Assessoria de Imprensa
31/01/2024 16h29 | Atualizada em 05/02/2024 11h58
O projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, sob a liderança da concessionária Linha Uni e da construtora Acciona, vem ganhando forma no subterrâneo paulista.
A tuneladora Maria Leopoldina chegou ontem (31) à Estação PUC-Cardoso de Almeida, a sua 5ª estação. Com isso, já são 7 estações conectadas da Linha 6.
O shield, cujo diâmetro é de 10,61 m e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação PUC-Cardoso de Almeida com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja, prosseguindo o trajeto
...O projeto da Linha 6-Laranja de metrô, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina, sob a liderança da concessionária Linha Uni e da construtora Acciona, vem ganhando forma no subterrâneo paulista.
A tuneladora Maria Leopoldina chegou ontem (31) à Estação PUC-Cardoso de Almeida, a sua 5ª estação. Com isso, já são 7 estações conectadas da Linha 6.
O shield, cujo diâmetro é de 10,61 m e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação PUC-Cardoso de Almeida com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja, prosseguindo o trajeto pelo trecho sul até o próximo ponto, na Estação FAAP-Pacaembu.
Para a operação do equipamento e apoio são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho.
A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
“Com a chegada da tuneladora na Estação PUC atingimos a metade das escavações no sentido sul, o que constitui um avanço bastante significativo na direção da Estação São Joaquim”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
“Seguimos trabalhando fortemente para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo”, acrescenta.
Para chegar à estação PUC-Cardoso de Almeida, a tuneladora já avançou por 4.573 m e permitiu a instalação de aproximadamente 2.150 aduelas.
A máquina deve abranger ainda mais 5 estações até o destino final, na futura estação São Joaquim.
No total, a Linha 6-Laranja de metrô já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul. Estão sendo realizadas atividades em 15 estações, no Pátio Morro Grande e em 18 poços de VSE.
Ao todo, já são 9 estações com as escavações finalizadas e 2,2 km de túneis construídos em método convencional (NATM).
Ramal – A Linha Universidade – que vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade – deve transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos.
Maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, o projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo conta com investimento de mais de R$ 18 bilhões.
Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade