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Três shields atuarão em obra do metrô de São Paulo

Os equipamentos serão utilizados na extensão da Linha 5-Lilás

O Estado de S.Paulo

16/01/2013 10h07 | Atualizada em 17/01/2013 15h46

Pela 1ª vez, São Paulo terá três tatuzões (shields) operando de forma simultânea na construção de túneis e expansão da rede metroviária. Os equipamentos irão trabalhar nas obras da Linha 5-Lilás que está sendo estendida da estação Santo Amaro até a Chácara Klabin.

De acordo com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, um dos equipamentos tem diâmetro de 10,5 metros, altura equivalente a um prédio de três andares que será utilizado para fazer o túnel, dividido por trilhos dos dois sentidos da linha.

Os outros dois shields medem 6,9 metros e serão usados em trechos em que cada um dos trilhos precisará de um túnel próprio.

De acordo com Peter Walker, presidente do metrô, o equipamento maior já está na capital e deve

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Pela 1ª vez, São Paulo terá três tatuzões (shields) operando de forma simultânea na construção de túneis e expansão da rede metroviária. Os equipamentos irão trabalhar nas obras da Linha 5-Lilás que está sendo estendida da estação Santo Amaro até a Chácara Klabin.

De acordo com Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, um dos equipamentos tem diâmetro de 10,5 metros, altura equivalente a um prédio de três andares que será utilizado para fazer o túnel, dividido por trilhos dos dois sentidos da linha.

Os outros dois shields medem 6,9 metros e serão usados em trechos em que cada um dos trilhos precisará de um túnel próprio.

De acordo com Peter Walker, presidente do metrô, o equipamento maior já está na capital e deve começar a operar até julho, os demais estão sendo construídos na Alemanha e o primeiro deles desembarcará no Porto de Santos até o fim do mês.

 

 

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