, com PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. A versão vem com motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

O Novo VMX MAX compartilha uma série de componentes com o pesado FMX, como caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, eixo traseiro com redução nos cubos, freios Z-CAM, suspensão traseira e viga do eixo dianteiro.

FH – Na Linha FH, o novo motor Volvo D13K Euro 6 e traz novidades importantes. Oferecido nas potências 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv, o motor inclui o novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e maior rendimento energético.

“O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Valerio.

A evolução da linha também passa pelo novo turbo compressor, mais silencioso e que promete gerar torque máximo em rotações ainda menores.

Outro significativo aperfeiçoamento se deu na área de segurança. Agora o freio-motor VEB+ (Volvo Engine Brake Plus) vem de série em todos os motores e modelos da linha F.

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