Construção
Assessoria de Imprensa
22/07/2015 08h15 | Atualizada em 29/07/2015 12h31
A Libra Logística, unidade de negócios do Grupo Libra, considerada uma das maiores operadoras portuárias e de Comércio Exterior do Brasil, está iniciando sua operação de transporte de contêineres por modal ferroviário em parceria com a MRS.
O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender todos os tipos de cargas.
Em junho, a MRS iniciou um serviço inédito de transporte de contêineres por ferrovia entre as duas margens do porto de Santos (Santos e Guarujá). Antes, o procedimento era realizado por caminhões.
Geralmente, explica Daniel Brugioni, diretor geral da Libra Logística, os contêineres desembarcam do navio em um determinado
...A Libra Logística, unidade de negócios do Grupo Libra, considerada uma das maiores operadoras portuárias e de Comércio Exterior do Brasil, está iniciando sua operação de transporte de contêineres por modal ferroviário em parceria com a MRS.
O serviço logístico será realizado pela Libra Logística Valongo (Teval), unidade multimodal da Libra Logística preparada para atender todos os tipos de cargas.
Em junho, a MRS iniciou um serviço inédito de transporte de contêineres por ferrovia entre as duas margens do porto de Santos (Santos e Guarujá). Antes, o procedimento era realizado por caminhões.
Geralmente, explica Daniel Brugioni, diretor geral da Libra Logística, os contêineres desembarcam do navio em um determinado terminal, mas sua carga é desembaraçada em outro.
“Isso também acontece na mão inversa, quando o contêiner é embalado em um local e levado a outro para ser embarcado no navio. É exatamente nesse ponto que o Teval servirá como um elo entre as partes, realizando a transferência das cargas entre outros terminais portuários, conhecido como percurso porta a porta”, diz Brugioni.
A empresa está no início da operação, mas já realizou três viagens, com aproximadamente o transporte de 132 TEUs (contêineres de 20 pés) e com potencial para aumentar esse volume.
De acordo com o executivo, o serviço via ferrovia é extremamente eficiente, pois torna o processo mais ágil e com redução de custos. "Somos um operador logístico e o nosso compromisso é entregar a carga no prazo estipulado. A transferência dos serviços para o modal ferroviário torna-se importante porque atualmente o trânsito entre as duas margens do Porto de Santos (Santos e Guarujá) tem encontrado a dificuldade de fluxo e lentidão”, comenta. “Além disso, a opção pelo trem fica 12% mais barata que o caminhão e é ambientalmente mais sustentável”, conclui Brugioni.
O Teval, que possui 145 mil m², com 115 mil m² de pátio e 6 mil m² de área coberta, está localizado estrategicamente na entrada do Porto de Santos e conta com 800 metros de ramal ferroviário. Atualmente, dos 3 mil contêineres que o Teval opera por mês, 700 são destinados ao Guarujá. A capacidade para transporte ferroviário do Teval entre Santos e Guarujá representa mais que o dobro desse volume.
03 de junho 2019
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