Assessoria de Imprensa
23/05/2022 08h03 | Atualizada em 23/05/2022 16h11
A mina de ferro Noamundi da Tata Steel em Jharkhand, na Índia, alcançou avanços significativos em carga e transporte a partir do desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua com suporte das desenvolvedoras Immersive Technologies e Vareli Tecnac (VTPL).
O objetivo do projeto foi traçado com base em análise de dados do Sistema de Gerenciamento de Frotas (FMS, em inglês) da Wenco, que identificou tendências operacionais ligadas a comportamentos específicos dos operadores.
A análise também mostrou variabilidade na forma como os operadores executavam tarefas, especialmente em relação a fatores como cuidados com as máquinas
...A mina de ferro Noamundi da Tata Steel em Jharkhand, na Índia, alcançou avanços significativos em carga e transporte a partir do desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua com suporte das desenvolvedoras Immersive Technologies e Vareli Tecnac (VTPL).
O objetivo do projeto foi traçado com base em análise de dados do Sistema de Gerenciamento de Frotas (FMS, em inglês) da Wenco, que identificou tendências operacionais ligadas a comportamentos específicos dos operadores.
A análise também mostrou variabilidade na forma como os operadores executavam tarefas, especialmente em relação a fatores como cuidados com as máquinas, produtividade e eficiência de combustível.
Para reduzir a oscilação de desempenho, foi realizado um programa de qualificação da mão-de-obra no centro de treinamento da Tata, na mina de ferro Joda East.
Com suporte da VTPL, o treinamento com simulador foi conduzido por um instrutor integrado da Immersive Technologies utilizando o caminhão Komatsu HD785-7 e a escavadeira Hitachi EX1200-5D.
Para aferir a eficácia da solução, os dados da mineração foram medidos antes e depois do treinamento, revelando melhorias na operação real com a escavadeira de 40% no tempo médio de carregamento, com economia estimada de 5 l de Diesel de Alta Velocidade (HSD) por ciclo de carregamento.
Os resultados do simulador apontaram melhoria no tempo médio em carregamento por caminhão (2%), escavação (6%), fator de enchimento (7%) e, no melhor resultado, competência geral do operador (57%).
“Com o caminhão OTR Komatsu HD785-7 os resultados reais na mina revelaram 4% de melhoria no consumo de combustível, com resultados do simulador apontando melhoria de 79% nos comportamentos de eficiência de combustível do operador”, relata a empresa.
Conheça mais sobre a Tata Steel e o treinamento com simuladores no vídeo abaixo.
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade