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16/02/2023 15h55
No dia 14 de fevereiro, a Comissão Europeia apresentou novas metas para descarbonizar o transporte pesado. O objetivo é alcançar zero emissões até 2030 para ônibus urbanos e reduzir 90% de emissões de CO2 para caminhões a partir de 2040. As regras valerão para os novos veículos pesados da União Europeia.
Os países-membros da UE lideram o mercado global de produção de caminhões e ônibus. Ao mesmo tempo, o bloco enfrenta, desde 2014, um crescimento anual das emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas de frotas pesadas.
Os caminhões, ônibus urbanos e ônibus de longa distânci
...No dia 14 de fevereiro, a Comissão Europeia apresentou novas metas para descarbonizar o transporte pesado. O objetivo é alcançar zero emissões até 2030 para ônibus urbanos e reduzir 90% de emissões de CO2 para caminhões a partir de 2040. As regras valerão para os novos veículos pesados da União Europeia.
Os países-membros da UE lideram o mercado global de produção de caminhões e ônibus. Ao mesmo tempo, o bloco enfrenta, desde 2014, um crescimento anual das emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas de frotas pesadas.
Os caminhões, ônibus urbanos e ônibus de longa distância são responsáveis por mais de 6% das emissões locais e mais de 25% das projeções de GEE do transporte rodoviário.
Somente em 2019, as emissões de carga na região foram 44% maiores do que as emissões provenientes da aviação e 37% superiores às do transporte marítimo.
Em razão disso, a Comissão Europeia está propondo padrões mais rígidos e graduais para a mitigação de CO2 em relação aos níveis de 2019: 45% de redução de emissões a partir de 2030; 65% a partir de 2035; 90% a partir de 2040.
A estratégia faz parte do Pacto Ecológico Europeu e pretende atender aos objetivos climáticos e de poluição zero da UE. O bloco econômico quer impulsionar a implantação de infraestrutura de recarga e reabastecimento com foco na neutralidade de carbono.
“Este é um setor chave para apoiar a indústria europeia de tecnologias limpas e aumentar a competitividade internacional”, afirmou a Comissão Europeia.
A proposta também visa contribuir para a transição energética, diminuindo a demanda por combustíveis fósseis, e proporcionando economia aos operadores e usuários dos transportes, além da melhoria da qualidade do ar nas cidades.
Investimentos – A pretensão é instalar pontos de carregamento e abastecimento em intervalos regulares nas principais rodovias, sendo o carregamento elétrico a cada 60 quilômetros e 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio.
O vice-presidente da Comissão Europeia e do Pacto Ecológico Europeu, Frans Timmermans, reforçou a preocupação com as leis climáticas da UE. Ele defende que, em 2050, todos os veículos deverão ter suas emissões zeradas.
“Em 2050, quase todos os veículos em nossas estradas terão que ser de emissão zero. Nossa Lei do Clima exige isso, nossas cidades exigem e nossos fabricantes estão se preparando para isso”.
Segundo Timmermans, todas as partes do setor de transportes deverão contribuir com as metas de clima e poluição zero.
“Com a proposta de hoje, estamos garantindo que os novos caminhões sejam menos poluentes e que mais ônibus com zero emissões passem por nossas cidades”, disse.
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