Assessoria de Imprensa
23/10/2023 12h31
Na autoestrada A 43, nas proximidades de Münster, uma barreira de proteção de concreto in-situ separará as pistas de rodagem de ambos os sentidos de deslocamento.
O desempenho e a durabilidade fazem dessas estruturas o sistema preferido para retenção de veículos e proteção passiva dos usuários, particularmente em trechos onde trafegam cargas pesadas.
Utilizando uma pavimentadora SP 25i, o perfil monolítico foi pavimentado com o método de moldes deslizantes.
E, graças ao sistema de comando automático AutoPilot 2.0, a equipe da VSB infra não precisou de um fio-guia para comandar a máquina.
...Na autoestrada A 43, nas proximidades de Münster, uma barreira de proteção de concreto in-situ separará as pistas de rodagem de ambos os sentidos de deslocamento.
O desempenho e a durabilidade fazem dessas estruturas o sistema preferido para retenção de veículos e proteção passiva dos usuários, particularmente em trechos onde trafegam cargas pesadas.
Utilizando uma pavimentadora SP 25i, o perfil monolítico foi pavimentado com o método de moldes deslizantes.
E, graças ao sistema de comando automático AutoPilot 2.0, a equipe da VSB infra não precisou de um fio-guia para comandar a máquina.
Usado para obter um controle preciso sem fio-guia, o sistema de comando 3D desenvolvido pela Wirtgen consiste em um computador de comando integrado à máquina, uma estação-base e um tablet.
Assim, a montagem e a desmontagem do fio-guia, como é comum em máquinas convencionais, são completamente eliminadas – juntamente o tempo e os custos associados.
Em vez disso, a máquina se move com o auxílio de satélites ao longo de um fio-guia virtual.
Assim, todo o processo de trabalho se torna mais rápido, mais eficaz e, portanto, mais econômico, garante a fabricante.
Além disso, a pavimentação de geometrias complexas, como raios estreitos ou curvas em S, é significativamente simplificada.
“Estamos usando o AutoPilot desde que ele foi lançado no mercado”, ressalta Kay Petersen, gerente administrativo da VSB infra.
“Sempre que possível, nós usamos o sistema em ambas as máquinas, pois o tempo poupado é realmente considerável”, explica.
Para gerar o modelo de dados digitais, os pontos relevantes no canteiro de obras são registrados por meio do Field Rover e combinados no tablet para formar um fio-guia virtual.
Não é mais necessária a presença de um topógrafo no canteiro de obras.
Em seguida, o AutoPilot assume o controle da pavimentadora de concreto, que se move com precisão ao longo da rota previamente definida.
Por meio de um sensor ultrassônico, a sub-base existente é escaneada e usada como referência de altura no sistema de comando da máquina.
Além disso, as medições do perfil pavimentado são feitas com Field Rover em um tempo muito curto e com bastante precisão.
“Com o Field Rover, posso fazer uma medição de controle da pavimentação diretamente atrás da máquina”, resume o chefe da obra, Maike Teuwsen.
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