O Estado de S. Paulo
11/03/2024 10h14 | Atualizada em 11/03/2024 13h29
As vendas de caminhões no país caíram 10,3% no primeiro bimestre. Os dados foram divulgados na semana passada pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.
Nesse sentido, no período, as fabricantes emplacaram 16.193 unidades entre janeiro e fevereiro. Enquanto que em igual período no ano passado, faturaram 18.051 veículos de carga.
Ainda conforme a entidade, as vendas em fevereiro foram melhores em relação a janeiro. Ou seja, no mês passado, as marcas venderam 8.200 caminhões ante aos 7.993 em janeiro. Assim, resultando no crescimento tímido de 2,59%.
Comparando o mês passado com fevereiro do ano anterior,
...As vendas de caminhões no país caíram 10,3% no primeiro bimestre. Os dados foram divulgados na semana passada pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.
Nesse sentido, no período, as fabricantes emplacaram 16.193 unidades entre janeiro e fevereiro. Enquanto que em igual período no ano passado, faturaram 18.051 veículos de carga.
Ainda conforme a entidade, as vendas em fevereiro foram melhores em relação a janeiro. Ou seja, no mês passado, as marcas venderam 8.200 caminhões ante aos 7.993 em janeiro. Assim, resultando no crescimento tímido de 2,59%.
Comparando o mês passado com fevereiro do ano anterior, também há crescimento de 4,57%. Em outras palavras, em fevereiro do ano passado as vendas de caminhões foram menores frente a 2024. Assim, somando 7.842 unidades.
Seja como for, para o presidente da Fenabrave, Andreta Jr, o segmento de caminhões, mesmo com a retração na soma do bimestre, apresenta melhoras. E tem reagido devido à evolução do crédito. Do mesmo modo, em razão da expectativa de melhora na economia em 2024.
“O PIB sofreu revisões para cima, nas últimas semanas. E isso é captado pelo mercado de caminhões. A queda neste primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, está relacionada à antecipação de compras ocorrida no início de 2023. Ou seja, está relacionada à mudança de tecnologia dos motores Euro 5 para Euro 6”, diz Andreta Jr.
Posição de vendas por marca – Volkswagen Caminhões e Ônibus largou na frente em fevereiro. E emplacou 4.075 veículos de carga, com 25,17% de participação. Já a Mercedes-Benz aparece na vice-liderança com 3.817 caminhões faturados e 23,57% do mercado. Logo atrás vem a Volvo, com 3.071 vendas com 18,96% dos emplacamentos.
Em seguida, no 4º lugar, vem a Scania, com 2.512 vendas e 15,51%. A DAF surge na 5ª posição, com 1.534 caminhões vendidos e 9,47% do mercado. Depois vem Iveco, com 1.000 emplacamentos e 6,18%. A Hyundai, por sua vez, é a 7ª colocada com 55 caminhões faturados e 0,34%. E a Foton ocupa a 8ª colocação, com 44 vendas e 0,27% de participação.
Por sua vez, a Volvo é a fabricante que se destaca no ranking dos mais vendidos. Em fevereiro, a marca emplacou 1.211 unidades do FH. Em seguida está o caminhão médio Volkswagen Delivery 11.180, com 816, seguido do Scania R450 que desbancou o DAF XF 530 e emplacou 799 unidades.
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