P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EQUIPAMENTO
Voltar

Tuneladora sul chega à Estação PUC-Cardoso de Almeida na Linha 6-Laranja

Equipamento agora avança até a 5ª estação de escavação no sentido sul, em direção à estação São Joaquim

Assessoria de Imprensa

31/01/2024 16h29 | Atualizada em 05/02/2024 11h58

O projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, sob a liderança da concessionária Linha Uni e da construtora Acciona, vem ganhando forma no subterrâneo paulista.

A tuneladora Maria Leopoldina chegou ontem (31) à Estação PUC-Cardoso de Almeida, a sua 5ª estação. Com isso, já são 7 estações conectadas da Linha 6.

O shield, cujo diâmetro é de 10,61 m e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação PUC-Cardoso de Almeida com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja, prosseguindo o trajeto pelo trecho sul até o próximo ponto, na Estação FAAP-Pacaembu.

Para a operação do equipamento e apoio são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho.

A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

“Com a chegada da tuneladora na Estação PUC atingimos a metade das esca

...

O projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, sob a liderança da concessionária Linha Uni e da construtora Acciona, vem ganhando forma no subterrâneo paulista.

A tuneladora Maria Leopoldina chegou ontem (31) à Estação PUC-Cardoso de Almeida, a sua 5ª estação. Com isso, já são 7 estações conectadas da Linha 6.

O shield, cujo diâmetro é de 10,61 m e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação PUC-Cardoso de Almeida com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja, prosseguindo o trajeto pelo trecho sul até o próximo ponto, na Estação FAAP-Pacaembu.

Para a operação do equipamento e apoio são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho.

A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

“Com a chegada da tuneladora na Estação PUC atingimos a metade das escavações no sentido sul, o que constitui um avanço bastante significativo na direção da Estação São Joaquim”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.

“Seguimos trabalhando fortemente para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo”, acrescenta.

Para chegar à estação PUC-Cardoso de Almeida, a tuneladora já avançou por 4.573 m e permitiu a instalação de aproximadamente 2.150 aduelas.

A máquina deve abranger ainda mais 5 estações até o destino final, na futura estação São Joaquim.

No total, a Linha 6-Laranja de metrô já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul. Estão sendo realizadas atividades em 15 estações, no Pátio Morro Grande e em 18 poços de VSE.

Ao todo, já são 9 estações com as escavações finalizadas e 2,2 km de túneis construídos em método convencional (NATM).

Ramal – A Linha Universidade – que vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade – deve transportar mais de 630 mil passageiros por dia.

Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos.

Maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, o projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo conta com investimento de mais de R$ 18 bilhões.

Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E