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Umicore conta com tecnologias avançadas para atender o Proconve 8

As tecnologias da Umicore, já em uso em outros mercados para atendimento às legislações locais, como Euro VI e CN VI, foram rapidamente transferidas para as unidades no Brasil, em Joinville (SC) e Americana (SP)

Assessoria de Imprensa

12/04/2022 11h00

Os catalisadores da Umicore, grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, já estão aptos a atender o Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares para Veículos) P8, para pesados, que passa a valer a partir deste ano para os novos projetos e, em 2023, para todos os veículos vendidos.

As tecnologias da Umicore, já em uso em outros mercados para atendimento às legislações locais, como Euro VI e CN VI, foram rapidamente transferidas para as unidades no Brasil, em Joinville (SC) e Americana (SP).

Os novos sistemas P8 possuem acréscimo de volume catalítico e número de peças, uma vez que são tratados, ao mesmo tempo

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Os catalisadores da Umicore, grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, já estão aptos a atender o Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares para Veículos) P8, para pesados, que passa a valer a partir deste ano para os novos projetos e, em 2023, para todos os veículos vendidos.

As tecnologias da Umicore, já em uso em outros mercados para atendimento às legislações locais, como Euro VI e CN VI, foram rapidamente transferidas para as unidades no Brasil, em Joinville (SC) e Americana (SP).

Os novos sistemas P8 possuem acréscimo de volume catalítico e número de peças, uma vez que são tratados, ao mesmo tempo, diferentes gases e partículas, tais como MP e NOx. Além disso, os processos produtivos receberam melhorias para viabilizar a produção dessas tecnologias mais avançadas, como os catalisadores de oxidação (DOC), filtros catalíticos para material particulado (cDPF), catalisadores de redução seletiva (SCR), entre outros catalisadores da Umicore.

O Proconve P8, equivalente ao Euro 6, vem para alinhar a regulamentação brasileira para veículos pesados – caminhões e ônibus – com a da União Europeia. Essa norma especifica os limites máximos de emissão para gases de escapamento, ruído e partículas.

A regulamentação era amplamente esperada pela cadeia de produção de veículos pesados no país, para definir novos projetos e estratégias comerciais para os próximos anos.

A última legislação sobre o tema, o Proconve P7/Euro 5, foi adotada no país em 2012 e depois disso restou um vácuo legislativo sobre quando e como seria a próxima etapa do programa para veículos pesados, o P8, só agora agendado para 2022/2023.

Segundo Miguel Zoca, gerente sênior de Aplicação do Produto da Umicore, o P8 é uma excelente iniciativa da indústria automotiva e dos órgãos governamentais, pois os gases poluentes provenientes dos motores a combustão são altamente prejudiciais à saúde, causando doenças pulmonares e diversas outras.

“Assim, a redução na emissão desses poluentes irá melhorar a qualidade do ar que respiramos e, consequentemente, a nossa saúde. Mas, além do apelo ambiental, a implementação do P8 no Brasil torna nosso país mais competitivo internacionalmente, oferecendo produtos do mesmo nível de países europeus e asiáticos, que adotam normas rigorosas de emissão de poluentes há anos”, acrescenta.

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