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Assessoria de Imprensa
17/12/2019 11h00
A Volvo Trucks, que recentemente iniciou a venda de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa, acredita que a eletrificação pode se tornar uma alternativa competitiva também para caminhões pesados.
Para explorar e demonstrar as possibilidades deste segmento a companhia desenvolveu caminhões-conceito elétricos para aplicação em construção civil e distribuição regional.
"Vemos um forte potencial para caminhões pesados elétricos no transporte regional e em aplicações de construção civil, no longo prazo. Nossa intenção com estes caminhões-conc
A Volvo Trucks, que recentemente iniciou a venda de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa, acredita que a eletrificação pode se tornar uma alternativa competitiva também para caminhões pesados.
Para explorar e demonstrar as possibilidades deste segmento a companhia desenvolveu caminhões-conceito elétricos para aplicação em construção civil e distribuição regional.
"Vemos um forte potencial para caminhões pesados elétricos no transporte regional e em aplicações de construção civil, no longo prazo. Nossa intenção com estes caminhões-conceito é demonstrar diferentes soluções para o futuro, ao mesmo tempo em que avaliamos o interesse do mercado e da sociedade." declara Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
“Para fazer frente à demanda por caminhões elétricos a infraestrutura de recarga precisa ser rapidamente expandida, ao mesmo tempo em que devem ser criados incentivos financeiros para as transportadoras que queiram ser pioneiras na opção por veículos com pegadas ambientais e climáticas menores”, diz.
Características
Caminhões pesados elétricos podem ajudar a aprimorar o ambiente de trabalho para motoristas e trabalhadores na construção civil, graças ao baixo nível de ruído e as emissões zero durante a operação.
Estas últimas terão efeito positivo na qualidade do ar em cidades que têm grandes projetos de construção em andamento.
Em função da ausência de ruído, estes caminhões podem também rodar em horários estendidos durante o dia. Isso abre novas possibilidades, por exemplo, para projetos de construção civil em grande escala e também para o transporte dentro e no entorno das cidades.
Uma redução no impacto climático do setor de transportes é viável com o uso de veículos elétricos pesados em distribuição regional. Nos EUA, por exemplo, a maior parte da distribuição regional é feita por caminhões.
"Na Europa também existe um número imenso de caminhões para transporte regional de mercadorias, cobrindo uma média anual de 80.000 km. Um aumento no uso de veículos elétricos nessas operações resultaria em ganhos climáticos significativos, desde que a geração da energia elétrica seja isenta de combustíveis fósseis," diz Lars Mårtensson, diretor de meio ambiente e inovação da Volvo Trucks.
Desafios
O plano futuro da Volvo Trucks para caminhões pesados elétricos na construção civil e na distribuição regional é começar com clientes selecionados na Europa, com um número limitado de veículos. A venda mais ampla terá início mais à frente.
"A velocidade da eletrificação dependerá de uma série de fatores. Por um lado, existe a necessidade de uma forte expansão da infraestrutura de recarga. Por outro, é preciso assegurar-se que as redes de energia regionais consigam proporcionar capacidade de transferência suficiente no longo prazo. Também são necessários incentivos financeiros para levar mais transportadores a investirem em veículos elétricos. Os embarcadores também podem contribuir, oferecendo contratos mais longos e remunerando mais por transportes sustentáveis. Muitas transportadoras operam com margens muito pequenas e, sendo assim, todo novo investimento precisa ser rentável,” explica Mårtensson.
Motores a combustão ainda têm futuro
Em paralelo à crescente eletrificação do setor de transportes, a melhoria contínua dos motores a combustão em caminhões continuará a desempenhar um papel-chave no transporte de longa distância, por muitos anos.
"Os motores atuais dos caminhões são eficientes conversores de energia que podem operar com diesel ou diferentes combustíveis renováveis, como biogas liquefeito ou HVO. A tecnologia ainda apresenta potencial para futuros desenvolvimentos," declara Mårtensson.
28 de julho 2020
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