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12/06/2012 15h48 | Atualizada em 13/06/2012 12h41
O mercado brasileiro de caminhões novos permanece estagnado. Segundo dados da Anfavea divulgados na semana passada, em maio foram vendidos 10.883 unidades, o que representa 28,1% de queda perante o mesmo mês do ano passado e retração mais leve (2,1%) na comparação com abril.
Para Cledorvino Belini, presidente da entidade, o mercado de caminhões tradicionalmente demora mais a reagir a qualquer plano de incentivos, por isto a expectativa de crescimento neste segmento está totalmente depositada para o segundo semestre: "Esperamos um bom segundo semestre para as vendas de caminhões."
Embora o dirigente se mostre otimista, os estoques atuais de caminhões podem assus
...O mercado brasileiro de caminhões novos permanece estagnado. Segundo dados da Anfavea divulgados na semana passada, em maio foram vendidos 10.883 unidades, o que representa 28,1% de queda perante o mesmo mês do ano passado e retração mais leve (2,1%) na comparação com abril.
Para Cledorvino Belini, presidente da entidade, o mercado de caminhões tradicionalmente demora mais a reagir a qualquer plano de incentivos, por isto a expectativa de crescimento neste segmento está totalmente depositada para o segundo semestre: "Esperamos um bom segundo semestre para as vendas de caminhões."
Embora o dirigente se mostre otimista, os estoques atuais de caminhões podem assustar. Enquanto o estoque total de veículos aponte média de 43 dias, para caminhões equivale a 60 dias de vendas.
Por isso, é possível que as fabricantes de caminhões ainda decidam por paradas na produção visando reduzir os estoques, mas a expectativa é de que o segmento volte aos poucos à normalidade, de acordo com Belini. No acumulado de janeiro a maio, foram licenciados 59 mil 628 caminhões, 12,5% abaixo do volume de igual período de 2011.
28 de julho 2020
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