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Transformação na experiência do usuário redefine indústria de equipamentos de construção

Komatsu implementa soluções digitais avançadas para aprimorar serviços e atendimento aos clientes

Assessoria de Imprensa

30/08/2024 07h20 | Atualizada em 02/09/2024 12h05

A indústria de equipamentos de construção está passando por uma significativa evolução digital, com foco intensivo no aprimoramento da experiência do usuário (UX) em todas as etapas do ciclo de vida dos equipamentos.

Neste cenário de mudança, a Komatsu, empresa global do setor, está implementando estratégias diferenciadas para elevar o padrão de serviço e suporte oferecidos aos clientes.

No centro dessa transformação está o projeto de Criação de Modelos de Negócio da Komatsu, que visa digitalizar e centralizar dados operacionais em um Data Lake – repositório centraliza

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A indústria de equipamentos de construção está passando por uma significativa evolução digital, com foco intensivo no aprimoramento da experiência do usuário (UX) em todas as etapas do ciclo de vida dos equipamentos.

Neste cenário de mudança, a Komatsu, empresa global do setor, está implementando estratégias diferenciadas para elevar o padrão de serviço e suporte oferecidos aos clientes.

No centro dessa transformação está o projeto de Criação de Modelos de Negócio da Komatsu, que visa digitalizar e centralizar dados operacionais em um Data Lake – repositório centralizado que permite armazenar grandes volumes de dados estruturados e não estruturados em seu formato bruto –, permitindo análises mais precisas e alimentando um funil de vendas CRM dinâmico.

Este sistema gera leads estratégicos – oportunidades de negócio qualificadas baseadas em dados concretos de uso e desempenho dos equipamentos –, possibilitando um suporte proativo que vai além da assistência técnica tradicional, enquanto a integração de inteligência artificial e machine learning nas operações cria um ambiente operacional mais eficiente e adaptável.

Na prática, essa abordagem se traduz em benefícios para os usuários, explica afirma Elthon Isejima, gerente de Serviços da Komatsu.

Por exemplo, nos modelos de escavadeiras Komatsu PC210-10M0, PC210LC-10M0, PC130LC-10M0 e PC500LC-10M0 possuem um sensor de obstrução do filtro hidráulico e válvula by-pass.

Quando este sensor detecta a obstrução do filtro, é gerado um código de erro no sistema de monitoramento Komtrax e um lead também é gerado para a equipe de assistência técnica para contato com os clientes.

Se a máquina continuar trabalhando por um longo período nessas condições, o óleo hidráulico pode não ser filtrado devidamente e um desgaste generalizado pode ocorrer em todos os componentes hidráulicos da máquina.

“Em média quatro máquinas por mês apresentam esta condição e, além disso, possíveis falhas no sistema hidráulico da máquina podem ser evitados por meio deste monitoramento e suporte proativo’, diz Isejima.

Esses casos ilustram como a transformação digital está impactando diretamente a produtividade e reduzindo custos operacionais para os clientes.

"Nosso objetivo é antecipar as necessidades dos clientes e otimizar processos internos, resultando em resoluções mais rápidas e eficazes", afirma o gerente de Serviços da Komatsu.

"A transformação digital está redefinindo os padrões de serviço e suporte em nossa indústria e, ao integrar tecnologias avançadas com uma cultura de melhoria contínua, estamos não apenas antecipando as necessidades do mercado, mas também superando as expectativas dos clientes".

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