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Vale testa caminhões elétricos nas minas do Brasil e Indonésia

Primeiros a serem utilizados por uma mineradora global, os veículos de 72 toneladas vão substituir a frota a diesel e serão abastecidos com energia renovável

EPBR

22/08/2022 07h40 | Atualizada em 22/08/2022 14h13

A mineradora Vale anunciou na semana passada o início dos testes com dois caminhões fora de estrada de 72 toneladas movidos a bateria, nas minas de Água Limpa, em Minas Gerais, e de Sorowako, na Indonésia.

Primeiros a serem utilizados por uma mineradora global, os veículos substituem o diesel por eletricidade provenientes de fontes renováveis, e ainda reduzem ruídos, minimizando os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações.

Segundo a Vale, os equipamentos foram produzidos pela XCMG Mining Machinery, subsidiária da maior fabricante de máquinas da China, e representam mais um passo na eletrificação dos seus ativos.

Em 2019, a companhia firmou meta de zerar suas emissões líquidas de carbono escopos 1 e 2 até 2050. Para isto, estima investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.
Atualmente, as emissões dos caminhões fora de estrada a diesel representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale.

As emissões de Escopo 1 são resultado direto das atividades; Escopo 2, consumo de energia; Escopo 3 são emissões da cadeia de suprimentos e

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A mineradora Vale anunciou na semana passada o início dos testes com dois caminhões fora de estrada de 72 toneladas movidos a bateria, nas minas de Água Limpa, em Minas Gerais, e de Sorowako, na Indonésia.

Primeiros a serem utilizados por uma mineradora global, os veículos substituem o diesel por eletricidade provenientes de fontes renováveis, e ainda reduzem ruídos, minimizando os impactos nas comunidades que moram no entorno das operações.

Segundo a Vale, os equipamentos foram produzidos pela XCMG Mining Machinery, subsidiária da maior fabricante de máquinas da China, e representam mais um passo na eletrificação dos seus ativos.

Em 2019, a companhia firmou meta de zerar suas emissões líquidas de carbono escopos 1 e 2 até 2050. Para isto, estima investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.
Atualmente, as emissões dos caminhões fora de estrada a diesel representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale.

As emissões de Escopo 1 são resultado direto das atividades; Escopo 2, consumo de energia; Escopo 3 são emissões da cadeia de suprimentos e produtos.

Redução de emissões – Os novos caminhões fazem parte do programa PowerShift, da Vale, que pretende substituir combustíveis fósseis por fontes limpas em suas operações, investindo em soluções para eletrificar minas e ferrovias da empresa.

“Nossa intenção é ampliar, em conjunto com parceiros globais, o desenvolvimento e a cocriação de tecnologias que respeitem o meio ambiente e zerem as emissões”, destaca Pereira.

Além do caminhão 100% elétrico, a estratégia da Vale conta ainda com a operação de locomotivas movidas a bateria nos pátios dos portos de Tubarão, em Vitória, e de Ponta da Madeira, em São Luís.

No Canadá, o Powershift também tem realizado testes com equipamentos elétricos em minas subterrâneas – atualmente, há cerca de 40 em operação.

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