Construção
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29/09/2010 11h32 | Atualizada em 29/09/2010 17h01
O sistema logístico de escoamento da produção brasileira é fortemente dependente do modal rodoviário. Atualmente, 61% das cargas transportadas nacionalmente são deslocadas por meio de rodovias. Entretanto, mesmo com a grande importância para a economia do País, a situação nos quase dois milhões de quilômetros de rodovias – hoje são 1,7 milhão de quilômetros – é alarmante.
De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que avaliou um total de 89.552 quilômetros - que correspondem à soma da extensão de toda rede federal pavimentada com a das principais rodovias estaduais -, 13,5% dos trechos avaliados são cons
...O sistema logístico de escoamento da produção brasileira é fortemente dependente do modal rodoviário. Atualmente, 61% das cargas transportadas nacionalmente são deslocadas por meio de rodovias. Entretanto, mesmo com a grande importância para a economia do País, a situação nos quase dois milhões de quilômetros de rodovias – hoje são 1,7 milhão de quilômetros – é alarmante.
De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que avaliou um total de 89.552 quilômetros - que correspondem à soma da extensão de toda rede federal pavimentada com a das principais rodovias estaduais -, 13,5% dos trechos avaliados são considerados ótimos, 17,5% bons, 45% como regular, ruim (16,9%) e péssimo (7,1%).
Neste cenário, estima-se que o custo do transporte de carga por rodovias no Brasil seja, em média, 28% mais caro do que seria caso as estradas apresentassem condições ideais de pavimento. Sendo assim, empresas do setor, entidades e institutos de pesquisa revelam a necessidade de investimentos urgentes nas estradas do País. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), seria necessário um aporte de R$ 183,5 bilhões visando melhorias.
Este montante seria aplicado, em sua maioria, para recuperação, adequação e duplicação das vias, construção e pavimentação, além da execução de obras de arte. Além disso, o instituto vê a necessidade de destinar R$ 5,75 bilhões para a manutenção de trechos e R$ 14,65 bilhões a rodovias estaduais.
Já para a Abid (Associação de Indústrias de Base), seriam necessários investimentos anuais de R$ 12,6 bilhões ao longo de uma década, sem interrupção, para que o Brasil alcançasse uma malha rodoviária considerada satisfatória.
Além disso, a entidade acredita que a concessão de vias à iniciativa privada pode impulsionar a melhoria das estradas. “É imprescindível ampliar investimentos públicos e privados. Uma das medidas mais promissoras é avançar as concessões de trechos rodoviários estaduais e federais”, afirma em nota. Segundo a associação, existem aproximadamente 12 mil quilômetros de estradas com potencial imediato para concessão que poderiam ser recuperadas em um prazo de 30 meses.
Para Ralph Lima Terra, vice-presidente da entidade, o modelo adotado no Brasil tem se mostrado eficiente para recuperar a malha. “As concessões têm gerado aumento da arrecadação tributária para as administrações públicas, ganho de segurança e conforto aos usuários e melhoria sistêmica da produtividade e competitividade da economia brasileira”, argumenta.
Atualmente, a iniciativa privada administra 15.130 quilômetros de rodovias, o que representa 9% da extensão da malha brasileira pavimentada.
03 de junho 2019
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