O Estado de S.Paulo
01/09/2022 11h08 | Atualizada em 05/09/2022 17h52
Sete meses após desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô, ocorrido no dia 1º de fevereiro deste ano, as escavações da tuneladora “Maria Leopoldina” foram retomadas na quarta-feira (31), em São Paulo.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o inquérito das causas do incidente causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto segue sem previsão de conclusão. O cronograma de entrega da obra completa foi mantido para o fim de 2025, informa a publicação.
A Linha 6-Laranja do Metrô terá 15,3 km de extensão e é fruto de uma parceria público-privada (PPP) do Estado com a concessionária Lin
...Sete meses após desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô, ocorrido no dia 1º de fevereiro deste ano, as escavações da tuneladora “Maria Leopoldina” foram retomadas na quarta-feira (31), em São Paulo.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o inquérito das causas do incidente causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto segue sem previsão de conclusão. O cronograma de entrega da obra completa foi mantido para o fim de 2025, informa a publicação.
A Linha 6-Laranja do Metrô terá 15,3 km de extensão e é fruto de uma parceria público-privada (PPP) do Estado com a concessionária Linha Universidade. Conectando Brasilândia, na zona norte, até a região da Liberdade, no centro, terá 15 estações.
O Governo do Estado afirma que a Sabesp já fez a reparação da estação coletora e que a concessionária tem arcado com os valores da reorganização e retomada da obra.
De acordo com a concessionária, a tuneladora cava em média 12 metros por dia em direção à estação São Joaquim, o que sugere que a chegada na futura parada ocorrerá por volta da primeira quinzena de outubro. No total, a escavação deve perfazer um total de dez km neste trecho em até 24 meses.
Com peso de duas mil toneladas, o shield tem 109 m de extensão, com diâmetro da cabeça de escavação de 10,6 m.
O equipamento também conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Ainda neste ano, outra tuneladora fará o sentido norte da linha até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.
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