ELETRIFICAÇÃO
Diário do Transporte
22/10/2019 11h00 | Atualizada em 22/10/2019 12h22
Por meio do e-Consórcio, sete fornecedores são responsáveis pela viabilização da tecnologia para a fabricação de veículos elétricos comerciais, desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria.
As empresas anunciadas para participar do projeto são: Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra. As empresas participarão da produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ).
Em comunicado divulgado à imprensa especializada, a VWCO afirma que, com o e-Consórc
...Por meio do e-Consórcio, sete fornecedores são responsáveis pela viabilização da tecnologia para a fabricação de veículos elétricos comerciais, desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria.
As empresas anunciadas para participar do projeto são: Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra. As empresas participarão da produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros no complexo de desenvolvimento e produção da VWCO em Resende (RJ).
Em comunicado divulgado à imprensa especializada, a VWCO afirma que, com o e-Consórcio, a empresa torna-se a primeira do mundo a prever desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, “alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada e facilitando o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais”.
Segundo Leandro Siqueira, vice-presidente de estratégia e digitalização da VWCO, o e-Consórcio pretende tratar de todas as novas cadeias de valor da mobilidade elétrica.
“Não adianta ter só o produto final se você não prover para o cliente a solução completa. Claro que o carro de passeio ele difere um pouco dos veículos comerciais, principalmente na questão da infraestrutura”, explicou Siqueira.
“Assim como vai prover a solução para o ciclo completo do produto, que a gente chama de cadeia de valor do elétron, o e-Consórcio também vai cuidar da bateria”, continua o executivo.
Concebido na configuração 6×2, o e-Delivery de 14 toneladas será o primeiro caminhão desenvolvido no Brasil a entrar em produção em série, já no próximo ano.
De acordo com a montadora, o veículo trará motor elétrico com até 260 kW de potência e autonomia de até 200 km, variando de acordo com as condições de operação.
“A recarga das baterias pode ser realizada de forma flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas), de forma a atender às mais variadas demandas da operação, assim como a disponibilidade de infraestrutura”, afirma a empresa.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade